1%c2%ba de Maio Dia do Trabalho

Publicado por Gildazio em 30 abril 2011


     Houve uma época em que na cidade observa-se o interesse em ver as coisas acontecer, prova disso eram as passeatas organizadas pelos trabalhadores buritienses, que buscavam reivindicar seus direitos. Inicialmente as passeatas eram organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o passar dos anos o evento passou a ser realizado pela Associação dos Produtores de Arroz e sempre aconteciam nas manhãs de 1º de maio atraindo um número muito grande de pessoas, que participavam de forma entusiasmada da caminhada.
     O evento iniciava-se sempre com a celebração de uma missa em homenagem aos trabalhadores, depois saíam pelas principais ruas da cidade com faixas e cartazes, no final da manhã era oferecido um almoço aos participantes no Fumacê Club, e à noite acontecia uma grande festa no mesmo local. Dentre as reivindicações que os trabalhadores pleiteavam podemos citar a construção de barragens na lagoa, bancos de semente, eletrificação para os campos, construção de canais, solicitação de equipamentos e suplementos rurais, além desses desejos para o trabalho no campo, reivindicavam também melhorias para a comunidade em geral, na saúde, educação, pavimentação das ruas, salários dignos e respeito à classe trabalhadora. 

     As passeatas eram sempre movidas por palavras de ordem, os manifestantes gritavam seus ensejos sem medo de repressões, o resultado dessas manifestações foram as várias conquistas obtidas junto às autoridades, provando com isso que o povo quando se organiza consegue seus objetivos. Infelizmente não mais se vê nos dias de hoje as instituições organizadas planejarem ações como se via antes, seria bom que nós buritienses deixássemos o comodismo de lado e tentássemos  participar  de maneira efetiva na busca por melhorias para nosso município, dessa forma estaríamos nos espelhando no exemplo dado pelas ações dos manifestantes do passado.

Texto: Prof. Gildazio e Neném Calixto

3 Replies para “1%c2%ba de Maio Dia do Trabalho”

  1. Avatar Izael Miranda disse:

    Muito massa!!! A classe trabalhista, a plebe, está puramente imparcial, acomodada, alguns entendem entendem que essas mudanças são adquiridas somente através de críticas, no plano das idéias, os críticos mais radicais como se ver na mídia são cheios de acomodações ao sistema!!! Acreditar no mudança através da luta, da cobrança efetiva dos meios públicos seria mais benéfico que apenas assistir, que apenas ler matérias na frente do computador, da mídia em geral!!!

    Os homens que acreditaram na força da mudança, por terem auto-reflexão de seu tempo como referência, e muitas não aceitarem o sistema, esses homens em sua maioria são os mesmo que estão nos livros de história como os dessas matéria!!!

  2. Avatar emanuel disse:

    tenho saudades dos velhos tempos que os buritienses saiam nas ruas para reinvidicar os seus direitos e cobrar mas dos governantes.infelismente isso está sendo esquecido…..mas acredito nessa nova geração,pois um país só é libertado com idéais de lutar pelos seus própositos.

  3. Avatar Benedito Sousa disse:

    Falar de 1º de maio e não lembrar do saudoso Pedro Doca está louco ou saudade daquele tempo, as pessoas daquele tempo tinha orgulho de sair nas ruas e de serem trabalhadores de verdade e hoje existe isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos