O Flamengo de Buriti dos Lopes

Publicado por Gildazio em 16 junho 2011


      Falar de Futebol Buritiense sem falar de Flamengo e Atlético a história não estaria completa.

    O Flamengo existiu entre os anos de 1977 e 1979, não teve muita duração, porém deixou saudade nos torcedores da época. O time era uma mescla de jogadores aqui da zona urbana, da Barra do Longá e muitos de Parnaíba. Na sua formação inicial tinha jogadores que talvez  o torcedor mais jovem de hoje não imagine que um dia jogaram bola, como Isaias do Jacó, Tirrim do Zé Puba e Zé João da Régia (Já falecido).

     Jogadores como Zé Pirró, Lili, Alemão, João Badaia, Suíta, Pedrinho e Joacir vieram para dar mais qualidade ao nosso futebol. Além do Flamengo existia o Atlético na cidade, também surgido no mesmo período e apesar de pouco tempo de existência de ambos, já existia uma grande rivalidade. Não se fazia campeonatos, jogavam-se apenas amistosos, Flamengo e Atlético jogaram três jogos entre si com equilíbrio total; uma vitória para cada e um empate. O Flamengo fez também amistosos memoráveis contra o Trovão Azul de Araioses-MA, que era a base da seleção daquele município, aqui aconteceu um empate em 1×1 e lá em Araioses vitória do Flemengo por 1×0. Outro resultado expressivo foi 4×0 que o Flamengo aplicou na seleção de Cocal lá na casa deles. O Flamengo fez muitos outros amistosos aqui e nas cidades e localidades vizinhas como Piracuruca, Joaquim Pires, Água Doce – MA e sempre conseguia bons resultados.

     Esta formação da foto foi uma das melhores que teve o Flamengo com destaque para o zagueiro Alemão, o volante Suíta, os meias Areolino e Batista Fonseca, e os atacante Joacir, Natinho e Cambota.

     O Flamengo foi criado pelo desportista Leônidas, que no final dos anos 50 até o começo dos anos 70 também era jogador e com muita qualidade segundo quem o conheceu jogando. Tinha a colaboração dos desportistas Joaquim Padeiro, Benedito Duarte e Geovane da Cooperativa.     

Texto: Toinho Carvalho

6 Replies para “O Flamengo de Buriti dos Lopes”

  1. Avatar socorro(s.sanatos) disse:

    Muito legal,resgatar estas imagens e tão rica história de nossos atletas Buritienses…realmente o nosso esporte,nossos atletas merecem um apoio. Eu estarei sempre na torcida! VLW!!!

  2. Avatar S.Santos disse:

    Parabéns ao Portal Buritiense pelo trabalho…como buritiense fico feliz,por mais essa novidade na INFORMAÇÃO .

  3. Avatar Arnaldo disse:

    O trabalho de todos que fazem o portal buritiense é sem duvida muito especial. Vocês estão de parabéns.
    Essa materia sobre o flamengo é um encontro com a história do nosso esporte.

    Valeu Benetido.(Onde você obteve essa foto?)

  4. Nossa Senhora…Que arquivo, hein?
    Fico feliz que, também no Buriti dos Lopes, o futebol áureo tenha passado e deixado sua memória, como esta acima. Irei levar a cópia deste artigo e esta raridade de foto para minha página de futebol piauiense.

    Aqui deixo meu e-mail para os amigos que queiram publicar artigos sobre o futebol piauiense e ou colaborar com a página mencionada, enviando arquivos desta natureza. Citarei todas as fontes.

    Há poucos dias, pensava eu na inclusão de artigos sobre o futebol buritiense, em futebolpiauiense.wordpress.com. Eis que encontro tal riqueza.

    Parabéns ao site, é bem editado e gostoso em sua navegação!

    Um abraço aos meus amigos do Buriti dos Lopes, terra do meu apreço e de muitos amigos!

  5. Avatar i.carvalho disse:

    Resgatando a cultura buritiense o esporte.

  6. Avatar Raimundo Ferreira disse:

    A qualidade técnica desses jogadores era diferenciada. Tive o prazer de vê-los jogar. jogariam em qualquer clube do futebol nordestino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos