Municipio Necessita da Criação de Uma Guarda Municipal

Publicado por Gildazio em 23 fevereiro 2011

   
      O problema da violência atinge todos os níveis da sociedade, desde os mais humildes até os mais ricos, todos estão sujeitos a sofrer com a violência que está presente no nosso dia-a-dia. Nesta matéria não iremos discutir quais as origens da violência, mas sim uma forma de coibi-la.  Nossa sugestão seria  a criação de uma guarda municipal aqui em Buriti dos Lopes, que é uma instituição civil, complementar à segurança pública, de cunho social, a nível municipal e regulamentada por legislação própria.
      Considerando-se que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, os municípios, podem através de uma Guarda Municipal, dar a proteção mais ampla possível a seus bens, serviços e instalações, devendo, neste caso, tolher todas as ações de indivíduos, quer de forma preventiva, ou repressiva, quando o objetivo for a preservação da integridade física das pessoas, do patrimônio e dos serviços comunais.
      As ruas, praças e logradouros são bens públicos do Município e uma Guarda Municipal poderia proteger tais bens. Circunstancialmente, e na hipótese de algum malfeitor atuar naqueles locais, a guarda municipal utilizaria de todos os meios disponíveis para deter a atividade delituosa. Contudo, se esta tiver que se apresentar como uma força de segurança comunitária, necessário se faria que buscassem um caminho diferenciado do seguido pelas polícias existentes, criando uma imagem de instituição, inicialmente, orientadora e onde a repressão só ocorreria nos casos excepcionais. Uma instituição onde o cidadão possa ver o guarda municipal, não como uma ameaça, mas como um amigo, protetor e aliado.
     Gostaríamos que com essa matéria o poder legislativo de nosso querido município se manifestasse e elaborasse um Projeto de Lei criando uma Guarda municipal em nossa cidade, pois ela serviria como suporte para as policias civis e militares locais, já que o aparato policial presente aqui é muito pequeno, com a presença deles nas ruas o índice de criminalidade provavelmente iria diminuir e a polução passaria até um pouco mais de segurança, mas para isso acontecer precisamos contar com a boa vontade de algum nobre Edil e principalmente com o suporte do Poder Publico Municipal, que é a mola de sustentação para o bom funcionamento de uma Guarda Municipal, ou seja, a união dos poderes legislativos e executivo local, e acima de tudo com a compreensão e colaboração da comunidade.   

5 Replies para “Municipio Necessita da Criação de Uma Guarda Municipal”

  1. Avatar valdir chaves disse:

    QUANDO FUI CANDIDATO A VEREADOR EM 2008, UM DOS MEUS PRIMEIROS INDICATIVOS SERIA A CRIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL, MAS COMO ISSO NÃO ACONTECEU ESPERO QUE ALGUM EDIL FAÇA ISSO QUE É MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO MUNICIPIO.

  2. Avatar Jota Pereira disse:

    A Lei Orgânica Municipal já prevê desde a sua elaboração a constituição de uma Guarda Municipal, no entanto não determinou da onde sairia o dinheiro para mantê-la. Outro sim não seria mais lógico investir mais em educação em vez de criar uma nova polícia. Para finalizar devo informar ao nobre Bacharel, que o então Vereador PIeca já apresentou Projeto de Lei neste sentido e o Vereador Das Chagas também está apresentando matéria semelhante.

  3. Avatar Benedito Sousa disse:

    ÓTIMA SUGESTÃO GOSTARIA SE ESSE ASSUNTO JÁ ESTAR EM PAUTA NA SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL POIS NOSSA CIDADE JÁ NECESSITA TAMBÉM VALE RESSALTAR A ORGANIZAÇÃO NO TRÂNSITO PRINCIPALMENTE LIGADO A EDUCAÇÃO O QUE COMETE DE IMPRUDÊNCIA NÃO É BRINCADEIRA OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTO TEM COMPROVADO E PRA QUE ISSO NÃO VOLTE ACONTECER JÁ ESTAR NA HORA COLOCAR EM PRATICA.

  4. Avatar Redimiro Júnior disse:

    Como educador até concordo que a educação muda muita coisa no mundo. Mas, temos que admitir que ela é um processo. Sendo assim, quem nos dará segurança enquanto a educação faz seu trabalho? Pois Jesus Cristo foi e é o maior educador do mundo e nunca desconsiderou o papel da lei.

  5. Avatar Redimiro Júnior disse:

    Como educador, até concordo que a educação muda muita coisa no mundo. Mas, temos que admitir que ela é um processo. Sendo assim, quem nos dará segurança enquanto a educação faz seu trabalho? Pois Jesus Cristo foi e é o maior educador do mundo e nunca desconsiderou o papel da lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos