Buriti dos Lopes é uma Cidade que não Protege seu Patrimônio Histórico, sem Lei de Tombamento Correm Risco de Desaparecer

Publicado por Gildazio em 05 novembro 2015

     Casarões antigos de Buriti dos Lopes estão entregues a própria sorte, sem uma legislação municipal que os proteja eles correm risco de desaparecer do nosso cotidiano. A imagem que usamos como ilustração é  do mais importante patrimônio histórico que este município possui e que no momento se encontra abandonado. Nele moraram as principais figuras da política buritiense, como o Almirante Gervásio Sampaio (Vice-governador do Estado do Piauí e Intendente Municipal),  O Deputado Wenceslau Sampaio (04 mandatos de Deputado Estadual e Prefeito Municipal), Zezita Sampaio (Primeira mulher a ser eleita como Prefeita no Nordeste) e o Deputado Paulo Silva (Deputado Federal e Secretário Estadual de Meio Ambiente).

     A imponente edificação foi durante muitos anos o centro dos debates políticos do município e região, nele estiveram como visitantes os Presidente da República Brasileira: Getúlio Vargas, Garrastazu Médice, João Goulart  e José Sarney, este ultimo quando ainda era deputado pelo Maranhão. Também visitaram o casarão os Governadores do Estado do Piauí: Petrônio Portela, Lucídio Portela, Helvídio Nunes, Alberto Silva, Hugo Napoleão, Mão Santa, Dirceu Arco Verde, Chagas Rodrigues, Djalma Veloso, Eurípedes Aguiar, dentre outros.

     Os antigos prédios de nosso município são importantes instrumentos que nos reporta numa viagem ao passado e ilustram nossa memória afetiva, sem eles perderemos muito de nossa identidade enquanto buritienses, pois figuram em nossa mais doces lembranças da infância. Protege-los é garantir que nossas recordações sejam salvas, é possibilitar às gerações futuras a oportunidade de conhecer um pouco de nossa história. O município de Buriti dos Lopes precisar ter uma Lei de Tombamento  do nosso patrimônio histórico e cultural, nossos bens materiais necessitam de uma legislação que os guarneça da ação do tempo e uma possível especulação imobiliária.

3 Replies para “Buriti dos Lopes é uma Cidade que não Protege seu Patrimônio Histórico, sem Lei de Tombamento Correm Risco de Desaparecer”

  1. Avatar francisca pereira disse:

    é uma pena ver o descaso com patrimonio de nossa cidade.

  2. Avatar Mario Sergio disse:

    Belas lembranças passei parte de minha infância brincado por ai.valeu ..

  3. Avatar Hermann Diniz disse:

    Meu “CASARÃO”, outrora pertencente a família de EPAMINONDAS CASTELO BRANCO, não será demolido, muito pelo contrário, deverá ser restaurado assim que passar para a “futura” Fundação Josefina Duarte Castelo Branco Diniz. Dessa forma presevando o Patrimônio Histórico de Buriti dos Lopes/PI.
    Devendo ali funcionar: Centro Cultural, Espaço Digital, Biblioteca, Salão para Exposição e outras atividades de interesse da população buritiense. AGUARDEM 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos