ARRAIÁ UNENSFA 2016 – SALGADINHO!

Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 05 julho 2016

BUMBA-MEU-BOI  ESTRELA DE FÁTIMA

Arte: Renneé Fontenele

 

APRESENTAÇÃO

      As raízes do Bumba-meu-boi têm distante ligação com festas antigas européias e espalhou-se pelo Brasil absorvendo tradições e culturas afrodescentes e indígenas. No Estado do Piauí, tomou uma versão bastante regional, contudo, é uma das festas mais importantes do folclore brasileiro. Na cidade de Buriti dos Lopes é uma atividade tradicional que resiste ao tempo com os esforços de poucas pessoas, os chamados “boieiro” ou “botador de boi” e tem como nome mais conhecido o velho Pipira. Quem na cidade não conhece ou usou o dizer popular “fulano está mais enfeitado do que o boi do Pipira”, isto para dizer que tal pessoa está muito chamativa. De modo que o Projeto Bumba-meu-boi Mirim Estrela de Fátima tem a intenção de trazer para o espaço escolar a tradição de ‘botar boi’, isto é, confeccionar um boi, ornamentar as vestes, ensaiar músicas típicas com tambores e a dança característica do Bumba-meu-boi do Piauí.

JUSTIFICATIVA

      Construir e confeccionar em sala de aula um bumba-meu-boi trás a tradição do produzir folclore para a escola.Desta forma, o educador está possibilitando ao aluno conhecer os valores e as tradições culturais brasileiras e local. Desenvolver atitudes de respeito, cultivando nos alunos um sentimento de reconhecimento e admiração pelo patrimônio cultural brasileiro.

    A utilização de linguagens variadas possibilita ao educando o despertar da sensibilidade artística e a criatividade por meio de atividades como a música, dança, artes plásticas e teatro, e, neste caso, o bumba-meu-boi abrange totalmente estas várias linguagens, além de vivenciar a noção de espontaneidade das criações artísticas populares.

 

OBJETIVO PRINCIPAL

     – Disseminar os princípios do brincar e suas possibilidades no ambiente escolar;

  – Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural da cidade de Buriti dos Lopes;

     – Reconhecer as diferentes linguagens artísticas pelas quais se expressa a pluralidade cultural.

 

ESTRATÉGIAS

      – Oferecer vivências artísticas em iniciação musical (toadas de bumba-meu-boi), dança folclórica (passos da dança do boi), artes plásticas (confecção de boi, chapéus e vestinmentas), artes dramáticas (auto do boi).

      – Proporcionar aos alunos e participantes o reconhecimento da diversidade cultural brasileira, a partir de audição musical de toadas de boi e análise dos aspectos da folia do boi em diferentes partes do Brasil.

   – Apresentar uma visão dinâmica de folclore a partir da organização da folia do bumba-meu-boi.

 

RESULTADOS ESPERADOS

 Dentro das tradições do bumba-meu-boi em Buriti dos Lopes, espera-se que nossos alunos possam reconhecer na diversidade da diferentes linguagens artísticas, nas suas estruturas básicas, elementos componentes formadores do patrimônio cultural material e imaterial que nos servirá de matéria-prima que será remodelada na produção cultural escolar. Assim poderemos vivenciar e divulgar uma manifestação da cultura tradicional da cidade de forma viva no próprio dinamismo de reprodução e reinvenção – característica chave do fato folclórico, isto é, o produzir folclore.

Uma respota para “ARRAIÁ UNENSFA 2016 – SALGADINHO!”

  1. Avatar Mário Sérgio disse:

    Já fiz parte dessa equipe, pessoas muita competentes. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos