04 de Setembro com Desfile e Protesto

Publicado por Gildazio em 05 setembro 2013

          Mais uma vez as escolas de Buriti dos Lopes deram um verdadeiro show de criatividade no desfile do dia 04 de setembro, foram apresentações brilhantes que contaram um pouco da história de nossa cidade e do Brasil. Como sempre a Fanfarra Municipal Benedito Escórcio deu um verdadeiro show com suas cadências  diferenciadas e novas evoluções chamaram a atenção do público presente. Uma linda manifestação de civilidade foi mostrada por alunos, docentes e gestores que se empenharam para realização de um trabalho muito bonito que agradou os olhos do público que lotou a Avenida Luis Gualberto Sousa. Infelizmente algumas escolas tiveram que desfilar já sem a luz do dia o que comprometeu parte do espetáculo, a última escola a fazer sua apresentação foi a Unidade Escolar Zezita Sampaio que deixou a avenida já às 19h. Confira alguns clicks:

          No final das apresentações o SINTE (Sindicato dos Trabalhadores na Educação) organizou um protesto contra a gestão municipal, os professores cobram as férias de 2012 que ainda não foram pagas, a equiparação ao  piso salarial nacional e o direito às progressões.

19 Replies para “04 de Setembro com Desfile e Protesto”

  1. Avatar Carlos Roberto disse:

    Esse bloqueio é um sem noção, o povo de Buriti dos Lopes vira toda a repressão dos seguranças mandados por eles para impedir o direito de exercerem sua cidadania. Se não fosse os policiais escoltarem os professores talvez tivesse acontecido algum tumulto, pois era tudo que eles queriam. Mas os professores que formam todos os cidadãos mantiveram sua postura e deram um show de democracia e ao mesmo tempo o povo reconheceu o ato dos educadores com aplausos.
    O senhor prefeito acha que é cego?
    Na festa o prefeito discursou, mas não conseguiu arrancar aplauso, isso demostra que festa de alto nível não coloca comida nas mesas do povo buritiense tão humilde e que anseia por respeito e dignidade.
    Seja sensato Senhor Prefeito e reflita sobre a sua administração. E lembre quem o elegeu foi o povo…E no meio desse povo estão os professores.
    Pense e Reflita!!!

  2. Avatar Ana Paula disse:

    Feliz de ver um site aqui da cidade dá um destaque para a manifestação.Ja q nenhum outro deu. Pena que nem todos os profissionais da educação participaram. Só acho injusto que uma pequena minoria dá a cara a tapa. e se ganhar todos os outros tambem ganham.Seria justo os puxa saco nao ganhar (ñ tao lutando)

  3. Avatar Fatima Castro disse:

    Gostaria de acrescentar que as pessoas que estavam presentes para assistirem ao desfile cívico, ao perceberem o absurdo que os três homens do prefeito estavam fazendo, tentando nos tirar a força da avenida, logo começaram a nos aplaudir, a mostrar que eles (população) reconhecem o valor de seus professores. Muitos de nossos alunos e pais de alunos nos cumprimentaram e nos apoiaram naquele momento de cidadania.Somos os primeiros a mostrar com nossas ações que somos cidadãos conscientes de nossos direitos e deveres. Tínhamos sim, o direito e o dever de está ali, lutando por aquilo que o prefeito se nega a nos dar. Principalmente o respeito que tanto merecemos dos administradores desta cidade. Sou buritiense, e vejo que já passou da hora de se respeitar professor. Quem são essas pessoas que agora nos negam o direito? Todas tão importantes que precisaram de professores, para agora serem o que são.

  4. Avatar João José disse:

    Parabéns a todas as escolas pela brilhante apresentação, alunos e professores estão de parabéns!
    Agora foi deprimente ver a atitude de um coitado bajulador tentando impedir os professores de realizarem sua manifestação, quem esse pobre coitado pensa que é? o que ele faz de útil por esta cidade? deveria era ter sido preso.
    Lindo foram os aplausos do público para os professores ao ver aquela cena descabida protagonizada por um desqualificado qualquer.

  5. Avatar Fatima Castro disse:

    Professores, protetores
    Das crianças do meu país
    Eu queria, gostaria
    De um discurso bem mais feliz

    Porque tudo é educação
    É matéria de todo o tempo
    Ensinem a quem sabe tudo
    A entregar o conhecimento

    Ensinem a quem sabe tudo
    A entregar o conhecimento(2x)

    Na sala de aula
    É que se forma um cidadão
    Na sala de aula
    Que se muda uma nação
    Na sala de aula
    Não há idade, nem cor
    Por isso aceite e respeite
    O meu professor (2x)

    Batam palmas pra ele
    Batam palmas pra ele
    Batam palmas pra ele (2x)

    Anjos da Guarda
    Leci Brandão

  6. Estou triste com a atitude dos seguranças da Prefeitura de Buriti dos Lopes .No dia 04 de Setembro, dia de emancipação política de Buriti,80 anos, após todas as escolas desfilarem civicamente, fizemos um bloco de manifestação e, no percurso, já próximo ao palanque no qual estavam as autoridades, que foram postas lá, devido ao voto da população, três seguranças ficaram postos um do lado do outro. Fizeram “um muro” para que não passássemos!!!!!!!!. Ao nos aproximarmos, um deles veio puxando a faixa em que estava escrito justamente sobre valorização do professor. Este cidadão disse que não poderíamos nos manifestar, na ocasião, vieram os policiais fazer nossa segurança. Contra a força física deles, mostramos nossa força cidadã. Dizendo : ” DEMOCRACIA !!!!” ; “CIDADANIA”!!!; “SOMOS PROFESSORES E EXIGIMOS RESPEITO!!!!!!!”.
    Ridículo ainda foi que , quando íamos passando já bem do lado do palanque, acusaram-nos de que nossa manifestação era político-partidária. Nós, professores, estamos em uma política da cidadania, pois não temos ainda nossas férias pagas da administração anterior; nem mudança de nível; nem mudança de classe, dentre outras coisas. E, o mais absurdo de tudo: cancelaram nosso vínculo com o SINTE-PI. Moveram uma ação dizendo que este órgão representativo dos direitos dos professores estava ilegal!!!!
    Então, fico a indagar :
    Será que não estou vivendo em um Estado Democrático de Direito?
    Será que não posso escolher em que instituição posso me sindicalizar?
    Será, se a polícia não estivesse lá, estes seguranças iriam nos machucar fisicamente?
    Quero parabenizar aos 5 policiais pelos seus trabalhos. IMPEDIRAM QUE OS SEGURANÇAS DA PREFEITURA NÃO AGISSEM , EM FORÇA FÍSICA, COM VIOLÊNCIA.
    Eu sou professor e me senti muito humilhado com a situção. Não apenas por mim, mas por todos os que estavam lá. Eles não respeitaram nem uma professora idosa, NILCE DE MORAIS, pois todos respeitam-na pelo seu trabalho ao município, seja na educação; seja nas ações paroquiais; seja como mulher em suas fragilidades . Que vergonha senhor prefeito !!!!!
    O que me alegrou? Foi o reconhecimento da população buritiense. Aplaudiram- nos! E apoiaram-nos durante todo o manifesto. Juntos cantamos o belo hino de Buriti dos Lopes.

  7. Apesar de todos os constrangimentos, quero compartilhar-lhes uma poesia escrita por mim em homenagem à Buriti do Lopes que completara 80 anos de emancipação política em 04 de Setembro. Leiam aí este pequeno gesto de amor e agradecimento a esta cidade.

    BURITIAMO, VOU BURITIZANDO .
    Terra com seus elementos de pura singeleza,
    Tons bucólicos e ascendente modernismo.
    Tens uma beleza peculiar de gente trabalhadora.
    Seus filhos são guerreiros pois trazem no âmago a energia e coragem do passado.
    Na guerra foram fortes e intemíveis explicitando vigor e bravura.
    Berço de gente abençoada pela virgem dos Remédios e Santa Luzia ,
    Das irmãs queridas de Santa Terezinha;
    Berço de trabalhos manuais belos como os bordados de suas mulheres;
    Berço do arroz;
    Possuis rios e lagoas ( Pirangi, Longá, Parnaíba, Lagoa Grande ) donde banham seus pequenos meninos.
    Triste de quem não te conheces.
    Triste de quem não te amas.
    Pois uma vez te buritizando, não largas a ti jamais.
    Parabéns Buriti,
    Não és apenas Dos Lopes, mas …
    Dos Silva,
    Dos Val ,
    Dos Santos ,
    Dos Castelo Branco,
    Dos Seixas,
    Dos Sousa,
    Dos Dirás,
    Dos Alves,
    Dos Amorins,
    Dos Araújos,
    Dos Machados,
    Dos Moraes…,
    Enfim, és Buriti de tantas e tantas famílias que sobrevivem a ti .
    Professor Francisco Frota.

    Com esta poesia, a nossa Unidade de Ensino Fundamental : U. E. Nasila de Sousa Pires desfilou civicamente .

  8. Infelizmente, em nosso país, os professores são tratados como uma classe subalterna. Aliás, todas as profissões são dignas. Mas a nossa tem um papel muito importante : FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E SOCIÁVEIS CAPAZES DE SOLUCIONAR PROBLEMAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL PLENO EM DIREITOS DEMOCRÁTICOS. Então, seguindo a lógica, se estamos sendo prejudicados e ficarmos esperando nossos direitos se efetivarem sem fazermos mobilizações, estaríamos contra a nossos princípios. Vale lembrar só mais uma “coisinha básica” : se não fossem nós, os professores, não existiriam as outras profissões. Portanto, respeitem-nos !!!!!

  9. Avatar Candido Val disse:

    Manifestação é legal, porém a data e o momento é que foi infeliz, não estou aqui para defender e nem atacar. O local foi o de sempre, o horário é que foi diferente, pensando nos idosos e nos estudantes e no povo em geral, foi apresentado a tarde, como o desfile, foi longoo e bonito, com apresentações diversas e agradando ao público, estendeu-se até a noite. O sindicato Municipal deveria se organizar, preparar uma comissão, elencar as reinvindicações e marcar uma audiência com as autoridades envolvidas. Vejo que o momento não foi adequado.

  10. Avatar Ana Paula disse:

    Nada justifica a atitude por parte da prefeitura, senhor Candido Val.Independente de dia ou hora. Ja teve manifestação em frente a prefeitura e o tal prefeito ñ deu nem confiança. Paciência.

  11. Avatar anaa disse:

    tinha que aparecer uma puxa sacoo afff

  12. Avatar Francisco Nascimento disse:

    Os professores estão de parabens, tem que faser manifestação e nessas ocasiões, só que para os gestores é vergonhoso, lembro-me que uma vez o agentes de saúde fizeram uma paralização, no dia em que a polícia militar chegou para trabalhar na campanha de combate a dengue e foi aquela saia justa para a gestora da época mas tem que ser assim mesmo.

  13. Avatar Candido Val disse:

    Vi na TV (RJ), prisões e tumultos, protesto com manifestações, não fiquei gostando, 7 de setembro, para muitos, desfile histórico, cívico e patriota, para mostrar aos nossos estudantes e ao povo em geral com : alegorismo, marchas, fanfarras, cultura, folclore, etc. os movimentos que contribuiram para a INDEPENDÊNCIA DO NOSSO PAÌS.

  14. Avatar Candido Val disse:

    Gostaria de dizer ao comentário do 07.09 às 20.07h, que se manifestar sobre uma opinião é democrático, assim como o voto, não preciso puxar saco de seu ningúem, trabalhei por mais de 30 anos em uma Instituição de crédito, (BB) aposentei-me por livre e espontânea vontade, não preciso de politíca e de quem quer que seja, nem para sobreviver e nem para viver, talvez seja uma destas que não teve sucesso se quer para o mínímo, vá trabalhar ou estudar, não fique aí, a atirar pedras nas pessoas de bem. A Inveja é a arma do incompetente.

  15. Avatar alerta disse:

    o prefeito atual fara muitas coisas boas na cidade buriti dos lopes em breve,agora sim eu vou ter orgulho da cidade buriti dos lopes que dizer já estou com orgulho

  16. Avatar Marco disse:

    Não vou dar minha opinião sobre a manifestação porque não vai fazer diferença, mas pelo que vi a confusão somente aconteceu porque os professores que protestavam entraram no desfile antes da banda da última escola passar, depois que a polícia chegou os manifestantes recuaram e esperaram a banda passar para depois desfilarem.

  17. Avatar JOÃO PAULO SILVA disse:

    Só gostaria de saber uma coisa: será que aquele professor que também é proprietário de uma escola particular na cidade cumpre a Lei e paga o piso aos seus professores?
    Porque o que estão comentando na cidade é que por lá a Lei não é cumprida e gostaria de ver algum sindicato também se manifestar.
    Quanto a manifestação, a polícia deveria ter feito o que foi feito em várias cidades do país no 07/09. Manifestação só distante.

  18. Avatar Ana Maria disse:

    O sr. Sr. Cândido Val(?), para quem não sabe é primo do Prefeito,existem pessoas que não vivem aqui em buriti, e só vem nas festas ou para pedir emprego para a esposa, que não é o caso dele, claro! para os menos esclarecidos , os professores , junto com o sindicato, já se reuniram com a secretária de Educação, onde estava presente o irmão e segundo prefeito de Buriti, por duas vezes, já fizeram outra manifestação em frente a Prefeitura e não foram recebidos por nenhum dos dois prefeitos. Esperar até quando? Quanta gente mal informada.

  19. Avatar Candido Val disse:

    SIM, O PREFEITO É MEU PRIMO, ASSIM COMO TODOS OS MEUS PARENTES TEM A ORIGEM DE BURITI, MEU PAI E MINHA SAUDOSA E QUERIDA IRMÃ, E OUTROS PARENTES ESTÃO SEPULTADOS AÍ. AS FAMÍLIAS; VAL, CARVALHO, ARAÚJO, SOUSA, SÃO MEUS PARENTES MAIS PRÓXIMOS. QUANTO AO VINCULO POLÍTICO EU E MINHA ESPOSA VOTAMOS EM BURIT DESDE OS DEZOITO ANOS, OU SEJA DA PRIMEIRA VEZ EM QUE VOTAMOS. SEMPRE PARTICIPAMOS DOS PERÍODOS ELEITOREIROS. PASSEI ALGUM TEMPO AUSENTE, POR QUESTÕES PROFISSIONAIS, AGORA ENCONTRO-ME APOSENTADO ESTOU MAIS FREQUENTE. GOSTARIA DE AGRADECER AO COMENTÁRIO DE 09.09 AS 22.57 HS. DIZ “QUE NÃO É O MEU CASO”, POIS NÃO É MESMO. ABRAÇO E GRATO PELA LEITURA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos