A Política e a Escravidão Contemporânea

Publicado por Gildazio em 22 junho 2016

               O Código Penal tipifica o trabalho escravo no art. 149. Em tese a Organização Geral do Trabalho – OIT considera trabalho escravo todo o regime de trabalho que explora o trabalhador e o priva de sua liberdade. Não se trata somente da liberdade do corpo, mas liberdade da alma, liberdade de pensamento, liberdade de usar sua plena consciência, liberdade dessas “amarras invisíveis”, que humilham e que o prendem aos seus ditos “senhores”. Estou falando daquilo que mais se ver no cenário local e atual, onde pessoas trabalhadoras são cooptadas para prestarem serviços em troca de favores políticos eleitoreiros, inclusive atrelando outros membros de sua família nessas mesmas amarras.

                 Esses trabalhadores são forçados aos ditames desses inescrupulosos gestores de forma que os mesmos se perpetuem no poder. Todo este procedimento relatado se configura como trabalho análogo à escravidão, haja vista que o bem mais valioso do homem é sua liberdade: liberdade de pensamento, liberdade de ir e vir, liberdade de escolha, enfim liberdade de usar sua consciência.

                 Ainda mais perverso são as falsas promessas de futuros empregos, e também as alegações por benefícios sociais prestados. Quando na verdade, esses alegados benefícios prestados são obrigações legais que os gestores têm compulsoriamente que prestá-los, não são favores, são legítimos direitos das pessoas.

                 Estou postando este editorial alertando aos eleitores buritienses para que não caiam no engodo de falsas promessas, de que uma vez reeleito o atual gestor municipal, esse empregará todo mundo, vai fazer isso, vai fazer aquilo, que sabidamente não realizará, são inatingíveis. Nós já temos o exemplo de uma “tal cartilha”, que não teve e nem terá suas promessas cumpridas.

                  Certo de estar prestando um serviço ao ordeiro povo buritiense, a quem muito respeito e tenho imensa consideração, por isso não desejo que esse pobre sofrido, humilde e trabalhador de Buriti dos Lopes/PI, sofra tantas humilhações perpetradas por gestor ganancioso e inescrupuloso, cujo único objetivo é locupletar-se dos parcos recursos públicos.

14 Replies para “A Política e a Escravidão Contemporânea”

  1. Avatar Clenio disse:

    Parabens Hermann, a referida prática é contumaz em nosso país e remonta aos seus primórdios. Dito isto, é preciso, pois, alertar a sociedade e as autoridades cabíveis pois esta ilicitude é bem sutil e invisivel do ponto de vista de um observador externo, até por não haver resultado naturalistico, mas de peso devastador na alma do cidadão coagido.

  2. Avatar sousa disse:

    parabéns! tava fazendo falta.

  3. Avatar Portela disse:

    Ele tá de volta. Parabéns Hermann. seus comentários são sempre coerentes. Espero que continue com mais frequência.

  4. Avatar Mário Sérgio disse:

    O pior que tudo isso é verdade………essa cartilha da época da campanha passada foi esquecida depois da eleição……….

  5. Avatar Gerardo Junior disse:

    Parabéns Dr. Hermann!!! O Senhor é fera!!!

  6. Avatar Freitas Junior disse:

    Sabias palavras… Um gestor que promete ao seu povo qualquer atividade laborativa sem importar com o custo pra dignidade humana não merece o respeito nem o voto do cidadão de Buriti…. Essa prática tem que ser repelida… Seria o caso pra intervenção do Ministério Público do Trabalho e Eleitoral.

  7. Avatar Sandro disse:

    Grande PROFESSOR HERMANN, você é o Neimar da ENGENHARIA…Quando eu crescer, quero ser igual a você MEU AMIGO!!!!

  8. Avatar Bernardo José dos Santos silva disse:

    E qual foi o gestor que não usou desta tática em nossa cidade, nossa cultura política se abrange a isto, desde sempre houve gestores usando a mesma tática,quando não é emprego e dinheiro e uma garrafa de barro e por ai vai.político sempre vai usar de artimanhas pra ganhar votos, vc sabe eu sei

  9. Avatar Cirovisk disse:

    Excelente matéria…!!!
    O grande engenheiro com o maior conhecimento do ordenamento jurídico do País.

  10. Avatar Zonzobuloz buritiense disse:

    Dada ao alcance proporcionado por essa excelente matéria do Sr. Herman, já estou ansioso pela materia de quarta feira 29. deve ser do balacobaco, papoco grande. Nosso povo buritiense agradece!!
    Eu sou é “PEIXE”.

  11. Avatar Eugênio disse:

    O Hermann como sempre registra temas polêmicos, mas de grande visão social. Nesta seara, entendo que a liberdade é uma condição de autodeterminação de um povo ou nação é o direito que qualquer cidadão tem de se expressar livremente isento de restições externa física ou moral. Gritamos por liberdade e independência e nos livramos de nossos colonizadores, entretanto,essa transição histórica, resultou em um modelo de sociedade patrimonialista onde o patrimônio, o poder político, o poder econômico e o poder social continuaram parte integrante das elites internas, e que se julgam socialmente superiores pelas elites oriundas do povo. Desta forma para manter o status quo, essa classe que se julga dominante mantem na ignorância e na pobreza os menos favorecidos usurpando seu direito a cidadania. Não Hermann não somos livre, o império da liberdade só será estabelecido quando for extinto o império da necessidade. É preciso mudanças e nelas fico com José Saramago; ” A PRIORIDADE ABSOLUTA TEM DE SER O SER HUMANO. ACIMA DESSA NÃO RECONHEÇO NENHUMA OUTRA PRIORIDADE.”

  12. Avatar Júnior Alves disse:

    Ótima reflexão, devidamente acertada ao tempo em que todo o país vive.

  13. Avatar ana sávia disse:

    Parabéns!!
    A atual situação politica de Buriti dos Lopes ,precisa ser vista por todos os cidadãos buritienses ,não se faz politica ,sem respeitar a liberdade de escolha de um cidadão ,todos temos o direito de escolher em quem vamos votar.O Prefeito é eleito para representar um povo e não para ter a prefeitura como um bem seu,ou seja como se fosse uma empresa particular. Povo burititiense vamos modificar essa maneira de se governar.

  14. Avatar Guto Freitas disse:

    Meu grande amigo, seu belíssimo texto tem grande importância nesse momento que atravessamos. Seu pensamento abre uma radiografia apurada do sofrimento de um povo não só da pacata Buriti dos Lopes, mas de tantas outras que, como ela ,sofrem as agruras de péssimos gestores que se utilizam da miséria intelectual de um povo apenas para suprir seus caprichos pessoais. Sua voz não pode calar. AVANTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos