Programa Brasil Alfabetizado Capacita Seus Mestres

Publicado por Elias Filho em 30 julho 2011


          A Secretaria Municipal da Educação, ministra neste sábado, 30 de julho no auditório do CIEF, mais um curso de capacitação para seus profissionais do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, com a participação de todas os docentes que integram a rede de ensino nas comunidades contempladas com mais este desenvolvimento cultural e social, onde tem também como palestrante o Professor LUIS ALVES DA SILVA JÚNIOR, que é graduado em Pedagogia, Teologia e Pós Graduado em Educação Especial, cursando Psicologia pela UFPI, e é atualmente efetivo da Secretaria da Educação da Cidade de Parnaíba .
         O Programa Brasil Alfabetizado é mais um Programa do Governo Federal em parceria com as Prefeituras Municipais, sob a responsabilidade das Secretarias de Educação, e aqui na nossa Cidade, tem como Gestora a PROFESSORA MARIA DE FÁTIMA SOUSA, que participou recentemente de um treinamento em Recife-Pe, sobre a nova resolução do Programa, para a jornada efetiva deste 2º semestre, com estudos sobre a sua meta principal, que é a MINIMIZAÇÃO DO ANALFABETISMO E DA MISÉRIA NO BRASIL, com as possibilidades de migração deste alunado para o ensino fundamental EJA/REGULAR. Além da Gestora, o Programa ainda conta com a coordenação e supervisão das professoras CÂNDIDA OLINDA DO NASCIMENTO e MÔNICA DE SOUSA NUNES.
          Com duração de apenas 8 meses e funcionando de segunda às quintas-feiras e duração de 2 horas e meia/aula-dia, e tendo cada professor como voluntário, onde o mesmo recebe apenas uma bolsa no valor de R$ 250,00 por mês, nosso município registra hoje 362 alunos matriculados com idade mínima de 15 anos, distribuídos nas comunidades de Alta Mira, Barra do Longá, Cadoz, Canto da Cruz, Carrasco, Coroa de São Remígio, Espírito Santo de Cima, Lagoa de Dentro, Lagoa do Meio, Líbanio, Passagem das Canoas, Pedra Úmida, Salgadinho e São Domingos.
          Além da meta principal, o programa ainda trabalha inclusão e conscientização do individuo na sociedade atual, dentre outros temas transversais. 
          Ao perguntarmos a Gestora se era mais difícil alfabetizar um adulto ou uma criança, ela nos respondeu, “olha, o mais agradável é alfabetizar um adulto, embora seja muito mais difícil. A criança é mais fácil”.    
          Estando no 3º ano consecutivo, a Gestora atual ver com bons olhos o resultado em nosso município, uma vez que já estamos com cerca de 50 por cento deste alunado, numa demonstração de minimização do analfabetismo, comparado as primeiras turmas onde tínhamos um número de registro na ordem dos 600 discentes, embora o ponto negativo deste programa seja a não continuidade deste alunado na rede fundamental de ensino como o EJA ou ainda o Regular.
          A Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tem como sua autoridade maior o Sr. Francisco de Assis Braga e fica situada na Rua José Escórcio de Sousa, S/N, as margens da BR 343, em nossa Cidade.

Gestora do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO Prfª. Maria de Fátima Sousa.

Gestora e as Coordenadoras do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, Candida Olinda do Nascimento e Mônica de Sousa Nunes.

Correspondente do Portalburitiense Elias Filho e a Gestora.

Docentes e Coordenadoras do Programa BRASIL ALFABETIZADO em Burtiti do Lopes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos