02 de Agosto Parabens Buriti dos Lopes 121 Anos

Publicado por Gildazio em 01 agosto 2011


     Em 2011 Buriti dos Lopes completará 78 anos de emancipação política, porém ao revermos os fatos importantes do passado, não nos parece correto passar a contar e celebrar nossa história tomando por base o dia 04 de setembro de 1933, é necessário que façamos uma avaliação do que de fato seria mais relevante para nossa identidade como município. Não queremos de modo algum desmerecer o dia em que retomamos nossa autonomia política com relação à cidade de Parnaíba, contudo acreditamos não ser justo deixar cair no esquecimento ou dar a devida evidência aos anos que antecederam essa data.
      A Resolução estadual n° 15, de 02 de agosto de 1890, do então Governador da província, Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá, vai nos dá a condição de município e consequentemente autonomia político administrativa, isso reforça nosso desejo de passarmos a valorizar esse marco histórico, se assim o fizéssemos enalteceríamos os 121 anos de história desse município e não somente 78, deixar de lado 48 anos de existência nos parece negar um corte epistemológico importante na história buritiense.    
      Buriti dos Lopes, ficou extinto como município de 1931 a 1933, ficamos dependentes de Parnaíba durante o curto período de 02 anos, 02 meses e 07 dias, diante da constatação é que levantamos a bandeira para que também seja lembrado o dia 02 de agosto de 1890, data em que nosso povoado foi elevado à categoria de município, e nesse mesmo ano passava a ter seu primeiro Chefe do Executivo Municipal que foi o Senhor Epaminondas Demétrio Castelo Branco de 1890 a 1893 – Primeiro Pleito Eleitoral do Regime Republicano, tendo como Primeira Dama a Senhora Lina Josephina Pires de Sampaio (D. Noca), depois deste vieram outros dez pleitos (1893 – 1931) nos quais sete gestores alternaram-se na administração.
     Portanto, hoje dia 02 de agosto de 2011, parabenizamos nossa querida Buriti dos Lopes por seus 121 anos de existência na condição de município, que nossos parlamentares e governantes busquem meios para corrigir esse lapso em nossa história.  
                                                       PARABÉNS BURITI !!!

Texto: Prof. Gildazio e Neném Calixto

14 Replies para “02 de Agosto Parabens Buriti dos Lopes 121 Anos”

  1. Avatar valdir chaves disse:

    CAROS NENEN E GILDÁZIO,VOCES FALAM DE UMA REPARAÇÃO MUITO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA POLÍTICA DE BURITI DOS LOPES.SERIA IMPORTANTE QUE OS NOSSOS REPRESENTANTES SE DEBRUÇASSEM UM POUCO MAIS SOBRE A NOSSA HISTÓRIA,AFIM DE QUE PUDÉSSEMOS RETIFICAR ANGUNS ERROS EXISTENTES NA MESMA,E CONTAR MAIS ADIANTE AOS NOSSOS FILHOS,NETOS E BISNETOS A NOSSA VERDADEIRA HISTÓRIA.O PASSADO DE BURITI SÓ ESTÁ SENDO CONTADO COM VERACIDADE PORQUE ESTE PORTAL SE PRONTIFICOU A NOS CONTAR A SUA VERDADEIRA HISTÓRIA E ESTÁ FAZENDO UM GRANDE SERVIÇO A NOSSA POPULAÇÃO QUE É DESCOBRIR O SEU VERDADEIRO PASSADO.

  2. Avatar Jorge Urias disse:

    Muito bem… agora sim esclareceu de forma clara umas das questões que ficavam no ar….
    Parabéns Buriti dos Lopes, como faz o hino… “cantemos com alegria, brotem frutos de sua vigência” por mais uma de muitas que virão.
    e o Portal Buritiense cada vez mais superando as expectativas.

  3. Avatar João Lira disse:

    Parabéns aos autores por essa brilhante máteria, isso mais uma vez prova que quase nada sabemos sobre nós mesmos. Uma cidade que renega seu passado é uma cidade adormecida para o futuro! Gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer que me considero fã número 01 do Portal Buritiense.

    João Lira – Palmas-TO

  4. Avatar marcos disse:

    Lendo essa matéria fico a me perguntar, porque será que nossos governantes nunca se manifestam sobre essas questões ? Seria falta de conhecimento ou pura falta de interesse ?

  5. Avatar Francisco disse:

    Acho que os 2. Bela matéria, parabens a equipe do portal pela excelente matéria.

  6. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Parabéns o Portal por este resgate. Acrescento que 04 de Setembro de 1933 é uma restauração administrativa e não política. Nestes dois anos em que administrativamente estivemos sob jus da Parnaíba, nossa condição de município independente não foi questionada.Relembrando ainda a nossa história, a Paróquia de nossa Senhora dos Remédios, vai completar este 165 anos. Portanto, é mais uma prova da existência de nosso município. Uma vez que não se instala paróquia onde não existe sede de município.

  7. Avatar alyne pinto disse:

    isso é muito bom resgatar na historia da cidade..o apreço de que a cidade te a fazer atraves de sua historia para a populaçao e para a propria cidade..PARABENSS!!!BURITI DOS LOPES..1QUE SEJA UMA DAS CIDADES FUTURAS DO ESTADO DO PIAUI…

  8. Avatar Adam´s disse:

    muito bom, ver o passado junto com o presente, minha, nossa Buriti dos Lopes, ñ a troco por nada, cidade pacata, mas lugarzinho bom de se viver, adoro reviver o passado, ver histórias, fatos e fotos de como Buriti dos Lopes era, fico feliz…
    Parabens Portal Buritiense e ao Sr. Nenem Calixto um verdadeiro buritiense nato. 😉

  9. Avatar Paulo Cesar disse:

    Parabéns aos editores pela iniciativa, pois nossa historia não pode ser deixada de lado.

  10. Avatar Belmarcos Ribeiro disse:

    É fato,que pode-se esconder a verdade de pouco por muito tempo,Mais pra esconder isso de muitos é por pouco tempo . Entam viva ao Redescobrimento da historia de Buriti dos Lopes. e parabens as desbravadores da historia buritiense Sr Calixto e Gildasio…

  11. Avatar S.Santos disse:

    Parabéns,Buriti dos Lopes, terra querida!por seus 121 anos de existência …aqui também deixo meus parabéns ao portal buritiense!!!

  12. Avatar Maria Luiza diniz disse:

    olha só,primeiramente meus parabéns por ter mostrado realmente o passado desta cidade querida que muitas pessoas humildes ja passaram, chegaram ate cultivar esta cidade e sendo que ainda vem mais pessoas fazer parte desta cidade que é composta podemos dizer por pessoas boas,sorridentes e bem vividas ..Hoje em Buriti dos lopes podemos dizer que ele foi bastante motificado (Eu)não posso dizer que ele esta melhor do que nos anos passados pois só agora que estou vivendo ,aprendendo nesta cidade que é muito composta por filhos preocupados com a educação ,lazer,esporte,acessibilidade..Por isso Parabéns BURITI DOS e PORTAL BURIENSE que sempre nos deixão bem informados e falam a verdadeira historia de BURITI DOS LOPes..

  13. Avatar Arcanjo disse:

    Contra fatos não há argumentos e argumentos sem relatos verídicos não há ostentação dos fatos.Prof.Gildázio, diante destes fatos substanciais sobre a idade da cidade, o Poder executivo local já se manifestou a fazer alguma coisa para mudar essa página da história da cidade?

  14. Aproveitando a oportunidade reitero meu desejo de saber com precisão a história do meu município de origem. Dia 12 de novembro de 1953 deu-se inicio uma trajetória de uma aventura existente até hoje dia 02 de novembro de 2021. Informações me dão conta que nasci em um lugar chamado grotão próximo a São Domingos lugar dominante da família Cardoso da qual eu faço parte. Tive informação de ter sido batizado em uma Igreja de São Domingos no lugar de mesmo nome. Hoje moro em Brasília DF e quando visito familiares em Parnaíba vejo que em 68 anos não houve evolução nenhuma no municipio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos