Reflexao da Semana 6

Publicado por Gildazio em 06 junho 2011

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.” 

     Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.

     Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

     Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

     Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais  quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que esta sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem  aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

     Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas  pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No  entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras, a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

Extraído do livro “O amor que acende a lua”, de Rubem Alves. 

2 Replies para “Reflexao da Semana 6”

  1. Avatar Anonimato disse:

    Belíssima reflexão…
    #Me vejo dentro dessa reflexão,pelo momento em que estou passando, sou como o puriá que apesar do fogo tentar transforma-lo em uma belíssima pipoca acaba que queimado. Assim está minha vida por mais q eu lute tentando transformar-me em algo, o sofrimento e a angústia me impede de prosseguir…:(

  2. Avatar Cristiano disse:

    Caro amigo (a) Anonimato.

    Não sei qual transformação você precisa, mas saiba que o primeiro passo para a mudança e o reconhecimento que precisa mudar, vc já fez isto, Olhe para os problemas e os encare como uma oportunidade de vencer mais uma batalha… Não como um empecilho para prosseguir! Você vai obter a vitória!

    “Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa. Consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; esta é seu megafone para despertar um mundo surdo.”.
    C. S. Lewis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3735
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos