Seguranca Publica em Buriti dos Lopes Avancos e Desafios

Publicado por Gildazio em 15 agosto 2011

Há quatro meses a bacharela Carla Caldas Fontenele Brizzi assumiu a titularidade da Delegacia de Policia de Buriti dos Lopes atendendo um anseio antigo da população em ter na cidade um delegado de carreira ao mesmo tempo em que originou na população a expectativa de melhorias nos serviços de policia judiciaria local. Contudo apesar da competência e boa vontade da atual delegada ainda falta muito para que a nossa polícia funcione a contento. Não vamos aqui apontar culpados por tal situação apenas objetivamos esclarecer as dificuldades encontradas para que o cidadão, cumprindo seu papel de fiscal de todo e qualquer serviço público, possa melhor conhecer a realidade e cobrar das autoridades competentes.

É de conhecimento não só de quem trabalha nesse meio, mas também daqueles que por um motivo ou outro precisaram se socorrer da nossa polícia local, as precárias condições físicas em que se encontra o prédio do distrito que não oferece comodidade aos funcionários ou ao público. Por outro lado, as celas não dispõem de o mínimo necessário para acomodar os presos nem a segurança exigida para sua segregação, inclusive, já tendo sido palco de fugas de presos, envergonhado sobremaneira nossa polícia por não conseguir manter presos indivíduos, diga-se, sem alto grau de periculosidade. O prédio conta apenas com duas celas, aliás, inexistindo, pois acomodações para presos mulheres e menores.

Qualquer um que já tenha necessitado dos serviços policiais aqui em nossa cidade já deve ter se deparado com a triste situação de muitas vezes a policia não dispor de recursos para cumprir uma simples diligência como a intimação de alguém ou mesmo a sua presença quando solicitada em certas ocorrências ou porque a viatura estava quebra ou até mesmo por falta de gasolina. Segundo a delegada, Belª Carla Caldas, a delegacia dispõe unicamente de uma viatura e uma moto recebendo do governo do Estado apenas R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais para despesa com combustível com o qual deve realizar toda e qualquer diligencia.

Após assumir a titularidade da delegacia local a Belª Carla Caldas conseguiu através de esforços pessoais alguns equipamentos minimamente necessários em qualquer repartição pública, que vergonhosamente nosso distrito não possuía ou se os possuía seu estado era deplorável, tais como armários, mesas e até cadeiras para recepcionar o público. Ainda conseguiu que fosse consertado o aparelho de ar-condicionado, realizada a pintura das portas e a troca dos gradeados das celas bem como providenciado uma sala que servia de depósito para gabinete reservando a outra para uso cartorário.

Dois computadores e um aparelho de ar-condicionado atualmente utilizados naquela delegacia são bens pessoais da atual delegada para que, segundo ela, possa eficientemente desempenhar suas funções e melhor atender a demanda de serviços de nossa população.

Ademais a delegada de Buriti dos Lopes, desde que assumiu, ainda responde pelas delegacias das cidades de Caraúbas do Piauí, Caxingó e Bom Principio, tendo assim seu trabalho multiplicado, encontrando enorme dificuldade em dar conta do grande volume de serviços já que, segundo nos informou, precisa pessoalmente realizar determinadas atividades cartorárias, pois a delegacia não dispõe de escrivão.

Claro que a expectativa criada pela população buritiense diante da então nova delegada ao assumir a titularidade de nosso distrito policial foi grande, portanto natural que se esperasse mudanças para melhor, que de fato vieram, contudo não olvidemos que para desempenhar um bom trabalho não bastam competência e boa vontade, necessário se faz a existência de toda uma estrutura – inexistente, diga-se – que permita a execução eficiente dos serviços de polícia judiciaria. Não basta “jogar” o profissional no distrito e esperar que ele “faça milagres”, necessário se faz lhe sejam dados meios e condições para bem cumprir suas obrigações.

Portanto, reconhece-se que desde sua chegada a delegada não tem medido esforços para atender da melhor forma possível a população buritiense, basta uma visita ao distrito policial para percebermos a melhora no tratamento dado ao cidadão. Contudo, é preciso mais. É preciso que o poder público melhore aparelhe aqueles que trabalham por nossa segurança, não só em Buriti dos Lopes, mas de nosso país.

3 Replies para “Seguranca Publica em Buriti dos Lopes Avancos e Desafios”

  1. Devia ter vigilanlancia nas Ruas!Tem muito menor se envolvendo com drogas.E as discargas cadrons ainda pertubam as ruas buritienses.

  2. Avatar Adrian Severo Guelli disse:

    MUITO A DESEJAR AINDA A SEGURANÇA DE NOSSA CIDADE! INFELIZMENTE AINDA TEMOS QUE CONVIVER COM A BANDIDAGEM NAS RUAS, TEMENDO A QUALQUER MOMENTO SER ABORDADO POR BANDIDOS E PERDER ATÉ A VIDA! AS AUTORIDADES DEVIAM TOMAR MEDIDAS RÁPIDAS PARA CONTROLAR TAL SITUAÇÃO!

  3. Avatar alyandro brito disse:

    a policia de buriti dos lopes nao ta com nada nao sei onde nosso pais vai parar com tanta coisa errada nos merecemos mais seguranca alias pra isso que serve a democracia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos