Zezita Sampaio Uma Buritiense Notavel

Publicado por Gildazio em 26 abril 2011


     Zezita Cruz Sampaio foi uma das mais importantes figuras que esta cidade já viu, nasceu no dia 20 de outubro de 1907, filha de Antônio Romão de Sousa e de Maria Florência da Cruz, Zezita sempre foi admirada, em sua juventude atraia a atenção de todos por sua beleza e seu jeito refinado de ser, extremamente inteligente, tinha o dom da escrita e da oratória, sabia expressar-se como ninguém e se fazia compreender tanto por pessoas simples como pelas autoridades.
     De estatura mediana e uma voz marcante, com seu olhar firme e penetrante não hesitava nas decisões, gostava de se manter atualizada lendo jornal da capital e para saber o que se passava no dia a dia da cidade, recebia muitas visitas e com elas conversava sobre os problemas da comunidade, não dava risadas à toa, sua seriedade era respeitada. Zezita Cruz Sampaio casou-se com o Contra-Almirante Gervásio Pires de Sampaio, um ilustre buritiense. Zezita herdou de seu esposo todo o poder e prestígio que este possuía na sociedade buritiense, e graças a isso, mesmo viúva, foi Prefeita de Buriti dos Lopes, através de eleição popular para o mandato de 1959 a 1963, sendo a primeira prefeita na história do município, onde realizou uma brilhante administração voltada para o progresso. Dentre as principais realizações de seu mandato podemos destacar a construção do Fórum Wilson Bona e a Cadeia Pública da cidade, etc…
     Sócia fundadora e presidente da associação São Vicente de Paula que tinha como projeto a construção de uma escola primária voltada para atender aos mais carentes, criada a instituição recebeu como primeiro nome Escola São Vicente de Paula, que anos depois, numa justa homenagem à fundadora da associação, passaria a se chamar Unidade Escolar Zezita Sampaio. Mesmo depois de seu mandato, Zezita foi a maior liderança  política local, pois sempre desfrutava de grande prestigio junto aos políticos na esfera estadual, dentre estes deputados senadores e governadores os quais era muito comum  frequentar sua casa. Em sua na sala, encontra-se o primeiro telefone chegado na cidade, que era geralmente utilizado para se comunicar com as autoridades e serem tomadas decisões voltadas para o bem município. Zezita Sampaio não deixou filhos, morreu no dia 07 de abril do ano de 1984, aos 77 anos, sua morte chocou toda a cidade, Buriti perdia um de seus mitos, porém ainda hoje sua lembrança permanece viva na memória do povo buritiense.

Texto: Prof. Gildazio e Neném Calixto

15 Replies para “Zezita Sampaio Uma Buritiense Notavel”

  1. Avatar Fernando disse:

    Sempre ouvi falar de Zezita Sampaio, porém não conhecia sua história. Parabéns pelo resgate.

  2. Avatar Marina disse:

    Conhecer nosso passado é maravilhoso !

  3. Avatar Roberto disse:

    Nossa como era elegante nossa prefeita!

  4. Avatar Ailton disse:

    Zezita foi exemplo de buritiense com ela a cidade era mais valorizada, tínhamos mais respeito junto aos políticos do estado. Valeu seu Neném, parabéns !

  5. Avatar sidneypimpim disse:

    Muito boa matéria, parabens!!!!

  6. Avatar mario sergio disse:

    valeu seu Nenem, pelo regaste de nossa falmilia………….é bom ter o reconhecimento..

  7. Avatar Benedito Sousa disse:

    Parabéns! Pela matéria ainda criança tive o prazer em conhecê-la e vêla sentada todas as tardes no seu grande terraço.
    Sempra me chamava pra derrubar juçara mais O Genny e seus irmãos entre eles o seu preferido Bernardo o mais novo.

  8. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Endosso as palavras do Ailton. Tive o prazer de conhecê-la. Era uma mulher de personalidade forte, altiva e não tinha medo de enfrentar dos políticos, quando se tratava de defender os interesses de nossa cidade. Coisas do passado.

  9. Avatar LUIZ ORLANDO MARTINS disse:

    Concordo com a maioria das qualidades dadas a Dona Zezita, mais como ela era casada com um tio meu sei que as coisas não eram e nem foram esse mar de rosas todo.
    Luiz Orlando

  10. Avatar LUIZ ORLANDO MARTINS disse:

    Também no texto que fala sobre o almirante falta citar sua primeira esposa Dona Marianna Pires Ferreira e também faltou ser citado o nome da mãe dos filhos dele.
    Luiz Orlando

    1. Avatar Marcelo Portella Nunes disse:

      D. Alice Sampaio Portella Nunes…

  11. Avatar Fco Anjos disse:

    Meus parabens, a riquísssima e valiosa matéria sobre essa ilustre mulher(…)

  12. Avatar Genny Diniz disse:

    É muito fácil falar das pessoas por ouvir falar e se formar opiniões, mas quem realmente viveu e conviveu é bem diferente. D. Zezita para minha família foi mais que uma mãe, chegaria até mesmo a chamá-la de matriarca de Buriti dos Lopes em seus áureos anos. Não são poucas as pessoas que lhe rendem homenagens. Como sou suspeito pra falar digo apenas o meu mais sincero OBRIGADO, por mim e por todos que não tiveram esta oportunidade de conhecê-la melhor. Meu pai a reverenciava por ter confiado nele, isso causou algumas inimizades,mas ele sempre superava tudo. Alguns tem oportunidades e não sabem aproveitá-las. O que sou hoje,ou melhor, o que somosagradeçemos à ela. Lembro-me que uma vez na Escola cheguei a brigar com um colega por me chamar de filho da Zezita,meus irmãos também passaram por isso, mas assim como eu eles só têm a agradecer. Eu nunca esqueci que uma vez ela falou que em uma reunião, tinha apenas 12 anos na época e um senhor a olhou e disse que um dia ainda casaria com ela e realmente aconteceu. São tantas estórias que dariam um livro, me sinto honrado por ter feito parte de um pouco destas histórias. Parabêns aos amigos por mais esta lembrança.

  13. Avatar AILTON BIÔR disse:

    A ex-prefeita de Buriti dos Lopes ZEZITA SAMPAIO e minha saudosa avó RAIMUNDA BIÔR (foto), eram muito amigas e se visitavam constantemente. Dona Biôr me falava que, quando a dona Zezita ia despachar com outras autoridades PRÓ-BURITI, ela vestia o uniforme de seu marido, a saber, o almirante Gervásio Sampaio! Minha avó, residente no povoado Coroa de São Remígio, região rural de Buriti dos Lopes, era muito conhecida no meio político, e por inúmeras vezes foi convidada, para se candidatar como vereadora, porém, sempre rejeitou a hipótese de exercer a vereança. Ajudou a eleger a muitos prefeitos e vereadores que buscavam o seu apoio e liderança, mas nunca quis ser eleita! Certa vez ela estava na casa de Zezita e contemplou as presenças do então governador do Piauí Lucídio Portella (o Lucidão) e a então primeira-dama do estado e que também viria a ser, a PRIMEIRA DEPUTADA FEDERAL pelo Piauí, Miriam Portella, no intuito, de estreitar laços de amizade e majorar apoios político-partidários.
    Minha avó nasceu em 11 de Setembro de 1924. Tinha vários amigos, como os ex-prefeitos Joaquim Narciso de Oliveira Castro, marido de minha querida Dona Jandyra Narciso, Antônio Tavares (Pavão), Guilherme Portella, Chico Val, dentre outros! Desencarnou em 14 de Junho de 2014. Quem a gente ama, nunca morre!
    Ailton Biôr.

  14. Avatar Marcelo Portella Nunes disse:

    História interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos