Dia 21 de Abril – Há 45 Anos Falecia Wenceslau de Sampaio

Publicado por Gildazio em 20 abril 2017

digitalizar0015

     

     Wenceslau de Sampaio foi sem dúvidas um dos mais importantes políticos de Buriti dos Lopes, nascido no dia 05 de agosto de 1906 era filho de Gervásio Pires de Sampaio e Estefania Vieira Matos, neste 21 de abril fazem exatos 45 anos de seu falecimento.     Sempre a frente de seu tempo Wenceslau foi responsável por dar ares de cidade à sede do município quando pavimentou vários logradouros e construiu a Praça Central, atual Praça Antônio Romão.
     Seu prestígio político incontestável, lhe garantiram um mandato como prefeito e as cinco legislaturas como Deputado Estadual do Piauí, isso evidencia o quanto era respeitado e maior liderança política da região, cabendo a ele por inúmeras vezes, apoiar os candidatos que sairiam vitoriosos nas eleições municipais. Graças a sua intervenção, através de Emendas Parlamentares e Projetos de Lei, muitas obras foram realizadas no município, dentre estas podemos citar a construção do primeiro Posto de Saúde e a Escola São Vicente de Paula, atual Unidade Escolar Zezita Sampaio.
     Grande empresário e fazendeiro, mostrou seu tino comercial e empreendedor com a abertura daquela que seria a maior indústria que Buriti dos Lopes já teve, Indústria Pires Sampaio onde era beneficiada a grande produção de algodão do município em que no auge de seu funcionamento gerava 19 empregos diretos e inúmeros indiretamente.
     Dono de uma personalidade marcante era incisivo em suas colocações, seu temperamento forte o tornava diferenciado, gostava de uma boa prosa era amigo dos amigos, quando necessário utilizava a famosa “Ronqueira”, um artefato de metal no qual colocava-se certa quantidade de pólvora  para produzir um grande estrondo, quando acionada a “Ronqueira” todos já sabiam que deveriam comparecer rapidamente em sua casa. Sempre muito bem vestido, Wenceslau atendia a todos sem distinção, de seu terraço comandava grande parte do cotidiano econômico, político e social buritiense, com voz grave e potente não hesitava diante de decisões importantes para a comunidade. Wenceslau de Sampaio morreu em Teresina no dia 21 de abril de 1972, aos 66 anos de idade.

 

     Conheça história da Indústria Pires Sampaio: https://www.portalburitiense.com.br/2011/02/26/industria-pires-de-sampaio/

 

Texto: Professor Gildazio e Poeta Nenêm Calixto

 

Uma respota para “Dia 21 de Abril – Há 45 Anos Falecia Wenceslau de Sampaio”

  1. Avatar Mario Sergio disse:

    ótimo resgates, parabéns ao editor ……..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos