Elisângela Moura é a primeira Agricultora Familiar empossada como deputada Estadual no Piauí!

Publicado por Gildazio em 18 junho 2019

 

   A Assembleia Legislativa do Piauí- ALEPI realizou nesta segunda-feira (17 de junho), a solenidade de posse de Elisângela Moura para Deputada Estadual. O evento contou com a presença de várias lideranças sindicais e políticas do Estado, onde teve como marco na história, a chegada da primeira agricultora familiar como deputada estadual no Parlamento Piauiense.

   Elisângela Moura é a maior liderança sindical rural do estado, chegou ao legislativo após conquistar 20.997 votos em 219 municípios piauienses, nas eleições de outubro do ano passado. Chegar esse momento é um motivo de grande satisfação, para os agricultores/as familiares do Piauí, mas também ao PC do B, partido de sua base política. 

   Empossada como deputada estadual, Elisângela Moura (PCdoB) citou as prioridades do seu mandato: “A partir de hoje junto aos demais parlamentares, vamos nos somar e trabalhar em prol dos nossos trabalhadores (as) rurais, principalmente aqueles mais necessitados, como o fortalecimento da agricultura familiar, acesso a terra, a regularização fundiária e é claro, vamos debater a violência contra mulher principalmente no campo que é uma violência visível e que nós precisamos pautar justamente com os demais deputados, enfim, agradecer a todos/as que contribuíram com esta conquista e dizer que estamos aqui para somar e fortalecer o Piauí priorizando a nossa base e toda população piauiense”, frisou a deputada. 

BREVE HISTÓRICO:

   Elisângela Maria dos Santos Moura, nascida no dia 24 de abril de 1976, é agricultora familiar e sindicalista. Sua trajetória como sindicalista começou muito cedo, quando tinha 16 anos de idade se filiou no ano 1994 no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monsenhor Gil.
E em 1993 filou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se identificando com a ideologia comunista e a partir daí, vem lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.

   Em 1997 iniciou sua trajetória no movimento sindical de trabalhadores/as rurais como secretária geral do STTR de Monsenhor Gil.
   Em 2004 foi eleita presidente do sindicato de Monsenhor Gil, foi suplente da diretoria da FETAG e em seguida foi membra do conselho fiscal da mesma, após um árduo trabalho a frente do Sindicato foi reconhecida pelo conjunto do movimento sindical e após dois anos de mandato, foi convidada a fazer parte da diretoria executiva da FETAG ,onde foi eleita para o cargo de Secretária de Finanças e Administração, sendo a primeira mulher a assumir este cargo, no ano de 2006. Permanecendo por dois mandatos até o ano de 2014.

  Seu trabalho a frente da secretaria dinamizou e estruturou a FETAG-PI, e em reconhecimento ao seu trabalho e sua luta e dedicação ao MSTTR foi eleita no dia 07 de fevereiro de 2014 para um mandato de 04 anos, como presidenta da FETAG, sendo a primeira mulher a assumir esse cargo após 44 anos de fundação da entidade. No dia 02 de fevereiro de 2018 foi reeleita presidente da Federação. Disputou o pleito de 2018, conseguindo 20.997 votos e chegando a sexta suplência. Com a chegada de Elisângela à Assembleia Legislativa, o PCdoB retorna ao parlamento estadual, depois de 06 anos. A comunista também faz história ao assumir o mandato, como a primeira agricultora familiar no Piauí a ser Deputada Estadual.

Fonte: FETAG-PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos