Professores Lotam a Câmara na Sessão de Apresentação do Novo Plano de Cargos e Salários

Publicado por Gildazio em 13 novembro 2013

          Os Professores da Rede Municipal de Ensino de Buriti dos Lopes lotaram a Câmara de Vereadores na noite de ontem, 12 de novembro, naquela ocasião estava sendo apresentado o Projeto de Lei Nº 026/2013 que dispõem sobre o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos Servidores da Educação do Município de Buriti dos Lopes. Ao iniciar a sessão o Presidente da Casa, Vereador Roberto, atendendo o pedido dos professores, autorizou a leitura da matéria em sua íntegra e a cada artigo que era lido causava revolta e indignação dos professores presentes, estes, usando “palavras de ordem”, pediam aos parlamentares que não aprovassem um projeto que desvaloriza o profissional da educação.
Veja o Plano Retificado: Plano Retificado

          Dentre os vereadores presentes somente Iranildes Braga e Jaqueline Brito usaram a fala para comentar o Projeto em discussão. Iranildes fez um comparativo, apresentando um resumo dos valores recebidos pelo município em 2012 e 2013,  e disse que a Prefeitura recebeu esse ano quase 300 mil a mais que o ano anterior, portanto, não entendia os motivos para o município apresentar um plano com perdas salarias para os profissionais da educação, nem tampouco entedia como pessoas que até o ano passado defendiam com unhas e dentes a classe dos professores agora faziam exatamente o contrário . Em sua fala Jaqueline também garantiu apoio irrestrito aos servidores da educação municipal, que estaria ao lado dos professores e não votaria a favor de qualquer matéria prejudicial ao mesmos, argumentou ainda que se o município tem intenções na aprovação de um novo plano que convoque os professores para um audiência pública e seja feita uma ampla discussão do mesmo.

          Quem também usou a fala foram os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação – SINTE-PI, Professora Nádia e Professor Roberto. Segundo a Professora Nádia aquela situação era algo incomum em sua vida sindical, disse que nunca tinha ido a uma Câmara de Vereadores pedir pela reprovação de um Plano de Cargos e Salários, que sempre teve que lutar pela aprovação destes, no entanto, o plano apresentado pela gestão municipal era vergonhoso e que jamais deveria ter sido elaborado, é um plano que só traz prejuízos aos servidores da educação, pediu que os vereadores da bancada situacionista levasse um recado ao Prefeito Municipal, que informassem a ele que os professores não querem um novo Plano, mas sim que o atual seja cumprido, que pague o piso salarial nacional, que garanta as progressões e que pague as férias sem que seja necessário o servidor recorrer à justiça.

          Professor Roberto iniciou sua fala informando aos vereadores da bancada situacionista que os professores estavam ali cobrando somente aquilo que lhes era de direito e que refletissem bem quanto a aprovação da matéria apresentada, falou que se município tem interesse em fazer uma gestão diferenciada que contrate uma empresa que saiba fazer o serviço, somente assim se evitaria aberrações como esta que estava em discussão, lembrou que valorizar os  professores não é tirar destes inúmeros benefícios conquistados, e ratificando a fala da Professora Nádia, disse que os professores não precisam de um novo Plano de Cargos e Salários, mas sim que o atual seja cumprido à risca.

9 Replies para “Professores Lotam a Câmara na Sessão de Apresentação do Novo Plano de Cargos e Salários”

  1. Avatar Fatima Castro disse:

    amigos buritienses, professores, pais de alunos, alunos e a sociedade em geral.
    Estou longe, mas durante todo esse ano estive em todas as manifestações reivindicando meus direitos e de meus colegas professores. Gostaria de convocá-los a dizerem não a esse plano. A grande verdade não é que não se tem dinheiro para pagar professores, é que essa administração não nos vê com bons olhos. Desde o início do ano, atrocidades aconteceram, sou conselheira (suplente)do FUNDEB, escolhida em votação e no mês de julho fui informada em reunião que não deveria mais participar os suplentes, e só participariam se fossem no lugar do conselheiro titular. No mês de agosto não fui convocada à reunião, e em setembro depois de informar aos quatro ventos que sou escolhida por minha classe e deixar claro que iria atrás de meus direitos, recebi o comunicado da reunião, infelizmente, devido atividades de urgência na escola, não tive como comparecer à reunião. Queria só deixar claro que, nesta administração, quando falamos somos mal vistos, não sabem fazer administração com divergências. Eu certamente, atrapalhava os planos da gestão. Agora com esse novo plano, imoral, ilegal, cai a ficha. A ADMINISTRAÇÃO É INIMIGA DOS PROFESSORES. JUSTAMENTE DOS QUE LEVAM BURITI AO TOPO, POIS É, SÓ PODEMOS CRESCER COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, E QUALIDADE É DESRESPEITAR PROFESSOR? É COLOCAR UMA DIREÇÃO NAS ESCOLAS QUE HUMILHA PROFESSORES? É SER DITADOR?
    Fico a pensar, o que esperam com tudo isso? Um bom resultado no IDEB? um sucesso no PNAIC? Pensam que realizando uma palestra no dia 29 de outubro, por sinal de muito mal gosto, irão contribuir com a educação? Gostaria de saber que parte de nosso salário aquela palestra levou para ela? Gostaria de saber, quanto pagaram para cada uma daquelas pessoas que leram o novo plano, no espaço em que intitularam de: O PROBLEMA NÃO É MEU.
    Amigos buritienses, já esteve aqui Aviões do Forró, levando o que não temos, e ainda tem um povo prestando assessoria à administração que ganha quanto?
    Buritienses temos muito potencial, temos um administrador filho da terra, mas que traz de fora gente pra nos fazer engolir a seco grandes absurdos!!
    Amigos, acordemos a prefeitura é nossa!!! Somos nós os patrões dos que trabalham lá. Precisam fazer nossas vontades, e não as deles!!!
    Você que está lendo esse comentário, quer vê os professores desvalorizados, desrespeitados, sendo chamados de baderneiros. SOMOS GERADORES DE OPINIÕES, SOMOS CONSTRUTORES DE CIDADÃOS LIVRES, CONSCIENTES. Por que temos que está amarrados?
    Conclamo a todos que acreditam na educação a dizer não a esse absurdo de plano, já basta o projeto de iluminação pública, o previdência própria e quem sabe se não dissermos um basta, o que mais pode surgir!!!!!
    Outra coisa, vereador é eleito pelo povo, não pelo prefeito. Povo precisa aprender a cobrar vereador. As leis que devem ser aprovadas, devem ser do interesse do povo, não da administração!!!!
    JÁ PASSOU DA HORA DE ACORDAR!!!!

    “VEM VAMOS EMBORA, QUE ESPERAR NÃO É SABER, QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER”

  2. Avatar Francisco Nascimento disse:

    É senhores mestres vocês agora estão diante de um grande dilema,cadê o plano dos funcionários da saúde que também foi uma promessa. Mas se for para os funcionários da súde ganhar menos do que ganham é melhor ficar assim mesmo, eu só sei de uma coisa que cada povo tem o governo que merece.
    E 4 anos passa tão rápido que já já esses vereadores cara de pau, que só dizem amém ao executivo estaram em nossas portas de cara lavada pedindo o nosso voto novamente, e infelizmente muitos serão eleitos novamente, é pra rir ou pra chorar?

  3. Avatar Francisca Santos disse:

    Realmente o que estamos presenciando com os professores da rede municipal é no mínimo uma vergonha, como disse tudo, Fátima Castro no comentário acima. Não precisa ser professor para entender esta situação, basta ser humano e ter consciência que mudanças devem ser para melhores, que autoritarismo e covardia são características que destroem qualquer gestor na atualidade, que quem têm o poder nas mãos poderia usá-los como motivo de orgulho e não para cometer aberrações ou humilhar pessoas que trabalham, quanto mais este profissional, PROFESSOR, que já tem na sua vida tantas lutas diárias e que juntamente com a educação é símbolo do desenvolvimento de uma nação, estado ou cidade, já que faz parte da formação direta de novos cidadãos. Professores merecem diariamente aplausos, salários dignos e boas condições de trabalho, não o contrário!

  4. Avatar Carlos Santos disse:

    É caros professores, vejo que o jeito é fazer a primeira greve municipal de Buriti dos Lopes.Pois a administração de nossa cidade é a menos interessada com a educação, e tudo isso vai ficar na história.
    Não podemos deixar que esse projeto seja votado, pois caso isso aconteça será irreversível.
    O jeito é fazer greve para a população entender quem está contra a educação.

  5. Avatar Fatima Castro disse:

    Amigos professores, no período da ditadura militar, se cantava assim:

    Caminhando e cantando
    E seguindo a canção
    Somos todos iguais
    Braços dados ou não
    Nas escolas, nas ruas, campos, construções
    Caminhando e cantando
    E seguindo a canção

    Vem vamos embora
    Que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora
    Não espera acontecer

    Pelos campos há fome
    Em grandes plantações
    Pelas ruas marchando
    Indecisões cordões
    Ainda fazem da flor
    Seu mais forte refrão
    E acreditam nas flores
    Vencendo o canhão

    Vem vamos embora
    Que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora
    Não espera acontecer

    Há soldados armados
    Amados ou não
    Quase todos perdidos
    De armas na mão
    Nos quarteis lhes ensinam
    Uma antiga lição:
    De morrer pela pátria
    E viver sem razão

    Vem vamos embora
    Que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora
    Não espera acontecer

    Amigos, em nossa história de luta em Buriti dos Lopes, cantemos esta música e façamos uma nova realidade, mesmo que parte de nossa classe, esteja sendo soldados de armas na mão, vivendo sem razão, que sejamos fortes e firmes para lutarmos por nossos direitos cantando sempre essa canção.
    Um grande abraço a todos os buritienses, em especiais a meus queridos alunos, seus pais e meus colegas professores!!!!

    Jesus, eu confio em ti, e tudo que tiver de ser, será!!!
    Deus proverá!!!!!

  6. Convido a todos/as os servidores bem como a todos os cidadãos/ãs do Município de Buriti dos Lopes para mais uma sessão na Câmara Municipal que tratará da releitura do Plano de Carreira da atual administração. Vamos todos/as pois, se mostrarmos uma expressiva participação, teremos mais apoio para A NÃO ACEITAÇÃO do tal projeto de Lei SEM LÓGICA!!! Só ler este link
    http://sintephb.blogspot.com.br/2013/11/prefeito-de-buriti-dos-lopes-envia_7405.html?spref=fb

    que vocês verão as razões pelas quais deveremos estar lá em MASSA!!!!!
    Conto com a sua presença na próxima quarta-feira (20/11/2013). O SINTE Parnaíba estará presente na Câmara Municipal a partir das 8:00 horas onde as comissões irão analisar a proposta enviada pelo Prefeito. Será importante a presença dos Servidores Municipais da Educação de Buriti dos Lopes!!!!

  7. Avatar FATIMA CASTRO disse:

    O nobre ex vereador cita a professora F.C, como pessoa que receberá agora da Previdência Própria do município o valor melhor do que receberia do INSS, correspondente a seu salário. Muito bem lembrado, no entanto, sempre deixei claro que a minha preocupação com o projeto de previdência própria, era com a administração dessa previdência. E mais ainda, com o jeito que a administração vem fazendo as coisas. Ora se o projeto é para os funcionários públicos do município de Buriti dos Lopes, por que então não realizaram uma ampla divulgação para que ocorresse uma leitura desse projeto, aberta a mudanças, afinal de contas ele é nossa vida, não a do nobre ex vereador!! Não me preocupo apenas no momento imediato, afinal agora receberei uma média de 600 reais a mais, já que estarei de licença, por ter sofrido o acidente, no entanto, com o Plano de Cargos e Salários dos profissionais em educação que o sr. prefeito quer nos fazer engolir, perderei mais de 600 reais… Estranho não é? Fui citada no blog que trabalha para o prefeito como uma pessoa gananciosa, todos que mim conhecem sabem que sou lutadora, que corro atrás do que eu acredito, estou agora, aqui sem andar. Feliz da vida, pois Deus que é maravilhoso mim deu uma chance de continuar. Estou certa de seu grande amor por mim, e certa mais ainda de que minha luta não é em vão. Estou me sentindo nos braços de Deus, e Ele com seu amor, mim dizendo: MINHA FILHA, NA VIDA TEMOS QUE LUTAR, EU POR VOCÊS DERRAMEI MEU SANGUE, E MESMO ASSIM, FUI COLOCADO NA CRUZ. Nessa história de luta por nossos direitos, muitos viraram meus inimigos, talvez até estejam contentes por mim vê fora de cena. Amigos, Deus me ama, e voltarei bem mais forte e certa que o amanhã nos pertence, não podemos calar a voz, pra tentar sorrirem pra gente. Grande é o grupo que me ama, que acredita no meu trabalho, que sabe dos meus ideais e por mim estão a pedir pro Deus da vida logo em cena mim colocar!!!! Queria só lembrar de uma coisa: ano passado liguei para todos os vereadores quando precisamos o nosso plano aprovar, oposição, situação, todos nos deram apoio, inclusive o nobre ex vereador, que por sinal foi muito gentil comigo, mim dizendo que jamais votaria contra professor!!! Na câmara, o nobre ex vereador deu um show com sua oratória, ele é muito bom nisso. Dizendo que o plano era bom, mas que merecíamos muito mais. Sempre mim faço a pergunta:
    O QUE SERÁ QUE MUDOU? Continuo lutando por minha classe, e você ex vereador?
    Agora você não vota, mas porque tanta raiva de professor? Por que falamos? por que lutamos? por que queremos ser valorizados? ser respeitados? Isso é pecado? Olhe pra história, veja quantas lutas, quantas vitórias. Acha mesmo que é a ora de lutar contra professor? Precisamos de respeito por quem faz nesse país o grande progresso científico.
    Ontem estive em Buriti dos Lopes, precisava vê o olhinho de uma aluna de 6 anos que tenho. Se o senhor tivesse tempo, se o sr. tivesse vontade, certamente mim diria que não existe ninguém na vida mais importante que professor. Eu ali toda quebrada, e ela tão pequenina brilhando os olhos a mim olhar, logo dei-lhe um abraço bem apertado, disse a ela que tudo voltará ao seu lugar. Ela estava quase chorando, por mim vê sem andar, pedi pra ela falar com Deus e mim curar!!! Sempre fiz isso, em todos os momentos oramos juntos, agradecemos ao Deus da vida, por eles, por nós, por nossa escola. Não sei se seus Não sei se seus professores faziam algo assim para tentar lhe sensibilizar.
    Gostaria de convidá-lo a voltar a estudar, se quiser, serei sua professora, para lhe sensibilizar, lhe mostrarei o valor do mestre, que a vida dos alunos ele só tem a mudar!!!! Trabalho na Nasila Pires em todas as salas de lá, não consigo agradar todos, mas precisa vê a minha chegada, o tanto de abraços e beijos que todos os dias, venho a ganhar Se eu não fosse professora, educadora comprometida, não teria o retorno garantido, do carinho desses meninos!!! Se não fosse tão difícil lhe pediria pra colocar a mão na consciência, lembrar de todos os seus ex professores, e quem sabe seu ponto de vista mudar!!! Deus lhe abençoe ex vereador, Deus derrame graças sobre ti, leve toda a sua família a olhar pra Deus e vê o outro como alguém tão merecedor de valor, como vocês acham para si.
    CRISTO FIQUE CONTIGO, TE DÊ PAZ ESPIRITUAL, ISSO CERTAMENTE ESTÁ FALTANDO PARA VOCÊ RECONHECER O QUANTO ESTÁ NOS FAZENDO MAL!!!!
    Professora F.C.

  8. Convido a todos/as os servidores bem como a todos os cidadãos/ãs do Município de Buriti dos Lopes para mais uma sessão na Câmara Municipal que tratará da releitura do Plano de Carreira da atual administração. Vamos todos/as pois, se mostrarmos uma expressiva participação, teremos mais apoio para A NÃO ACEITAÇÃO do tal projeto de Lei SEM LÓGICA!!! Só ler no link do Sinte aí em baixo que vocês verão as razões pelas quais deveremos estar lá em MASSA!!!!!

    Conto com a sua presença na próxima quarta-feira (20/11/2013). O SINTE Parnaíba estará presente na Câmara Municipal a partir das 8:00 horas onde as comissões irão analisar a proposta enviada pelo Prefeito. Será importante a presença dos Servidores Municipais da Educação de Buriti dos Lopes!!!!!

  9. Avatar Redimiro junior disse:

    “Quanto mais penso sobre a prática educativa, reconheço a responsabilidade que ela exige de nós, tanto mais me convenço do dever nosso de lutar no sentido de que ela seja realmente respeitada. O respeito que devemos como professores aos educandos dificilmente se cumpre, se não somos tratados com dignidade e decência pela administração privada ou pública da educação.”

    (PAULO FREIRE in Pedagogia da Autonomia)

    Fátima, te desejo melhoras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos