INTERVENÇÃO (meia-sola) NO RIO DE JANEIRO

Publicado por Gildazio em 03 março 2018

     O ano de 2018 marca a historia do Brasil de forma inigualável já nos seus primeiros meses. Pela primeira vez após a redemocratização ocorrida com a Constituição Federal de 1998, o presidente da República lança mão do instituto da Intervenção Federal, decretando-a no Estado do Rio de Janeiro.

     Mas o que significa isso?!

     De acordo com a nossa Carta Magna, o Presidente da República pode agir de ofício (Intervenção espontânea) para preservar a integridade nacional, repelir invasão estrangeira, pôr termo a grave comprometimento da ordem pública ou reorganizar as finanças das demais unidades da federação.

    E por que o Rio de Janeiro?!

     O Rio de Janeiro é o símbolo maior da grave crise na Segurança Pública brasileira. Embora outros estados tenham índices até maiores de homicídios por cada 100 mil habitantes, o Rio, por diversas razoes, dentre as quais o fato de ser o  cartão postal mais famoso de nosso país, tornou-se referencia quando se fala em criminalidade, tráfico de drogas, corrupção policial, etc. E, nos últimos meses, teve ainda ex-prefeito e ex-governador trancafiados em presídios comuns, trazendo ao conhecimento público um emaranhado sujeiras que estavam sob os braços do Cristo Redentor, ofuscadas pela beleza carioca.

     E, diante dessa situação que supera qualquer pensamento otimista, o Presidente Michel Temer resolveu intervir e o Governo Federal, até dezembro de 2018, estará no controle da Segurança Pública.

     Sinceramente, muito embora haja críticas e alguns apontam essa medida como algo meramente político, mas já estava mais do que na hora de uma ação como esta ser tomada! Estive varias vezes no Rio e tenho muitos amigos nesse estado maravilhoso que se ressentem da falta de segurança. Embora não seja um luxo só do Rio, mas o estado sofre com a proliferação do tráfico e com ausência do estado sobretudo nas comunidades mais carentes, potencializando o poder do tráfico de drogas e outros crimes, já tendo sido, inclusive, tema de uma filme!

     Porém, não vejo que o problema do Rio de Janeiro esteja exclusivamente nos órgãos de segurança, como algo isolado, como se fossem a causa e o efeito do problema. Essa intervenção, ao meu ver, deveria ser total, abarcando, sobretudo, o poder de reorganizar as finanças, uma vez que o governo do estado não conseguiu sequer pôr em dia os salários dos funcionários públicos!

     Eis a preocupação que me ocorre: sendo essa intervenção unicamente na área da segurança publica, será que é suficiente para pôr ordem e resgatar, de fato, a ordem nesse lindo estado brasileiro?!

Imagem: Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos