ABACC Faz Visita ao SÍTIO ARQUEOLÓGICO POÇO DA ONÇA.

Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 25 setembro 2017

POÇO DA ONÇA.

             De acordo com o historiador, professor de história e pesquisador Mauro Júnior Rodrigues Sousa, “O Poço da Onça é um complexo arenítico que representa parte do potencial arqueológico do norte – piauiense”. Levantamos a hipótese que o local tenha sido um extenso centro de cerimônias, ou um corredor de povos nômades, dadas as imagens e formações rochosas concentrados neste lugar, contudo, sem muito alento para uma interpretação segura do que tenha sido. Sua riqueza reside no fato de uma grande concentração de pinturas rupestres, vestígios de povos paleoíndios que habitaram temporariamente o local e deixaram registrados em grafismos geométricos a marca de sua presença.

             O complexo arqueológico Poço da Onça situa-se numa área de intercessão entre dois municípios, Caraúbas do Piauí e Piracuruca. Os moradores próximos dos sítios relatam que são terras de “encantaria”, terras encantadas que faziam o gado e vaqueiros se perderam dentro da mata. Os moradores mais antigos levavam enfermos para se curarem lá e onde também caçadores se perdiam, também, se ouve de longe o roncar de um carro, segundo relatos. Há uma grande formação rochosa chamada de Casa de Pedra onde uma leprosa vivia lá com dois filhos (que de fato viveram mesmo por testemunho dos moradores mais velhos) e sobre os perigos de um poço de pedra onde as onças frequentavam para beber no verão.

             As cidades de Piracuruca, Caraúbas e Cocal, possuem um número considerável de áreas arqueológicas em suas adjacências, o que sugere uma possível concentração maciça de populações primitivas em épocas remotas, ainda que haja possibilidade dessas ocupações terem sido sucessivas e temporárias. Essas observações foram baseadas na quantidade de registros rupestres, grutas furnas e abrigos sob rochas encontrados nas cercanias dessas cidades, alavancando o tão propalado potencial arqueológico da região. (SOUSA, Mauro Júnior Rodrigues, Aspectos Etno-Históricos, Geográficos e Arqueológicos do Poço da Onça. Parnaíba-PI, 2011.)

3 Replies para “ABACC Faz Visita ao SÍTIO ARQUEOLÓGICO POÇO DA ONÇA.”

  1. Avatar antonio disse:

    show de bola

  2. Avatar TOIN disse:

    lindo este lugar de propriedade do meu avô, em época de semana santa é bem melhor pra fazer visitas. todo mundo banhando pelado.

  3. Avatar Damaiao disse:

    Lugar muito bonito mais é perigoso foi encontrado gente enterrada naquele local, ano passado encontramos tres caveiras humanas lá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos