SINDICATO E BANCO DO NORDESTE REALIZAM REUNIÃO EM BURITI DOS LOPES

Publicado por Gildazio em 18 julho 2019

   Na manhã desta quinta-feira (18), na sede do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais e Agricultores (as) Familiares de Buriti dos Lopes foi realizada uma reunião para debater assuntos de grande importância para agricultores buritienses.

   Sendo o Sindicato e o Banco do Nordeste os realizadores da reunião tendo  o apoio da Coordenação Regional da FETAG-Pi,  foi debatido assuntos de grandes relevâncias para os agricultores buritienses como:  

.Articulação e orientações sobre os tramites de regulamentação e emissão de Declaração de Baixo Impacto Ambiental-DBIA

.Orientações de renegociações de dívidas rurais, bem como orientações sobre desbloqueios das Declarações de Aptidão ao Pronaf-DAP.

   Estiveram presentes na reunião diretores do sindicato, delegados sindicais,  membros do conselho fiscal do referido sindicato,   gerente de negócio do Banco do Nordeste  Agência Parnaíba Sr. David Higino, Secretária Municipal de Meio Ambiente Sra. Alane Maria que  na ocasião estava acompanhada de seu assessor Sr. Bernardo Ribeiro, Sr. Murilo que representava a  Agência de Defesa  Agropecuária-ADAP e o Secretario de Agricultura do município de Cocal Sr. Alexandre Almeida.

   Na ocasião foram convidados o Prefeito do Município, Secretario Municipal de Agricultura, vereadores e representante da EMATER, porém os citados não compareceram. (Exceto a vereadora Jaqueline Brito que antecipadamente justificou que não seria possível o seu comparecimento)

   O Coordenador Regional da FETAG conduziu os trabalhos e disse que seria de grande importância se todos os convidados estivessem presentes para enriquecer as discussões em prol dos agricultores.

   Em sua fala o gerente de negócio do Banco do Nordeste apresentou dados referentes aos créditos rural aplicado no município nos últimos 03 anos, onde foi observado uma queda nos valores das aplicações devido os agricultores terem dificuldades ao acesso aos créditos devido a necessidade da Declaração de Baixo Impacto Ambiental que é obrigatório para diversos agricultores devido Buriti dos Lopes está inserido em uma área de proteção ambiental da Serra de Ibiapaba.

   O Secretario de  Agricultura da cidade de Cocal falou  da importância da lei nº  6.938/81  que através desta  as prefeituras  emitem as Declarações de Baixo Impacto Ambiental, o secretario falou ainda  que em Cocal essas emissões já acontecem  onde destacou a importância desta declaração  para os agricultores que queiram investir em atividades que necessitam dessa declaração.

   Em sua fala o Sr. Bernardo Ribeiro assessor da Secretária de Meio Ambiente disse que já esteve conversando com o prefeito do município, e que as providências para a disponibilização deste serviço já está sendo providenciadas e que em um futuro bem próximo os agricultores terão acesso a Declaração de Baixo Impacto Ambiental e  falou ainda que irá provocar com o gestor municipal e o poder legislativo uma reunião para debater sobre o Fundo de Aval que é outra política pública de grande importância para o agricultor buritiense bem como para o desenvolvimento do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos