SEMANA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ABACC/GEPA.

Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 09 maio 2018

          A Academia Buritiense de Artes, Ciência e Cultura – ABACC, através do Grupo de Educação Patrimonial – GEPA, realizaram nos últimos 09 dias de Abril, um conjunto de ações voltadas para o Patrimônio Cultural Material e Imaterial da cidade de Buriti dos Lopes.



          Buriti dos Lopes vivi um limiar de ações em direção à Educação Patrimonial, identificação e preservação do seu Patrimônio Cultural que a põe numa condição primordial quanto ao reconhecimento da Cultura e do Patrimônio como elementos de desenvolvimento regional com a participação efetiva da comunidade.

          Na dianteira destas ações estão ABACC e GEPA Buriti dos Lopes juntamente com o trabalho voluntário da Professora Elaine Ignacio, doutoranda na Universidade de Extremadura – Cáceres – Espanha e Historia na Universidade Federal de Santa Maria – RS – Brasil. GEPA Buriti dos Lopes é um grupo operacional do EPA – Educação Patrimonial, fundado pela Professora Elaine em 2012 na UFPI, coordenado por ela e composto por uma equipe de arqueólogos e pesquisadores da ABACC, o Grupo de Prospecção de Buriti dos Lopes, que com a sua orientação está trabalhando para identificar, mapear e registrar os sítios arqueológicos históricos e pré-históricos de Buriti dos Lopes e cidade circunvizinhas, desmembradas de Buriti dos Lopes em 1997.

          Entre os dias 20 e 29 de Abril, desenvolveu-se a Semana de Educação Patrimonial. Vários projetos com o objetivo de gerar um coletivo de atividades onde o Patrimônio de Buriti dos Lopes e seu pertencimento fosse o foco principal.

          A Comissão de Organização foi composta pelos coordenadores: Profa. Ms. Elaine Ignácio, Prof. Francisco Gildazio da Silva. Prof. Ms. Mauro Junior Rodrigues Sousa, Prof. Francisco dos Santos Carvalho Junior, Prof. Erasmo Marcio Falcão, e Prof. Henrique da Silva Soares. Com a equipe de colaboradores: Prof. Max Ronny do Nascimento Marques (Parnaíba), Prof. Wellison José dos Santos (Buriti dos Lopes), Prof. Jordan Silva Dourado (Buriti dos Lopes), Prof. Diretor Marcio Cardoso (CETI Dep. Francisca Trindade), Diretora Maria do Rosário (EM Maria Tereza de Jesus Castro Teles), Secretário de Educação Fernando Liberato, Profa. Radialista Nilda Galeno, Lara Nicole Alves Soares Galeno, Cauã Alves Soares Galeno. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes através das Secretarias de Cultura e Educação.

levantamento imagético das Cafezeiras.

Curso de Design: o patrimônio sendo utilizado como ferramenta de ressignificação do espaço.

Reunião com as Cafezeiras.

Curso de Capacitação dos Professores Patrimônio material e Imaterial de Buriti dos Lopes: Como trabalhar em sala de aula?

Projeto EPA: a educação e o direito à memória, ministrada pela Professora Ms. Elaine Ignacio.

Sítios Arqueológicos com Vestígios de Arte Rupestre, ministrado pelo professor Henrique Soares.

Reprodução dos Registros Rupestres e Outros Registros como Recurso Pedagógico na Educação Patrimonial em Sala de aula, ministrado pelo Prof. Ms. Arqueólogo Mauro Júnior Rodrigues Sousa.

Paisagens Buritienses – Interlocuções Entre Memória e Meio Ambiente na Educação Escolar, ministrado pelo Prof. Arqueólogo Francisco dos Santos Carvalho Junior.

Elaboração do catálogo: Patrimônio Cultural Material e Imaterial, potencialidades históricas e arqueológicas de Buriti dos Lopes.

 

Criação de um HQ sobre Educação Patrimonial.

Registros fotográficos das fachadas históricas.

Portaria de pesquisa arqueológica junto ao IPHAN.

Aula de Educação Patrimonial para alunos do 2º ano fundamental.

 

I Jornada de Educação Patrimonial: Desenvolvimento regional em harmonia com o Patrimônio e participação efetiva da Comunidade.

 

6 Replies para “SEMANA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ABACC/GEPA.”

  1. Avatar Lisbela Correia Soares disse:

    acompanho o trabalho da professora Elaine Ignácio desde 2012 e sei de sua competência e dedicação. Tenho certeza que o projeto que está sendo desenvolvido em Buriti dos Lopes terá um grande futuro, pois competência dos que integram o GEPA não falta. Parabéns!!!

  2. Avatar Fabrício disse:

    Foi maravilhoso compartilhar estes momentos especiais ao lado desta super equipe, não foi um trabalho de uma unidade FOI UMA EQUIPE! Parabéns EPA 2018!

  3. Avatar Wellington Souza disse:

    Excelente trabalho sob a coordenação da Professora Ms. Elaine Ignácio. Uma profissional que não mede esforços para compartilhar o seu conhecimento com os que têm interesse em aprender e desbravar uma área tão importante na nossa história. Uma riqueza de conhecimentos constantes no dia a dia…
    Parabéns!!!

  4. Avatar Milena Reis disse:

    Parabéns, profa. Elaine. Parabéns pelo trabalho desenvolvido com seus alunos em prol da educação patrimonial e a todos os envolvidos nesse belo trabalho. Que muitos outros frutos venham. Sucesso!

  5. Avatar Eduardo Campos Rocha disse:

    O re-conhecimento é uma ferramenta poderosa de libertação de um povo. Educação há muito deixou de ser uma solução para os males do Brasil. Ela, a educação, é “A” solução. Que o povo seja seu libertador. Eduquem-se, em tudo! Parabéns a equipe de professores.

  6. Avatar Caubi Castelo Branco disse:

    Essa ABACC realmente faz a coisa acontecer no meio artístico, cultural e histórico do Município de Buriti dos Lopes, sendo louvável sua atuação como ente que se preocupa com a preservação do patrimônio cultural de nossa gente e do nosso município. PARABÉNS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos