“Porão do Japão” – Patrimônio Histórico Buritiense

Publicado por Gildazio em 30 abril 2013

     Na manhã desta segunda-feira, 29 de abril, estivemos visitando a localidade chamada Olho D’água dos Sabinos, uma raridade da natureza bem próximo à Buriti dos Lopes e ainda completamente preservada. No lugar se encontra paredões rochosos de elevada altura e na sua base formam-se várias grutas e cavernas que serviram de abrigo para o homem pré-histórico, onde podemos comprovar através das pinturas rupestres ali existes.
No Olho D’água dos Sabinos, região povoada por José Sabino de Carvalho no século XIX, existiu uma das maiores fazendas de gado da região, foi a exuberância do local somados à fertilidade do solo a rica fauna e a intensa flora que fez com o José Sabino fosse atraído pelo lugar e ali montou uma próspera fazenda que no auge de seu funcionamento chegou a ter dez escravos sob seu domínio. Engenho, casa de farinha, vasto pomar, criação de ovinos, caprinos e suínos, muares e equinos, faziam daquele espaço rural um dos mais ricos do município.
Segundo os comentários dos atuais moradores do lugar a região abriga muitas onças e várias outras espécies de animais, também falaram de estórias e contos fantasmagóricos, disseram que é muito comum se ouvir “O Gritador” e “O Assobiador”, assim como se ouve clamores, lastimações e cantorias no meio vindo das cavernas.
É graças a dois enormes paredões paralelos que se forma um imenso cânion de difícil acesso e ainda pouco explorado, os nativos chamam-no de “O porão do Japão” um local de beleza inquestionável que precisa ser protegido e conservado. Com a descoberta desse valioso bem aliado à já conhecida “Pedra do Letreiro”, podemos concluir que nosso município possui um importante patrimônio histórico.

Texto: Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto

Buritizais no Vale do Olho D’água

Formações rochosas de elevada altura

Grutas e Cavernas

Palmeiras de Babaçu

Mangueiras centenárias

Pinturas parietais ou rupestres

Paredão de rocha formam o cânion

Pilão de pedra pré-histórico

Olho d’água dos Sabinos

 

3 Replies para ““Porão do Japão” – Patrimônio Histórico Buritiense”

  1. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    ESSE PORTAL COMO SEMPRE NOS MOSTRANDO AS BELEZAS DO NOSSO MUNICÍPIO.

  2. Avatar buritiense disse:

    Lindas imagens do que ainda resta de natural em nosso municipio, já que nossos brejos e a mata nativa está sendo destruída por pessoas que não tem origem Buritiense.

  3. Avatar MARIA DA GLORIA disse:

    OLHANDO ESTAS LINDAS IMAGENS,FIQUEI COM UMA SAUDADE MUITO GRANDE DO MEU BURITI QUE E TÃO RICO EM CULTURA.PARABÉNS SR FRANCISCO,A REPORAGEM ESTA PERFEITA.
    PARABENS PELA REPORTAGEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos