Abandono da Educação e Perseguição aos Professores no Município de Buriti dos Lopes

Publicado por Gildazio em 14 julho 2016

     Tendo sido procurado por diversos Professores da Rede Municipal de Ensino, solicitando que fosse dada publicidade para as condições de abandono em que se encontra a Educação Municipal em Buriti dos Lopes/PI, em especial à perseguição e humilhação que a Administração Municipal submete aos Nobres Professores.

     Lembramos que Professor é o profissional que merece todo respeito e consideração do mundo, pois não existe um único cristão nesta terra que não tenha passado pelas mãos de um Professor. Portanto digo: não se faz melhoria no ensino sem promover capacitação continuada e remuneração digna para o Professor, não se prepara um bom aluno e não se promove educação de jovens sem um Professor preparado e bem remunerado. Em suma o Professor é ferramenta que molda o caminho da humanidade, é o Sol de mais intenso brilho na sociedade.

     Lei nº 11.738/2008, Art. 2o  O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de “R$ 2.135,64 (dois mil e cento e trinta e cinco reais e sessenta e quatro centavos)” mensais, ano de 2016, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (grifo nosso).

§ 1o  O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.

§ 4o  Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

Duração total da jornada

Interação com estudantes

Atividades extraclasse

40 horas semanais

No máximo 2/3 da jornada (26,66)

No mínimo 1/3 da jornada (13,33)

     Como se vê no quadro acima, os professores estão obrigados a cumprir no máximo 26 horas e 40 minutos nas salas de aula e 13 horas e 20 minutos para atividades extraclasse, até mesmo utilizando sua própria residência.

        Se a Administração Municipal tem que monitorar esses horários pedagógicos, que monitore, contudo não pode prender os Professores em sala de aula. Sendo assim, o Gestor Municipal não pode obrigar o Professor ao cumprimento de mais de 26 h e 40 min, em sala de aula, sem a devida complementação salarial. Fazendo isto, o Gestor estará a praticar improbidade administrativa, por não cumprimento da Lei nº 11.738/2008. (PRICÍPIO DA LEGALIDADE).

         Se o Gestor Municipal deixa de remunerar corretamente o Professor, para desviar os recursos para outra finalidade, como inchar as dependências das escolas como cabides de emprego, com funcionários “não Professores”, com o único objetivo eleitoreiro, como já descrito nas matérias anteriores, ver-se-á que este Gestor não tem nenhum compromisso com a Educação, apenas deseja se perpetuar no Poder em detrimento da Educação do Povo.

     Queixam-se muitos Professores da Rede Municipal de Ensino, por estarem obrigados a trabalhar 32 h nas salas de aula ao invés das 26 h legais. Sabe-se que a eficiência de um Professor é medida pela aprendizagem de seus alunos e não por uma carga excessiva de trabalho sem remuneração. Coagir Professor é o caminho inverso da Educação, desmotiva o Mestre e faz com que a carreia do magistério não seja ambicionada por outros jovens.

           Na famigerada “Cartilha 22” o então candidato Bernildo Val prometia: 1) Criar bibliotecas;  2)  Oferecer merenda escolar de qualidade; 3) Criar espaços adequados para a prática da educação física e esportiva, oferecendo diversas modalidades de esporte.

E hoje com o Prefeito Bernildo Val vê-se as promessas não cumpridas:

> Resp. 1 = Não criou nenhuma biblioteca;

> Resp. 2 = Só compra embutidos, enlatados, conservas e até “pirulito”, todos de qualidade duvidosa, com armazenamento e transporte inadequado,  alimentação nada recomendável aos alunos, e no final a merenda termina sendo só bolacha seca;

> Resp. 3 = Não se vê um estudante praticando natação, ballet, voleibol, capoeira ou treinando atletismo, como mostram as gravuras da tal cartilha, o que ainda existem, e bem, são entidades privadas, extracurriculares, que oferecem esportes sem ajuda da Gestão Municipal, haja vista até a falta de apoio para a reconhecida atleta Ana Célia Amorim.

     Prefeito seja um bom Gestor, trate corretamente os Professores, como o Governo Estadual já vem fazendo, não os obrigue, mediante coação, ao cumprimento de carga de trabalho excessiva e não remunerada. Reponha as gratificações que foram cortadas. Em suma, trate dignamente os Heróis Professores, siga o exemplo da Rede Estadual de Estado.

     Também recomendo a Vossa Senhoria se inteirar do Relatório do PARECER CNE/CEB Nº 18/2012.

     Esta é mais uma contribuição para alertar a população buritiense do que acontece no seio desta desastrada administração municipal. Governo para uma minoria privilegiada em detrimento de todo o povo buritiense.

     Ainda temos muito que falar da “Cartilha”; das Obras e seus vícios; da Saúde, ou melhor da falta dela, que tanto maltrata o Povo que mais necessita de assistência.

     Agradeço a todos aqueles que de certa forma colaboram com a formatação das matérias.

 

Hermann Duarte Castelo Branco Diniz

Eleitor e cidadão buritiense.

16 Replies para “Abandono da Educação e Perseguição aos Professores no Município de Buriti dos Lopes”

  1. Avatar Antônio José disse:

    Tá certo seu prefeito esses professores ganham muito e tem que trabalhar muito também.

  2. Avatar Francivan Amaral de Oliveira disse:

    Os professores perseguidos são aqueles que tem 120 horas ? ou aqueles que abandonam a sala de aula para se candidatar antes mesmo da data prevista em Lei? Quem são os perseguidos ?

  3. Avatar Ana Carolina disse:

    Professores ganham bem? Que comentário infeliz. Vá p uma sala de aula com alunos que não querem nada na vida,vá chegar de uma escola e preparar aula,va trabalhar sábado letivo q vc vai saber se professor ganha bem.

  4. Avatar Ana Kamila disse:

    seria legal se os interesses pessoais e políticos não tivessem acima de toda essa preocupação q o cidadão demonstra kkkkkkk

  5. Avatar chico meleleti disse:

    que pena seu Francivan mas seu conhecimento é muito miúdo pra não dizer pequeno estamos falando de direitos. Parabéns Hermann por mais um texto brilhante. digo não a reeleição.

  6. Avatar Francivam disse:

    Caro Francivam Amaral, fique na sua vc não conhece esse povo que lhe engana não, vc ficou com alguma vaga no concurso? Ah não precisa o seu padrinho vai lhe proteger a vida inteira, observe que todas as pessoas ligadas a ele não ficaram com nenhuma vaga como vc sabe, diga que não. Se o rapaz tinha 120 horas tinha que ser demitido mesmo , mas só ele? Junto dele tinham mais de 20 pessoas irregulares tanto na saúde quanto na educação, vc sabre disso. Olhe o princípio da isonomia na administração pública!!!

  7. Avatar para a barra disse:

    O JPEREIRA disse que o minino ganhava 120 horas, mas só ele caro amigo.
    Tenho provas de que o senhor recebia diárias no Caxingó como tratorista, você quer que eu mostre, espere um pouco!!!
    O Everton da Barra é tão babão que não ficou com nenhuma vaga no concurso, ah não precisa ele é muito ligado ao padrinho político que vai lhe segurar por toda a vida, será. Everton temos provas que o senhor recebia da prefeitura ainda como menor de idade, isso é o que não é corrupção? Que vc e tia da Barra também compravam votos, como dizem os visinhos seus aí da Barra.

  8. Avatar gente do face disse:

    Tem gente se passando de bom moço mas vivia vendendo terras públicas lá pelos lados do conjunto. Isso pode Arnaldo? Pode não Cochinha!!!

  9. Avatar REVOLTADO disse:

    EDUCAÇÃO BURITIENSE, ESTA INDO NA CONTRA MÃO, ESSE TIPO DE GESTÃO SÓ RETROAGE, O GOVERNO DO ESTADO JÁ SEGUE A DETERMINAÇÃO DO CNE A SEDUC PHB TAMBÉM, POR QUAL MOTIVO BURITI DOS LOPES NÃO?

  10. Avatar Mário Sérgio disse:

    Uma excelente matéria, parabéns ao colunista, pera realidade.

  11. Avatar Ana disse:

    Acho que esses portais da cidade de Buriti dos Lopes deveria publicar era o desrespeito aos idosos que ocorre no Banco do Brasil, que enfrentam filas enormes para receberem seus benefícios e ainda têm de “pagar” para receberem seus benefícios, sem nem um funcionário do Banco para ajudá-los. Em vez de ficarem fazendo politicagem. FICA A DICA DE REPORTAGEM.

  12. Avatar Empresa laranja disse:

    O irmão do prefeito que tem uma empresa diz que num participa de nenhum licitação que não comanda as obras do municpio,que não contrata e descontrata ninguém ent~´ao porque ele e alguns ligados a ele ficam vistoriando as obras e todos os empregados devem satisfação ele, e quando vem uma vistoria de fiscalização ele tá no meio. E o que um monte de trabalhador estava fazendo em frente a casa dele hoje dia 16 de julho. Era para que ,. para receber dinheiro ou orientação sobre as obras que ele diz que não são de sua compet~encia. O povo já sabe e temos fotos disso inclusive depoimentos gravados de pessoas que afirmam ser ele que comanda as obras na realidade, esperem e veram na campanha

  13. Avatar marco disse:

    muito bem senhor Hermann vc está sendo um ótimo instigador.fazendo as pessoas brigarem entre si.essa é a política de buriti.

  14. Avatar BURITI disse:

    Lá no país das maravilhas onde a água falta todo mês, se esconde uma história muito bela e cativante mas que não deve ser repetida. A de um prefeito que tudo pode em nome de uma minoria. Reza a lenda que depois de três anos e meio de mandato com toda a sua equipe trabalhando mais que formigas para se reeleger,e prestes a consolidar todas as suas alianças, lhe acometeu um terrível mal.Depois de tanto desmandos com a coisa pública, Logo as notícias ruins começaram a vir uma depois da outra.Primeiro veio uma tempestade de opiniões negativas sobre suas festas públicas pagas com dinheiro público, em seguida veio a notícia de que no posto de saúde da cidade faltava tudo de dipirona a médico. E depois vieram as últimas pragas: a soberba, a arrogância, a intimidação. Chegado o período das eleições o prefeito achando que estava com o controle da situação, tentou em vão reconquistar alguns de seus eleitores que de respostas na ponta da língua começaram a lhe lembrar das promessas feitas, dos empregos e dos acordos não cumpridos. Como não se abatia de início com essas respostas, o prefeito junto com seu exército começaram uma estratégia que se desse certo lhe garantiriam mais 4 anos de tirania, montaram um esquema de intimidar quem se opusesse nas redes sociais e locais públicos à sua administração, mas tal ação não teve o efeito desejado e o povo começou a proferir nas ruas “essa eleição está perdida”, “NÃO ADIANTA TER DINHEIRO”. Mesmo com todo este coro de vozes ecoando pelas ruas e praças o prefeito continuou os seus gastos. Quando em fim acordou para o que estava acontecendo já era tarde demais. Os padrinhos começaram a sair um por um devagarinho e com medo. O prefeito com toda a sua fama começou a cobrar o que tinha feito, jogando na cara de todos o que ele tinha feito por todos até mesmo os empregos vitalícios. Passou a eleição, o povo dele sumiu, as festas acabaram, a bonança se desfez e o povo voltou a reinar e pensar em algo novo para si e para o próximo.
    Moral da história diferente:confie naqueles que lhe rodeiam dia e noite dizendo que você é bom para ver no que dá.
    “DIGA NÃO À REELEIÇÃO” SOMOS TODOS BURITI”

  15. Avatar marialimasan disse:

    caro cidadão além de não ter remédio na nem os exames consegue-se marcar,pois os caros vereadores da situação levam dezenas de receitas para marcar e os cidadãs que não andam a sombra desses levantam 5h da manhã para marcar exames como raio x, ultra, neuro e outros não consegue devido esses aparatos de receitas que os senhores vereadores existem em apenas deixar lá para as atendentes marcar e nós que pegamos filas dias e não consegue devido a essa falha ridícula desses que os elegemos para agora nos ridicularizar .lembrando não sou oposição, mas também não sou cega ou finjo ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3735
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos