Até Quando nossos Olhos Estarão Fechados para essa Triste Realidade?

Publicado por Gildazio em 12 setembro 2015

          Estas duas imagens foram feitas do mesmo local num intervalo de menos de 02 anos, ao compara-las podemos ver o acelerado processo de desaparecimento de nossa palmeira real. Quando publicamos a primeira imagem tínhamos a intenção de alertar as autoridades constituídas no município de Buriti dos Lopes para esse problema, quase dois anos depois retornamos a falar sobre essa temática vergonhosa, o que nos deixa profundamente entristecido é ver que nesse período absolutamente NADA foi feito, nenhuma atitude ou ação foi realizada. Nossos representantes não deram a menor importância para o alerta que fizemos, não ligaram para o nosso lamento ou simplesmente fecham os olhos para essa realidade tão triste.

          Sabemos que essa postagem certamente chegará aos nossos governantes e mais uma vez tentarão colocar um viés político  para o alerta que estamos fazendo, na verdade nossa intenção é pedir aos responsáveis pela administração de nosso município que tomem alguma atitude para tentar resolver essa questão, que busquem uma alternativa para salvar nosso maior patrimônio.

11 Replies para “Até Quando nossos Olhos Estarão Fechados para essa Triste Realidade?”

  1. Avatar Ana Maria Gonçalves disse:

    Tudo bem, as autoridades precisam fazer algo… Se é que não está fazendo.
    Mas nós quanto sociedade civil, devemos e podemos fazer algo.
    Vcs do Portal Buritiense, fazem parte de uma Associação pq tb nunca fizeram nada.
    Muito fácil né cobrar e cobrar. Manifestar só pela net não vale.
    Muito fácil falar kd a atitude?
    Vamos lá saiam da frente dos computadores e coloquem mão na massa.
    Já pensou em ir diretamente as autoridades, pedir aos vereadores, audiência, pedir ajuda.
    Que tal juntar a população nisso.
    Cada um fazendo sua parte. Que tal ir nas casas que estão ao redores do brejo e conscientizar quanto a preservação.
    Estou fazendo a minha parte e vcs?

    1. gildazio gildazio disse:

      Cara Ana Maria,

      O Portal Buritiense não faz parte de nenhuma associação, todavia, alguns de seus colunistas participam sim da Academia Buritiense de Artes Ciências e Cultura – ABACC, para seu conhecimento essa entidade tem procurado sim fazer alguma coisa, ela elaborou um projeto para revitalização daquela área onde levou o maior especialista brasileiro em recuperação ambiental, Doutor Valdemar Rodrigues, para fazer uma visita ao nosso brejo e realizar uma avaliação inicial do problema. O mesmo especialista, a nosso pedido, também realizou uma palestra sobre o tema para centenas de alunos da Escola Deputada Francisca Trindade. É necessário informar que uma comissão da ABACC entregou nas mãos do senhor prefeito, para seu conhecimento e necessária autorização, uma cópia do projeto, para que este posso ser aplicado, infelizmente hoje depois de um ano e e oito meses ainda não foi dado nenhum retorno.
      Você disse que está fazendo sua parte? qual seria?

      Redação

  2. Avatar aos políticos e empresários que sempre se deram bem quando o assunto é brejo. disse:

    E muitos ainda vão morrer até que um belo dia as autoridades locais e regionais tomem alguma atitude séria e compromissada com o bem público. Esqueçam todos, de atitudes sérias das pessoas( digo políticos) de nossa cidade neste período e no próximo ano. Qualquer atitude que se venham a tomar tem que ser a longo prazo e longo prazo não gera voto que é algo de curto prazo. As pessoas que botam em seus slogan que amam Buriti, que são da terra são as primeiras a colaborarem com com a situação dramática evidenciada. Cadê um projeto da administração de recuperação ambiental já que em seus quadros têm especialistas em meio ambiente, em manejo ambientam, agrônomos, “engenheiros”, advogados e principalmente políticos de carteirinha que sempre se utilizam do brejo, da lagoa, das questões ambientais para se dar bem, com seus discursos bonitos, panfletários?
    Cada gestor do passado de nossa cidade fez um pouquinho para ajudar a destruir a nossa melhor área verde, tão cantada em versos e tão olhada a distância com sorriso de saudade.Primeiro permitiram que se apossassem de terrenos, cavassem poços na área do brejo, aterraram uma enorme área para uma rodoviária que passou mais de dez anos para ficar pronta e que fora apelidada de pocilga ou estrebaria até pouco tempo e o pior, não vai funcionar tão cedo.
    Estão botando culpa na crise hídrica, na Dilma, no Lula, nas estrelas, mas não reconhecem que são os principais culpados, não admitem ser questionados com boas ideias de outras pessoas.
    Acompanhamos o brejo ser transformado em um terreno deserto, as casas históricas da cidade serem derrubadas sem nenhuma consciência cultural, monumentos serem pintados sem nenhum tipo de orientação.
    Esperamos que isso um dia sirva para os empresários de nossa cidade deixarem de pensar apenas em ganhar o dinheiro do povo através de seus empreendimentos sem fins sociais, culturais em principalmente ambientais. Que sirva para politiqueiros de platão aprenderem a se preocupar com a natureza sendo degradada, aniquilada. Que sirva ainda para a população de nossa cidade se revoltar todos os dias quando ouvir falar de preservação do brejo em dias de campanha política que se aproxima, seja lá de quem for o lado.

  3. Avatar JUSCELINO VAL disse:

    Buriti dos Lopes está cheio de falsos moralistas, que mesmo sabendo dos verdadeiros problemas e suas soluções, ficam vendendo notícias falsas para confundir parte da população, não tanto instruída.
    Buriti é uma palmeira de terrenos de brejo, não se consegue cultivar essas palmeiras por simples irrigação. Portanto o problema dos nossos buritizais iniciou-se ainda bem no passado, pois desde o princípio optou-se pela forma mais econômica de captação e distribuição de água. A nossa Buriti dos Lopes, tem um aquífero superficial bem rico, e raso, ao ponto de aflorar, os famosos minadores de nossa cidade, que, se nos atentarmos, vamos lembrar que eram muitos e ao longo dos anos vem diminuindo, ou seja, a AGESPISA faz uma exploração de água de forma predatória, e com isso rebaixa o nosso lençol freático e consequentemente acabou, literalmente, com o brejo que mantinha os nossos buritizais. Portanto enquanto a AGESPISA, continuar ganhando dinheiro fácil em nossa cidade e não fizer um sistema de adução de água do Rio Parnaíba para abastecer os domicílios de nossa cidade, jamais irá acontecer a revitalização dos brejos e, consequentemente, a revitalização dos buritizais.
    Cabe ressaltar que estamos falando de uma obra de milhões de reais, mas que mesmo assim se justifica, não somente para devolver para Buriti dos Lopes uma condição hídrica pré-existente, mas para poder fornecer uma água tratada, como a que nós pagamos e não recebemos. A culpa dessa situação é indiretamente de todos que consumimos a água da AGESPISA, e não somente de quem possui um poço tubular nas redondezas do brejo. Devemos sim cobrar das autoridades uma solução definitiva para o problema e não simples ações paliativas e despropositadas. Sem a revitalização dos riachos jamais haverá a revitalização dos buritizais. FICA A DICA…

    1. gildazio gildazio disse:

      Caro Juscelino,

      Embora que seu comentário tenha se iniciado de maneira insensata, vale dizer que em parte ele está correto, pena que muitos assim como você usam o ACHISMO e especulam na tentativa de encontrar uma causa para o problema, e foi exatamente por conta disso que a ABACC trouxe até nossa cidade, como já disse, o maior nome nacional em recuperação ambiental, queríamos ouvir alguém que realmente sabe o que esta dizendo, ele tem conhecimento de causa por já ter realizado trabalhos semelhantes em várias outras cidades, e se você ou as demais autoridades de nossa cidade tiverem realmente interessados nessa questão procure nossa entidade, ela certamente está esperando todo o apoio que atual gestão pode e tem a obrigação de dar.

      Gildazio

  4. Avatar recado disse:

    Acreditamos que uma quebra de braços entre os grandes de nossa cidade possa engrossar uma linha que ajude a costurar essa triste situação de abandono pela qual o brejo passa já há algum tempo. muitas foram as promessas de campanha que ouvimos para promover o bem estar de nossa gente.Como vão ficar os velhinhos do futuro que se banhavam quando crianças no riacho buriti, se escondiam de seus pais, roubavam mangas e cajus, com suas memórias apagadas. Ao invés de contratarem aviões do forró e muitas outras bandas desproporcionais a nossa situação econômica, porque não contratar um profissional que pode ajudar a entender melhor nosso maior patrimônio ambiental e praticamente no centro da cidade. não somos contra também as festas que alegram o povo, mas por que três bandas agora em setembro e não apenas uma boa, quem se alegra com três se alegra com uma boa. Essas respostas do sr… não justificam só por cima da situação, é preciso uma análise mais criteriosa mais científica.
    Mudando um pouco de assunto, o sr… viu como é bom ter um direito de resposta, onde você possa expor suas opiniões de forma democrática, no portal de seu governo ninguém que não seja da maquina administrativa pode pensar em responder nenhum comentário porque sabemos que não será ativado. Se você não pudesse se manifestar em suas opiniões como daria o direito de resposta à excelentíssima senhora vereadora ao projeto que levou o nome do posto a uma médica da cidade. Cadê as discussões acalouradas, com os políticos, com a sociedade, sua contribuição para um projeto de uma cidade mais justa e democrática? Você é uma pessoa inteligente, rápida na resposta, antenado nas discussões, nas normas que regem o serviço público. Deveria se afastar das coisas que enriquecem o ego e a satisfação pessoal e se aproximar mais das coisas éticas, igualitárias que tanto precisamos!!!

  5. Avatar Mario Sergio disse:

    Infelizmente nenhuma autoridade seja municipal, estadual ou federal, irá fazer nada para mudar esse quadro deplorável e vergonhoso em nosso município, nossa flora fica padecendo e com seriíssimo risco de desaparecer por completo, pelo simples fato desse tipo de manobra para reverter à extinção das palmeiras que deram origem ao nome do nosso município não dar voto…..

  6. Avatar Caubi Castelo Branco disse:

    Sr. Redator e demais leitores:
    É creditado (embora não corretamente) à Voltaire a máxima de que “eu posso até não concordar com o que você diz, mas defenderei com minha morte o direito de você o dizer”; neste sentido, este blog realiza com precisão, e com o verdadeiro princípio do direito da livre expressão da imprensa, a liberdade de assim se manifestarem aqueles que pensam diferente, independentemente da roupa política que vestem, inclusive de alguns que perdem a oportunidade de preservarem o silêncio como melhor resposta.
    Parabéns pela oportunidade que deu às autoridades de repararem, mais uma vez, um deslize que parece tão evidente, mas que elas (as autoridades) fingem não ser de suas responsabilidades.
    Siga no seu desiderato de denunciar as questões do município.

  7. Avatar Hermann Diniz disse:

    Prezado Prof. Gildázio – Nobre Editor do Portal Buritiense,
    Sendo costumeiro leitor deste portal, as vezes me arvoro em comentarista de algumas matérias, sendo assim, sempre que são editadas matérias sobre o Brejo do Buriti, estas me interessam sobremaneira.
    Em primeiro lugar quero dizer que a Agespisa não pode e não deve ser culpada da falta d’água no Brejo do Buriti, uma vez que a água proveniente dos poços artesianos, captada pela Agespisa provém de aquífero confinado abaixo do embasamento cristalino. O aquífero livre (água freática) que abastecia o Brejo do Buriti desapareceu predominantemente em razão do desmatamento descontrolado dos morros que circundam a cidade de Buriti dos Lopes/PI, e pelos constantes aterros realizados nas áreas baixas, próximas ao Brejo do Buriti, que faziam a reserva hídrica necessária a manutenção desse aquífero livre (não-confinado).
    Esta ideia de atacar a Agespisa é um mero questionamento político partidário e um equívoco técnico de engenharia.
    Soluções para salvar, preservar e embelezar o Brejo do Buriti existem, e muitas, porém altamente onerosas para quem resolver assumir tal responsabilidade.
    Não cabe aqui detalhar os projetos exequíveis dessas soluções, contudo creio que seria de bom alvitre, para começarmos a pensar em salvar nosso brejo, a criação de uma comissão multidisciplinar composta por: Urbanistas, Biólogos, Geógrafos, Botânicos, Geólogos, Agrônomos, Engenheiros Florestais e Engenheiros Civis, para apresentação de tais projetos de recuperação e reflorestamento do Brejo do Buriti.
    Eu, HERMANN DUARTE CASTELO BRANCO DINIZ, proprietário de uma faixa do Brejo do Buriti me comprometo publicamente a destinar minha faixa alagável do Brejo do Buriti para criação de um Parque Ecológico em benefício de toda a população do Município de Buriti dos Lopes/PI, mediante direitos positivados no Código Civil de 2002, tudo sob a supervisão do Ministério Público.
    Sobre o Brejo do Buriti eu escreveria dezenas de páginas, sem a menor dificuldade, tanto do ponto de vista técnico como histórico, mas não quero cansar os leitores.
    Quero agradecer ao Prof. Gildázio pelo seu empenho na preservação do Brejo do Buriti e que pode contar com minha ajuda nesta luta.

  8. Avatar Professor Filho disse:

    Que discursão boa essa. Penso que precisamos fazer agora uma ponte entre o FALAR e o AGIR.Sabemos cobrar mas não abrimos mão de muitas coisas que foram ditas em nossos discursos.Estamos juntos vcs não estão sozinhos.Entretanto, do discurso à ação, este é o caminho.
    Professor Filho.

  9. Avatar Hermann Diniz disse:

    Parabéns Prof. Filho,

    Como já falamos muito sobre este tema: Brejo do Buriti. Venho em nome do “AGIR” solicitar a Vossa Senhoria que desde logo liste e convoque as pessoas realmente interessadas em salvar o Brejo do Buriti, para uma reunião preliminar. Coloco o meu casarão à disposição para realização de tal evento. Siga em frente que a causa é nobre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos