Uma Muralha Que Nos Remete Ao Passado

Publicado por Gildazio em 07 julho 2011


     Essa semana tivemos acesso a uma das mais antigas edificações de nossa cidade e que provavelmente tenha sido erguida à época de nossa povoação, algo em torno de 300 anos, um grande muro que foi edificado com pedras e ao qual se atribui algumas hipóteses. Ele está localizado dentro do nosso brejo, nas imediações do segundo braço do riacho Buriti, no bairro conhecido como outro lado da passagem.

      Aquela muralha fica na antiga propriedade do Capitão Mariano Lucas Leódido, entre os buritizais, e se estende margeando o riacho adentro. Essa propriedade hoje pertence aos descendentes do nobre Capitão, seu neto, o Senhor Bernardo Lucas Mateus, um dos herdeiros, procura impedir qualquer ação depredatória à flora e à fauna, mantendo preservada toda a área, com atenção especial e muita estima àquela importante relíquia de nosso passado.
     A descoberta faz-se grandiosa em decorrência de sua suntuosidade, não se tratando de uma obra qualquer, muito pelo contrário, os mais de trezentos metros de comprimento, com pouco mais de um metro de altura e largura considerável, representam um passado vigoroso de nossos primeiros moradores, os idealizadores dessa obra mostraram um elevado poder econômico com a sua construção, uma vez que é muito provável a utilização da mão de obra de muitos escravos para erguê-la.

     Utilizamo-nos da historiografia oral para que pudéssemos levantar hipóteses acerca da necessidade daquela barreira de pedras, uma delas seria a defesa e proteção dos moradores de nosso povoado em tempos de guerras e revoltas, principalmente de tropas que atravessassem o rio Parnaíba. Uma outra suposição seria contra a invasão indígena, algo muito comum àquela época, por último e mais a aceitável hipótese, seria para evitar que os grandes rebanhos bovinos criados soltos nessas terras entrassem nos alagadiços formados pelo brejo, e lá morressem atolados no lamaçal. 

     Esse símbolo do nosso passado infelizmente não permanece integralmente de pé até hoje, em virtude das gerações seguintes terem retirado parte dele e utilizado seu material na edificação das primeiras casas do lugarejo.

Texto: Prof. Gildazio e Neném Calixto

11 Replies para “Uma Muralha Que Nos Remete Ao Passado”

  1. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    ESSAS EDIFICAÇÕES DEVERIAM SER TOMBADAS PELO PATRIMONIO HISTÓRICO DE NOSSA CIDADE.VALE LEMBRAR QUE MUITAS COISAS ANTIGAS EM NOSSA CIDADE ESTÃO SENDO JOGADAS AS TRAÇAS, E DAQUI A ALGUM TEMPO NÃO TEREMOS MAIS A HISTÓRIA DE BURITI PARA SER CONTADA AOS NOSSOS DESCENDENTES.

  2. Avatar Luciene disse:

    Ao ler essa matéria tive a sensação de estar vivendo a época da construção desse muro, a imaginação nos faz sentir um pouco das emoções vividas por nossos ancestrais.

  3. Avatar claudio disse:

    As estorias contados por esse site me faz perceber que quase nada sei sobre nosso passado. Parabéns !!

  4. Avatar junior disse:

    Eu já tinha ouvido falar sobre a existência desse muro, más confesso que não dei a devida importancia, brilhante matéria.

  5. Avatar Val disse:

    A cada nova história fico mais surpreso e triste, surpreso por redescobrir minha cidade e triste por saber que tal conteúdo não desperta o interesse de nossos governantes nem tampouco de nossos jovens. A iniciativa do portal é louvável.

  6. Avatar Cíntia disse:

    Boa parte de minha familia é de Buriti dos Lopes, e cada nova matéria dessa coluna faço questão de imprimir e mostrar para meus pais, com isso vejo que amenizo a saudade que eles sentem dessa terra.

    Cintia Sousa – SP

  7. Avatar Benedito Sousa disse:

    Falta de valor com os patrimônios históricos de nossa cidade e o tombamento com urgência por que se não tudo se acaba.

  8. Avatar alyne pinto disse:

    isso é que é preservar a história da cidade de buriti dos lopes…que tem uma historia muito rica e bonita e uma historia de amor…entre o fundador francisco lopes e uma buritiense..e é bom que a populaçao sempre buritiense sempre saiba qual é a importancia da historia da cidade e de saber preservar do que faz parte da historia da cidade de buriti dos lopes..

  9. Avatar Pedro Paulo Leódido disse:

    Esse muro de pedras faz parte da história de Buriti. Outros patrimônios foram demolidos sem explicação, a exemplo da antiga igreja, de arquitetura incomum, bem como mansões que foram derrubadas e outras que permanecem mas sem conservação adequada e algumas até alteradas, mas de péssimo gosto. A casa do Sr. Raimundo Penafortes, filho do Capitão Mariano Lucas Leódido, bem destacada na cidade, apesar de tudo por que passou, ainda é uma bela construção. A casa do Sr. Venceslau Sampaio também era de uma beleza invulgar. Portanto, Buriti, em boas mãos, seria uma bela cidade.

  10. Avatar Cristiano Modesto Penafortes disse:

    Boa tarde. O nobre amigo teria foto desta casa do Sr Raimundo Penafortes? Ele é meu trisavô. Como nasci e passei muito tempo no Rio de Janeiro, apesar de ter ido pelo Buriti aí algumas vezes, não fui levado a esta residência.
    Sou neto do Sr Mariano Lucas Leódido Neto e Raimunda Francisca das Chagas Leódido (Dna Doquinha Carvalho)
    Pela atenção abrigado.

    Cristiano Modesto Penafortes

  11. Avatar Cristiano Modesto Penafortes disse:

    kkkk Fala meu nobre Tio!! Estava no celular e não percebi que o comentário foi do Sr!
    Grande Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos