Em Entrevista Exclusiva para o Portal Buritiense, Toinho Tavares fala de Política e Declara Apoio a Júnior Percy

Publicado por Gildazio em 26 abril 2016

     Antônio Ribeiro Tavares, mais conhecido como Seu Toinho ou mesmo Pavão, concede entrevista ao Portal Buritiense e fala da sua contribuição para o desenvolvimento de Buriti dos Lopes, e suas percepções acerca da política local.

1)     Portal Buritiense – Seu Toinho, o Senhor foi prefeito de Buriti dos Lopes por três mandatos e em épocas diferentes. O que o Senhor tira como maior experiência depois de tantos anos envolvido com a política local?

     Em primeiro lugar quero demonstrar minha gratidão ao povo buritiense por me ter confiado o destino de Buriti dos Lopes por 03 mandatos. Especialmente na época em que este município era constituído pelos territórios do Caxingó, Caraúbas e Murici dos Portelas, com uma população aproximadamente de 38 mil habitantes. Cada Eleição era um aprendizado diferente.

     Um cidadão eleito prefeito de um município é considerado um dos principais líderes políticos, carregando uma responsabilidade muito grande durante toda a gestão. Deverá governar sem egoísmo, considerando os bens públicos, ou seja, o patrimônio municipal como coisa que pertence exclusivamente ao povo, portanto, trata-se de bens impessoais, principalmente considerando que o prefeito municipal e bem remunerado mensalmente, ou seja, pago para administrar o município e deverá fazer o possível e impossível para trazer o bem estar a toda população, deixando de lado e esquecendo qualquer perseguição política partidária.

2)     PB- Governar um município não é uma tarefa fácil, pois são comuns opiniões e interesses divergentes de pessoas que apoiam e compõem a base aliada. O que é preciso para se manter um grupo unido sem rupturas que podem mudar os rumos de uma eleição?

     Para manter unido um grupo vencedor de eleições municipais é preciso que o líder dialogue constantemente com os partidários coligados, dividindo o bolo político e administrativo proporcionalmente a cada grupo sem qualquer discriminação. Nunca, em momento algum, deverá pensar exclusivamente em sua família originária, pois o prefeito eleito já foi prestigiado com o mandato que o povo lhe deu e além disso é bem pago para administrar, pois tem: alto salário, dispõe de carros, combustíveis, alimentação, hospedagens, motorista, assessores, seguranças, vigias,e outras coisas mais. Além de 15 diárias mensais, tudo isso pago pelos cofres públicos.

3)     PB-Há menos de 06 meses das eleições, muitos boatos e rumores surgem sobre possíveis alianças. É possível imaginar um cenário com antigos aliados ou até mesmo antigos desafetos em um mesmo palanque?

     Sim, é possível, pois caso idêntico já aconteceu na eleição passada. Os pré-candidatos para as eleições de 2016 estão praticamente definidos, portanto, os palanques pertencem aos pré-candidatos: Professor Júnior Percy X atual prefeito.

4)     PB-Um secretariado atuante e eficiente em sua pasta pode ser decisivo para manter unido um grupo e um alto nível de aceitação, no entanto, na sua visão, que áreas são as mais carentes de um trabalho de qualidade em Buriti dos Lopes?

     Considerando o elevado números de pessoas carentes que não dispõe de recursos financeiros para custear tratamentos de saúde que exige deslocamento para outros centros, principalmente para a capital, é de grande valia uma Secretaria de Assistência Social que trate com dignidade e igualdade as pessoas necessitadas, independente de posição política, dessa forma sim, seria um trabalho a altura do merecimento do povo.

5)     PB- Depois de tantos anos dedicado e envolvido com a política, qual seria a grande motivação para o Senhor continuar na vida pública?

     Convém salientar que em momento algum deixamos de participar ativamente da política, seja municipal, estadual ou federal. Sempre optamos por um candidato. Vivemos constantemente em contato com o povo e políticos locais, além disso, somos procurados pelo povo do município que nos incentivam a permanecer atuante na política.

6)     PB- Quando o senhor foi prefeito, certamente deve ter enfrentado inúmeras dificuldades para gerir o município, se naquela época tivesse havido tantos programas federais e tanta facilidade para conseguir máquinas e equipamentos para o município como temos agora, como acha que estaria o desenvolvimento de nossa cidade hoje?

     Quando assumimos a Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes pela primeira vez o município tinha 1.704 km², com uma população já citada, limitava com Piracuruca, Joaquim Pires, Parnaíba, Cocal e Maranhão.

     Nesta época Buriti dos Lopes não tinha sequer o antigo curso ginasial, envidamos todos os esforços e implantamos o Ginásio CNEC.

     Através do Polo Nordeste, criado pela Secretaria de Planejamento do Estado com a grande ajuda do nosso imprescindível amigo Borginho, irmão de José Maria Borges (de saudosa memória). E através desta, e outras parcerias,  conseguimos trazer para nosso município as seguintes benfeitorias:

  • Eletrificação de toda zona rural do município, inclusive do Caxingó, Caraúbas, e Murici dos Portelas;

  • A ponte da localidade Estreito, sobre o Rio Longá;

  • A ponte do Jandira (através do Ministro Reis Veloso);

  • A agência do Banco do Brasil, que primeiro atuou como posto avançado;

  • O sistema de telefonia fixo (antiga TELEPISA);

  • Primeiro ônibus escolar para o município;

  • A Unidade Escolar Deputada Francisca Trindade e o Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB (através do Governador Wellington Dias;

  • O Programa de Agente de Saúde e de Endemias;

  • O Hospital Mariano Lucas de Sousa (inclusive fizemos a doação o terreno);

     Além dessas parcerias, foi resultado de nosso esforço e trabalho a construção e realização das seguintes obras:

  • Escolas e Postos de Saúde em diversas localidades da zona rual;

  • Fizemos 70% do calçamento existente na zona urbana de Buriti dos Lopes;

  • Fizemos o calçamento de Buriti dos Lopes à localidade Barra do Longá com recursos próprios do município, independente de convênios;

  • O Ginásio Poliesportivo Gov. Mão Santa;

  • O Cemitério da Igualdade;

  • A Unidade Escolar Nazila de Sousa Pires;

  • A Creche Tia Lúcia;

  • A Praça no Bairro Outro Lado da Passagem;

  • A Praça da Barra do Longá;

  • A Praça da Coroa de São Remígio;

  • A Praça do Estreito.

  • Empiçarramos a estrada da Coroa de São Remígio e grande região do Espírito Santo.

  • Fizemos a distribuição de vários lotes de terras em aforamento dentro da cidade de Buriti dos Lopes;

  • Ampliamos a Unidade de Saúde Básica da Praça Antônio Romão e denominamos de Demerval Castelo Branco Diniz;

  • Reconstruímos totalmente a Praça Antônio Romão como uma nova planta denominada “Estrela de quatro pontas”;

     Vale salientar que naquela época a prefeitura não possuía sequer um trator de pneu para fazer a recuperação de estradas. Tudo era difícil, ao contrário de hoje que o Governo Federal fez e faz doações de máquinas de grande porte, como: Pá mecânica, Niveladora, Caçambas, Carro Pipa, Retroescavadeira, diversos Tratores de Pneu, Ônibus Escolar, e vários convênios nas áreas de Saúde, Educação, Serviço Social e até distribuição de Cisternas.

     Se naquela época em que estivemos a frente da Prefeitura de Buriti dos Lopes, tivéssemos tido a oportunidade de receber todos esses benefícios que hoje são destinados aos municípios, teríamos triplicado nossas realizações, obras e investimentos.

7)     PB- O jeito de fazer política tem mudado ultimamente ou tem mudado apenas as pessoas?

     Sim, realmente tem mudado o sistema de fazer política pois alguns candidatos trabalham exclusivamente pensando na compra de votas, esquecendo de prestar serviços voluntários à comunidade. O que a nosso ver é lamentável.

8)     PB- Geralmente os políticos para serem eleitos e conquistar o eleitor, às vezes, faz promessas consideradas impossíveis de serem realizadas. Que tipo de promessa o Senhor tem visto acontecer e jamais faria? Ainda é possível ganhar uma eleição com esta tática?

     Prometer emprego de servidor público sem o respectivo concurso público. Isso é uma prática ilegal.

9)     PB- Manter um diálogo com as classes de trabalhadores é fundamental para o sucesso na política. Como era sua relação, por exemplo, com os professores, os médicos e demais funcionários do município ?

     Meu relacionamento como corpo docente do município era ótimo. Inclusive fizemos convênio com a Universidade Estadual do Piauí para qualificarmos nossos professores municipais, que tiveram acesso a um curso superior, coisa nunca vista em Buriti dos Lopes.

     Em relação aos médicos, eles eram ligados diretamente ao Secretário de Saúde, era de quem mais próximos. E os demais funcionários, muitos deles conquistaram a efetivação através de concurso público.

10)     PB-Em um sistema representativo como o nosso a participação da sociedade na política é fundamental para a tomada de decisões. Que conselhos o senhor dá para quem quer iniciar na vida política?

     O cidadão que desejar ter sucesso na vida pública terá que efetivamente prestar serviços diretamente a comunidade.

11)     PB- É de conhecimento de todos que a realização de obras é o carro chefe para quem quer se manter no poder, no entanto, a relação com as pessoas e a forma como estas são tratadas não lhe parece ser bem mais importante, podendo até interferir no resultado de uma eleição?

     Na verdade o bom relacionamento é primordial para o sucesso de quem quer se manter no poder. O povo conhece a maneira como um chefe político cumprimenta as pessoas e quando são tratadas com elegância e distinção. Isto indispensável para o resultado de uma eleição, além da realização de obras, muitas vezes consideradas superfaturadas.

12)      PB – Finalizando nossa entrevista gostaríamos de saber se o Senhor já decidiu que grupo político contará com sua valiosa presença e o que foi decisivo para sua tomada de decisão?

     No momento estamos incentivando o grupo do pré-candidato Professor Júnior Percy.

    Embora tenha participado ativamente de uma reeleição, isso porque a lei me dava direito, mas sempre fui contra a qualquer reeleição pois temos obrigação de dar oportunidade aos demais correligionários.

9 Replies para “Em Entrevista Exclusiva para o Portal Buritiense, Toinho Tavares fala de Política e Declara Apoio a Júnior Percy”

  1. Avatar Jonas Neto disse:

    O Senhor Toinho fala na pergunta número 03 em antigos aliados, mais será que aqueles que o Pavão tanto ajudou e tanto fez saberão agora o valor da palavra GRATIDÃO?

    Eu acredito que não saberão, espero estar enganado!!!

    Toinho tá com o povo, é toinho de novo, de novo!!!

  2. Avatar João Amaro disse:

    Bem lembrado Jonas, eu conheço um monte de gente que só são o que são hoje graças à ajuda do eterno Pavão, e tenho quase certeza que muitos destes já esqueceram o quanto seu Toinho os ajudou, sabe aquela frase “bocado comido, bocado esquecido”, pois é. Quem não é grato a quem lhes ajudou, vai ser grato a quem???

  3. Avatar Mariasilva disse:

    Seu toinho voce respeita e tem atenção por todo buritiense, näo se incomode com os revoltados. Se pra uns voce não tem mais valor , para outros você continua o mesmo.

  4. Avatar Josejoao disse:

    Pavão voce fez a melho escolha, tamos juntos.

  5. Avatar Soli disse:

    Toinho voce esqueceu que foi voce que conseguiu a água do estreito junto com a associação.

  6. Avatar Parada dura disse:

    Até que enfim alguém falou uma coisa certa.prefeitura não tem dono, tem administrador e é por temporada.
    Hoje se usamos um carro publico para tratamento de saude, se as máquinas publicas vão fazer serviço para alguèm, enfim, qualquer coisa a favor do povo, querem que o beneficiado fique sujeito como se tivesse devendo favor. Tudo que é público é do povo. É bom que isto fique bem claro. Quem esta administrando a prefeitura é que deve favor ao povo por está lá. Seu Toinho sempre foi bom e sempre será.ele ainda tem o povo dele doa a quem doer. Estamos firme se toinho.

  7. Avatar Cris disse:

    E isso ai seu toinho admiro muito vc.

  8. Avatar sousa disse:

    Seu toinho, se quer participar da vida publica saia mais de casa, visite mais as pessoa.

  9. Avatar Ana Sávia disse:

    Parabéns,pelas belas palavras. Estaremos juntos em mais esta campanha politica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos