Padre Oney Braga de Sousa

Publicado por Gildazio em 19 julho 2011


     Padre Oney Braga de Sousa foi um dos mais ilustres sacerdotes da Igreja Católica em nossa cidade, nasceu no dia 09 de maio de 1937 em Carnaubal – Ce onde batizou-se no dia 08 de setembro do mesmo ano na capela local, era filho de João Braga de Oliveira e Olívia Rodrigues de Sousa. Aos 08 anos de idade veio morar em Pedro II onde desde cedo descobrira sua vocação, gostava de frequentar as missas e ficava admirado ao ver os padres em seu exercício. Era um jovem dedicado e esforçado nos estudos, em 1950 foi para a cidade de Sobral-Ce e lá cursou o Seminário Menor até 1957, quando concluiu essa etapa dos estudos se transferiu para Fortaleza, capital do estado, onde estudou Filosofia e Teologia concluindo o Seminário Maior entre os anos de 1958 a 1964.
     Identificado com Piauí, estado que o acolheu e vivera na infância, teve a alegria de aqui receber a ordenação sacerdotal na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Graça em Parnaíba, pelo Senhor Bispo Diocesano Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório,  era o dia 20 de janeiro de 1965. Uma vez ordenado padre passou a cooperar com as atividades eclesiásticas na Catedral de Parnaíba de 1965 a 1966, no ano seguinte foi para a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Piracuruca, ainda como cooperador. Retornando a Parnaíba foi colocado a disposição do Bispo para acompanhá-lo em suas visitas pastorais, função esta que exerceu até o março de 1968 quando assume a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em Buriti dos Lopes.
     Em sua gestão como Pároco de nossa cidade prestou relevantes serviços a sociedade, um deles ocorreu no ano de 1971, devido o avançado estado de deterioração da antiga capela de Santa Luzia, na localidade Barra do Longá, foi o responsável por sua reconstrução, deixando-a com o aspecto atual. Em 1972, fez algo semelhante na Igreja Matriz, seu antecessor havia iniciado uma reforma sem contudo concluí-la, faltava edificar a torre, diante de tal necessidade coube a ele a construção, no mesmo ano partiu dele a iniciativa de ser criado o hino municipal, tornando-se mentor intelectual da idéia.
     Padre Oney demonstrava muito respeito ao nosso município e por ele desenvolveu grande estima e afeto, prova disso foi dada quando não se calou diante da depredação que estava ocorrendo em nosso brejo, o fato aconteceu quando um dos proprietário daquela área cortou vinte exemplares de nossa real palmeira (pés de buriti), causando revolta na comunidade, foi ai que nosso personagem, adotando uma postura protecionista pioneira, denunciou o abuso ao Movimento Florestal do Estado do Piauí, o que hoje corresponderia ao IBAMA, e assim evitou que novos cortes fossem feitos.
      Ao mudar-se para nossa cidade com ele veio uma parte de sua família, pais, irmãos e sobrinhos, destes, muitos aqui ainda permanecem, a identidade com nossa terra era tamanha que em decorrência do falecimento de sua genitora resolveu aqui sepultá-la, fator decisivo para que pedisse a seus familiares que com ele também fizessem o mesmo. Padre Oney gostava muito de futebol, sempre que podia prestigiava as partidas no estádio Helvído Nunes, era um grande incentivador dos times locais, além das atividades paroquiais, dedicava parte de seu tempo nas questões sociais tanto que se tornou Presidente da Cooperativa Agropecuária de Buriti dos Lopes. A generosidade do Padre ficou evidente quando demonstrou preocupação com a situação de Dona Alzira Tenório, personagem folclórica que tinha distúrbio mental e vagava pelas ruas da cidade, diante disso construiu uma casa para que ela morasse com os dois filhos.
     Nosso admirado pároco foi também um grande idealizador de eventos, dentre eles o que mais se notabilizou foi a Procissão de Santa Luzia, onde os fiéis levariam a imagem da Santa de Buriti até seu santuário em Barra do Longá, esse legado tornou-se uma das nossas maiores tradições e permanece até hoje, ficou à frente de nossa paróquia até dia 10 de janeiro de 1982, quando assumiu a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Piracuruca.O saudoso Padre Oney Braga, faleceu no dia 30 de dezembro de 2004 e o pedido para ser enterrado em nossa cidade foi carinhosamente atendido, Buriti dos Lopes recorda o esforço e seu trabalho incansável, sua memória permanecerá viva na lembrança de todos que  conviveram com o ilustre cidadão.

Texto: Professor Gildazio e Neném Calixto

13 Replies para “Padre Oney Braga de Sousa”

  1. Avatar Pe. Clodomiro disse:

    Pe. Oney foi para mim um grande amigo. Ele me ajudou bastante, em um momento muito difícil da minha vida. Além disso, através de suas mãos, fui batizado. Obrigado, Gildázio e seu Neném, por essa justa homenagem. Um abraço a vocês!

  2. Avatar Lucas disse:

    É realmente muito prazeroso conhecer essas histórias, ficar sabendo quem foi Padre Oney para mim é gratificante, ouvi muitos pessoas falarem sobre ele agora tenho acesso a um pouco de sua caminhada. Gostei Muito. Obrigado Neném Calixto

  3. Avatar Simone disse:

    Cada nova matéria uma aula. Valeu portal buritiense!

  4. Avatar Francisco disse:

    É fascinante tomar conhecimento das coisas de nosso passado, não sabia quem havia sido tão bondoso com Dona Alzira, obrigado seu neném.

  5. Avatar Marcos disse:

    Conheci Pe. Oney e sei que era merecedor da justa homenagem

  6. Avatar Robson Nascimento disse:

    É muito gratificante ler essa matéria e lembrar de uma pessoa tão ilustre como o Pe Oney, que tive o prazer de ser batizado por ele e acompanhado um pouco de sua tragetória mesmo sendo criança na época, recordo bastante quando ele foi transferido daqui fiquei muito triste. Obrigado aos autores de ssa matéria

  7. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Uma justa e merecida homenagem.

  8. Avatar Macedo disse:

    Com a permissão dos nobres historiadores, gostaria de acrecentar a homenagem ao Pe. Oney em sua biografia que antes de nos deixar foi administrador da Paroquia de Sao Francisco de Assis na cidade de Piracuruca, na qual foi elevada a matriz no No dia 21 de fevereiro de 1998 a Capela de São Francisco de Assis no Bairro Esplanada, foi elevada à categoria de Matriz, pelo Decreto nº 02/98 do Bispo Diocesano de Parnaíba, D. Joaquim Rufino do Rego e no mesmo dia foi instalada na Nova Paróquia, tendo como Pároco Pe. Oney Braga de Sousa, conforme Provisão do Bispo Diocesano, registrada no Livro Comp. 01, fl 60v da Cúria Diocesana de Parnaíba.
    obrigado e Parabens!!!

  9. Avatar Garcia Santos disse:

    Justa homenagem a este grande ser humano…Um fato curioso e extraordinário à respeito de Pe. Oney, aconteceu em nossa familia, quando meus pais o convidaram para ser padrinho de minha irmã, Ivonete, daí ele celebrou o batismo e foi o padrinho.

  10. Avatar LUCIO BRAZ disse:

    Parabenizo o Portal Buritiense pela brilhante matéria com o saudoso e ilustre Pe. Oney Braga.
    Pe. Oney além de vigário de nossa cidade, foi professor no Ginásio Buriti dos Lopes, o qual tenho orgulho de ter sido seu aluno.
    Lúcio Bráz.

  11. Avatar Maria Caetano disse:

    Ao saudoso Pe. Oney merecida deferência. Porém, permitam-me lembrar o trabalho cumulativo no período que presidia a Paróquia de Buruti e a de Cocal; a voz ímpar que tinha para falar de Cristo e de Maria Santíssima. A ele devo parte de minha catequese; em uma missa celebrada por ele recebi a Primeira Eucaristia.

  12. Avatar Francisco de Assis da Cruz Feitosa disse:

    Fiquei super feliz ao ler este texto magnifico a respeito de Padre Oney Braga.
    Lembro-me de quando ele chegou a Buriti dos Lopes.
    Um sacerdote de DEUS. Lembro-me de quando chegou a Buriti dos Lopes a Alzira e os dois filhos, João e José.
    Este texto veio levar-e as lagrimas de tanto emoção.
    Parabéns bom trabalho.

  13. Sou primo de pe.Oney.
    Tive seu convite para encontrarmos na cidade onde ele era vigario infelizmente nunca deu serto.Tenho recordacao dele quando era seminarista depois que foi ordenado nao tive o previlegio de encontra-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3735
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos