Sem Proteção e Água Nossos Buritizais Estão Morrendo

Publicado por Gildazio em 10 outubro 2012


     Essa semana estivemos visitando o leito do extinto Riacho Buriti, como os demais riachos de nossa cidade ele encontra-se completamente seco, alguns motivos podem ser utilizados para tentar explicar tal situação, como o desmatamento de seu leito, perfuração de inúmeros poços tubulares no entorno da nascente e a desordenada ocupação. No caso deste riacho especificamente, o prejuízo é ainda maior quando levamos em consideração que ele alimentava e irrigava nossos buritizais, sem a água de tão importante córrego toda aquela área que antes era brejada e cheia de vida agora agoniza e sofre as consequências da falta de cuidado e proteção.
      A revitalização de um dos mais preciosos patrimônios buritiense precisar ser feita com urgência, nosso receio é que se nenhuma medida for tomada imediatamente as grandes palmeiras não consigam resistir por muito tempo, por esse motivo tal situação merece atenção especial de todos nós. Na visita ao local tivemos a oportunidade de percorrer uma área aproximada de 40 X 300 metros, para nossa decepção e profunda tristeza pudemos constatar cerca de 11 pés de Buriti tombados sem vida pela ausência de água, a cena foi tão marcante que gostaria de reproduzir aqui a fala de meu filho de 8 anos que me acompanhava e mostrou-se preocupado com tamanha destruição, diante de sua ingenuidade e criancice me olhou e disse: “Pai, quando eu crescer vou ter um terreno bem grande pra plantar um monte de pé de buriti, pra que todas as crianças possam visitar e conhecer um pouco da nossa cidade”.
     A fala do menino expressou sua angustia ao ver que nada esta sendo feito para evitar que um mal maior aconteça, ou seja, que nós enquanto cidadãos não tomamos nenhuma medida protetora em favor daquele santuário, ao agirmos assim damos motivos para que nossas futuras gerações nos acusem de termos sido passivos ao permitirmos que nossos buritizais tenham sido exterminados, certamente dirão que fomos incompetentes por não termos tido o cuidado necessário e preservado o mais valioso presente que recebemos do criador.

Sem água, o burititizeiro cai sem vida 


É posssivel imaginar que esse é o leito do Riacho Buriti ?



Uma área pública mas a população não pode ter acesso


Estrada irregular corta o leito do riacho

O terreno antes brejado agora está completamente seco


Ocupação desordenada invade os buritizais

Confira o vídeo abaixo:

8 Replies para “Sem Proteção e Água Nossos Buritizais Estão Morrendo”

  1. Avatar monica moraes disse:

    é mesmo muito triste…e pior ainda é que ninguem se mobiliza….deixar um assunto desse de lado é um pecado, temos que pensar no nosso futuro…e o nosso futuro é a natureza. ja pensou um lugar sem plantas? não haveria vida..e os buritizais são que marcam a nossa cidade, é o nosso patrimônio e temos que lutar por isso.

  2. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    A VIDA DOS NOSSOS BURITIZAIS ESTÁ INDO POR ÁGUA ABAIXO.É MUITO TRISTE VERMOS ISSO ACONTECER E NÃO FAZERMOS NADA,CONCLAMEMOS A NOSSA POPULAÇÃO PARA QUE AJAMOS RÁPIDO POR QUE SE NAO A NOSSA CIDADE SOFRERÁ DANOS MAIORES E IRREPARÁVEIS.

  3. Avatar josé Cândido de Carvalho Neto disse:

    É simplesmente lamentável, dá uma tristeza vê-lo morrendo assim. Num passado não muito distante, seu leido corria água com fartura e em alguns locais era possível até pular das árvores para banharmos nas suas águas frias, protegidas pelos buritizais. Vamos nos unirmos e fazer alguma coisa enquanto ainda tem tempo.

  4. Avatar Jose Domingos disse:

    Lembro-me que o brejo buriti tinha bastante água, dava até pra ver peixes, (trairas e caras, principais peixes do riacho), bastante frutas tipicas, como: goiabinhas, guajirú, mangas, cocos, juçara, buriti principaslmente era fartura e outras, não se andava no brejo sem lamas, o mesmo era bastante úmido, tinha lugares que se atolava, e quando se pegava carreiras do proprietário… Acredito que as nascentes do riacho buriti era dois poços tubulares que ficavam na BR, hoje estão interditados. Um fica atrás de um clube e outro onde era uma fabrica, os mesmos jorravam 24 horas. Esta é a minha opinião sobre a nascente.

  5. Avatar Márcio Santos disse:

    Uma triste e dura realidade que passa diante dos nossos olhos! Como o autor da matéria cita: Por que somos tão passivos? E as autoridades como agem diante deste crime de ocupação do local que era para ser preservado? Nada, não querem, ou não sabem fazer nada! Já está mais do que na hora de buscar uma solução, por mais que esta venha a ser drástica ou venha a desagradar alguns, más o Buritizal não vai esperar por muito tempo!

  6. Avatar Márcio Santos disse:

    Ocupação em área de Preservação, significa Crime Ambiental!

  7. Avatar Professor Filho disse:

    Nosso brejo pode ser salvo por nós mesmos, não acreditemos nas autoridades locais pois algumas são coniventes e até invasores desta área, a promotoria local já tem conhecimento e nunca nos ajudou os políticos atuais inclusive os reeleitos criaram leis para lotear a àrea do brejo, todos nós sabemos que os políticos não vão resolver esse problema por que eles só pensam em seus próprios interesses e não no bem comum, vamos juntos fazer o que for possível só me sinto fraco quando as pessoas falam bonito mas não se envolvem.SALVAR O BREJO É NOSSA TAREFA, VAMOS NOS UNIR.

  8. Avatar Professor Filho disse:

    QUERO MELABORAR UM PROJETO PARA FAZERMOS O QUE FOR POSSÍVEL PELO BREJO, MAS PRECISO DE PESSOAS PARA SOMAR SOLUÇÕES, POSSO CONTAR COM VOCÊ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos