A “Semana Santa” e a “Páscoa” dos Buritienses.

Publicado por Elias Filho em 28 março 2016


A Páscoa de Jesus é a maior das festas cristãs. Ela dá novo sentido a Páscoa do Antigo Testamento, que celebrava a passagem da escravidão do Egito à liberdade da TEERA Prometida. A Páscoa cristã é a realidade nova da ressurreição do Filho, que doa a vida e vence a morte, abrindo-nos a possibilidade de fazer a mesma passagem em direção à vida eterna.
Não foi fácil para os primeiros discípulos compreender esta nova realidade da ressurreição, a presença de Jesus ressuscitado no meio da comunidade. As narrativas da ressurreição são como que etapas de um difícil processo. De fato, quando Maria Madalena vai ao túmulo, ainda está escuro, amanhecendo. A escuridão representa a dificuldade de compreender a vitória de Jesus sobre a morte.  Ao ver o túmulo vazio, Maria supõe que haviam roubado o corpo de Jesus.
O discípulo amado é aquele que ganha a corrida, chegando primeiro ao túmulo para constatar que o Senhor já mão estava lá. Quem ama consegue ver além e acreditar que Deus e a vida tem a ultima palavra.
Jesus, vencedor da morte, não deve ser buscado na sepultura. Ele está vivo e continua caminhando com seus seguidores, guiando-nos na missão de superar o sofrimento e a morte. Compreender e assumir hoje a ressurreição, portanto, exige que também nós façamos uma “passagem”: do comodismo ao compromisso, do conformismo que aceita a injustiça à coragem de lutar pelo reino de Deus.
A celebração da Páscoa renove em nós um amor como o de Jesus, capaz de se doar, sofrer e perdoar, vencer a morte e ressurgir para a vida definitiva. Na corrida de nossa fé, encontramos sofrimentos injustos e mortes prematuras, e haverá sempre um sepulcro vazio a ser compreendido. O Ressuscitado continuará nos deixando sempre os sinais de sua vitória, para seguirmos além, anunciando ao mundo que seu amor é maior do que tudo e supera tudo.

 TEXTO: Pe. Paulo Bazagllia, SSP – JORNAL “O DOMIGO”(27-03-2016). 

DOMINGO DE RAMOS.





QUINTA-FEIRA SANTA – SANTA MISSA DO LAVA-PÉS.









SEXTA-FEIRA SANTA – VIA SACRA.





SÁBADO SANTO – SANTA MISSA DA VIGÍLIA PASCOAL.









BATIZADO DOS CATECÚMENOS: FABIANO, FRANCISCA E ROSANGELA MACHADO.











Uma respota para “A “Semana Santa” e a “Páscoa” dos Buritienses.”

  1. Avatar gerson disse:

    Muito bonita a comemoração da Páscoa na cidade. Lindo! Mas a pergunta que não quer calar… Antes da semana Santa os funcionários que fazem a coleta de lixo na cidade morreram?

    Pois já passou o período da semana Santa, já podem ressuscitar… A cidade está cheia de lixo

    Convido o pessoal do blog para passear pela bairro Campo redondo para tirarem belas fotos da paisagem pré e pós semana santa, que continua do mesmo jeito. Aliás minto, tem mais lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3733
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos