1747 em Buriti dos Lopes Foi Fundado o 1%c2%ba Seminario dos Jesuitas no Piaui

Publicado por Gildazio em 20 setembro 2011

     Buriti dos Lopes tem uma história muito rica e um passado glorioso, lamentavelmente nem sempre damos o devido valor para tal, hoje falaremos sobre a descoberta, resultante de pesquisas bibliográfica, que coloca Buriti dos Lopes como o berço da educação piauiense. Fazemos referência ao fato de ter sido fundado aqui, há 264 anos, o primeiro Seminário Jesuítico de todo estado do Piauí. O ano era 1747, quando o Padre Gabriel Malagrida recebe uma provisão para implantar em solo buritiense aquele que seria o Seminário do Rio Parnaíba. Vejamos o que dizia a tal provisão:

[…]lhe mandamos passar esta provisão, damos faculdade ao Reverendo Padre Missionário Gabriel Malagrida, religioso da Companhia, para fundar um Seminário no sítio do Capitão José Lopes da Cruz, e aplicamos […] ao tal Seminário a sua Capela como o seu patrimônio, com condição porém que não tenha … do tal Seminário, ficará a dita Capela outra vez sujeita à jurisdição ordinária. (MELO, 1991.p.68)

     E quem foi Malagrida ? Era italiano, nascido a 05 de dezembro de 1689, desembarcou em terras brasileiras em São Luis-MA, em 1721. Foi uma personagem histórica muito polêmica no passado, não só por seu fim trágico na fogueira da Inquisição de Pombal, em Lisboa no dia 21 de setembro do ano 1761, há exatos 250 anos, más, sobretudo pelas muitas iniciativas apostólicas, missões populares, seminários e conventos, que fundou no Nordeste e em Portugal.    

      O Seminário fundado em Buriti dos Lopes foi o primeiro estabelecimento de ensino secundário, Gramática e Humanidades, seus alunos vinham de diversões povoações do sertão e cabia aos pais contribuir com módica pensão para o sustento dos filhos. Tal Seminário cerrou o ciclo das manifestações da Companhia de Jesus no Piauí, que foi, em suma, de ensino, exploração da margem do Parnaíba, missões, catequese e administração.

     Para o Seminário, que seria implantado, o senhor Antônio Rebelo, homem de rara probidade, ofereceu suas casas (que segundo a historiografia oral relata, ficaria nas margens da atual BR 343, próximo ao extinto prédio da Fábrica Velha e da nascente do Riacho Buriti) e um não pequeno e gordo curral bovino para providenciar o alimento dos novos alunos, num lugar a duas léguas daí que chamavam de Sembayba ou Fazenda Sambaíba.

     O Seminário funcionou durante seis anos, em 1753 foi transferido para Aldeias Altas, atual Caxias – MA, lamentavelmente os relatos históricos de nosso povoado, em sua grande maioria, ficaram fadados ao esquecimento, a importância do trabalho pioneiro de Malagrida é quase que totalmente desconhecida por nossos munícipes, e o resultado disso é a falta de valorização de importantes personagens de nossa história, os verdadeiros heróis sequer são lembrados por nossos contemporâneos, exemplificando isso podemos citar a inexistência de logradouros ou prédios que levam o nome do ilustre Padre Gabriel Malagrida, nem tampouco de nosso fundador Francisco Lopes, aqueles que possivelmente possam ter sido as maiores figuras de nosso passado, hoje permanecem vergonhosamente no mais completo esquecimento.

Pesquisa: Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto;

Bibliografia:

1 – Melo. Pe Cláudio, Fé e Civilização.
2 – TEÓFILO – Revista de Teologia e Filosofia. ICESPI – Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, 2004.  

7 Replies para “1747 em Buriti dos Lopes Foi Fundado o 1%c2%ba Seminario dos Jesuitas no Piaui”

  1. Avatar Redimiro Júnior disse:

    A morte de Malagrida chocou toda a Europa. Ele foi condenado a forca e depois o corpo queimado na fogueira por lutar contra todo tipo de opressão e de corrupção por parte dos poderosos e da própria igreja. Por isso, após sua morte foi considerado mais um mártir da igreja católica.

  2. Avatar valdir chaves disse:

    A INQUIZIÇÃO FOI E É ATÉ HOJE UMA VERGONHA PARA A IGREJA , POIS ERA A FORMA MAIS CRUEL DE JULGAR AS PESSOAS QUE CONTRARIAVAM OS PRECEITOS DA LGREJA NAQUELE TEMPO.PARABÉNS AO PORTAL POR NOS DAR UMA AULA DE HISTÓRIA QUE É BELISSÍMA PARA TODO POVO BURITIENSE.

  3. Avatar Gracieth disse:

    comcordo com vcs nossa história é esquecida, mais agora temos vcs que estão trabalhando pra mudar isso! Parabêns!!!

  4. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Somos conhecedores destes absurdos cometidos pela Igreja Católica, na época da Inquisição.O que nos prende é justamente o contínuo resgate de nossa história feito pelo Portal Buritiense. Parabéns aos autores desta matéria.

  5. Avatar Redimiro Júnior disse:

    O objetivo do comentário é reforçar a importância que, alguém que fez história no nosso município, teve no cenário mundial.
    Como também é bom saber que foi por prestígio e influência do ilustre buritiense José Lopes da Cruz a escolha da construção da vila de São João da Parnaíba a partir do Porto das Barcas.

  6. Avatar Neto Cardoso disse:

    Na verdade, a morte do Pe. Malagrida, pode ser interpretada como uma manobra do Marquês de Pombal de desjezuitizar Portugal. Nessa época, em que o Marquês buscava difundir as ideias iluministas-reformistas, os padres da Companhia de Jesus foram apenas mais uma peça fora do caminho do Marquês de Pombal na tentativa de reaver a idade do ouro de Portugal. Quem perdeu com isso? Todas as pessoas que dependiam das instituiçõe de ensino mantidas pelos jesuítas e que ficaram de certo modo órfãos até o estado assumir esse papel. Depois da expulsão dos jesusítas de Portugal, nunca mais eles retornaram ao Brasil.

  7. Avatar Neto Cardoso disse:

    Segundo o Pe. Ilário Govoni – padre jesuíta que morou algum tempo em Teresina e que tem um livro publicado sobre Malagrida – o Seminário fundado aqui ficava no lugar denominado Sambaíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3735
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos