Secretaria Municipal de Saude Contra a Polio

Publicado por Elias Filho em 17 junho 2011


               A Secretaria Municipal de Saúde, pelo Sr. Secretário JOÃO BATISTA NETO, através da Equipe da CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO/11, coordenada pelo enfermeiro Hercilio Miranda, divulga em nosso município e principalmente faz saber aos pais e responsáveis de crianças menores de 05 anos, o calendário para esta vacina neste referido ano.
               A campanha de mídia para esta primeira fase começou em nosso município desde o dia 13 de junho, sendo distribuída nas Unidades de Saúde, mas o dia “D” para esta primeira etapa, faz-se neste SÁBADO 18 DE JUNHO, onde todas as crianças de 0 a 05 anos de idade devem ser levadas para receberem as 02 gotinhas da Poliomielite, na Unidade de Saúde Mão Santa (Bairro Macambira), Unidade de Saúde Dr. Joaquim Narciso (Conjunto Cohab), Hospital Dr. Mariano Lucas (BR 343), CEO (Praça Antonio Romão), e na Capela de São José (outro lado da passagem) em nossa Cidade.  
               Com informações do Coordenador Hercilio Miranda, neste dia “D”, nossas crianças receberam somente a vacina contra a Pólio, sendo que as outras estão sendo aplicadas diariamente nas nossas unidades de Saúde, pois o meio mais eficaz para a imunização desta doença é a vacina, e não se tem nenhum registro de paralisia infantil nestes últimos 20 anos, e que a participação dos pais e responsáveis é bastante satisfatória chegando a atingir a meta do Ministério da Saúde que é 95%, pois há divulgações através de veículos auto volantes, a Rádio Web 94 FM, Portais e principalmente pelos Agentes Comunitários de Saúde, por serem profissionais ligados diretamente às famílias nas suas micro áreas.
               Como a primeira etapa acontece de 13 de junho à 15 de julho com o dia “D” neste sábado 18, a segunda etapa acontecerá de 08 de agosto à 16 de setembro com dia “D” marcado para 13 de agosto neste ano.
               A pólio é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador do vírus da doença ou então com fezes humanas. Os sintomas principais são: febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos incapacidade de mexer os membros.
               De acordo o Ministério da Saúde, foram investidos em todo Brasil R$ 46,6 milhões na compra e distribuição das vacinas. Mais R$ 20,2 foram transferidos para os fundos de Saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
               Já o último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba e em 1994 o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando porque a doença não foi erradicada em todo mundo. Segundo a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, índia, Nigéria e Paquistão.
               Além da segunda etapa da vacinação contra pólio prevista para 13 de agosto, também haverá na mesma data a Campanha de Seguimento contra Sarampo. A mobilização para o combate as duas doenças encerram em 16 de setembro. Essa campanha de “seguimento” costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção contra a doença e manter o Brasil longe do risco de epidemias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos