Avenida Querida, Eu Sou O Escravo do Samba!

Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 15 janeiro 2018

          Os Escravos do Samba iniciaram seus ensaios para o Carnaval do Povo 2018. Com a presença do cantor Neto Soares que interpretou os sambas-enredo do Bloco Carnavalesco de Enredo. O local dos ensaios é no tradicional terreiro da casa de Dona Neguinha Soares, componente da Velha Guarda dos Escravos do Samba assim como o presidente de honra, compositor Agenor Rego. Muitos integrantes e entusiastas dos Escravos fizeram-se presentes para ouvir e cantar os tradicionais sambas-enredo dos Escravos que falam da Avenida e de figuras carnavalescas ilustres do passado. Ao término do ensaio houve uma reunião para definir os detalhes da preparação do carnaval e as apresentações. 

          Segundo Professor Gildazio, Os Escravos do Samba foi criado em 1956 por encargo da família Soares, conhecidos desde o início por ‘Bloco da Avenida’, são o mais real e importante patrimônio cultural imaterial de folia rua e festa popular de Buriti dos Lopes dada a sua história e contribuição para a performance do carnaval da cidade. Talvez seja o Bloco Carnavalesco mais antigo em atividade do Estado do Piauí.

          A Associação Cultural Escravos do Samba, de acordo com determinação da Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro, enquadra-se no conceito de “Bloco de Enredo”, que surgiram no Rio de Janeiro sem uma data precisa. São blocos análogos a Escolas de Samba. Possuem samba-enredo, embora normalmente estes sejam mais curtos que os das escolas, fantasias padronizadas, estandarte e bateria. Muitas escolas de samba, especialmente os grupos inferiores, foram Blocos de Enredo. Estas característica supracitadas enquadram-se conformemente na descrição dos Escravos do Samba como Bloco Carnavalesco de Enredo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos