Uespi Lança Edital para Seleção de Tutores Presencial e a Distância com Vaga para Buriti dos Lopes

Publicado por Gildazio em 25 janeiro 2024

     A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), divulga o Edital nº 007/2023 do processo seletivo para tutores presenciais e tutores a distância, de formação superior, da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

     Os cursos disponibilizados são de graduação – Licenciaturas em História, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática e Pedagogia; e de pós-graduação – Especialização em Língua Portuguesa e Ensino de Matemática no Ensino Médio.

     As vagas são destinadas à formação de cadastro de reserva e os candidatos devem realizar as inscrições gratuitas e on-line no site do NEAD-UESPI, das 9h de 30 de janeiro às 23h59 de 21 de fevereiro. O valor da bolsa, sem vínculo empregatício, é de R$ 1.100.

     O tutor tem a função de mediar o contato entre alunos e professores, papel fundamental na educação a distância (EAD), na qual acompanha a aprendizagem dos discentes durante todo o curso, como explica a diretora-geral do NEAD-UESPI, Profª. Márcia Percília Moura.

     “Os bolsistas vão desempenhar também uma função pedagógica e intelectual, que envolve elaborar atividades, incentivar a pesquisa, fazer perguntas, avaliar respostas, relacionar comentários, coordenar discussões, sintetizar os pontos necessários e desenvolver o clima intelectual do curso. Assim, encorajam os alunos a construírem o conhecimento”, afirma.

     A diretora-adjunta do NEAD-UESPI, Profª. Waldirene Alves Lopes, ressalta que o edital está aberto à comunidade acadêmica, mas exige um perfil de formação mínimo para cada um dos cursos ofertados. A professora aponta ainda as diferenças existentes entre os processos presenciais e a distância.

     “De forma geral, o trabalho do tutor presencial vai se manifestar dentro do polo no qual as turmas funcionam. Ele estará em contato direto com os estudantes alocados naquela região. Quanto ao tutor a distância, este também vai acompanhar a vida acadêmica dos alunos durante os cursos, mas principalmente pela plataforma on-line”, esclarece.

     Conforme o edital, o período de prestação de serviço ou dependerá da vigência do convênio do curso ao qual o bolsista estiver vinculado ou poderá ocorrer por tempo inferior a este prazo. A validade do processo seletivo será de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, e pode ser prorrogada por igual período.

Confira o passo a passo da inscrição:

1. Acesse o site https://neadseletivos.uespi.br/ e clique no menu Seleções;

2. Cadastre-se no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTOR PRESENCIAL E A DISTÂNCIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E/OU PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA;

3. Preencha devidamente os campos da ficha de inscrição on-line;

4. Digitalize e insira a documentação exigida no edital em formato PDF (arquivo único).

 

Fonte: NEAD/UESPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos