07 de Maio, Uma Data Pra Ser Lembrada Pelos Buritienses

Publicado por Gildazio em 07 maio 2012

No dia 07 de maio de 1839, há exatos 173 anos, foi realizada em Buriti dos Lopes uma reunião onde foram convocados cerca de 200 homens, o encontro foi presidido por um por tenente das forças legalistas piauiense e teve como objetivo convencer os buritienses a pegarem em armas na luta contra os “rebeldes” da época. Naquele ano no Piauí e Maranhão uma sangrenta guerra ocorria, de um lado as forças militares do governo imperial brasileiro e do outro agricultores, vaqueiros, índios e negros no que se supõem ser a primeira revolta popular do país, foi a famosa Guerra dos Balaios.

Aquela reunião foi planejada para arregimentar reforços ao exército legalista, pois os revoltosos começavam cada dia mais ganhar o apoio da população que via na causa dos balaios uma chance de conseguir melhorias sociais. Segundo o historiador Odilon Nunes, no livro Pesquisas para a História do Piauí, na reunião realizada em nosso município os buritienses manifestaram repúdio à ideia de combater os revoltosos, mencionando que os presentes demonstraram preferir apoiar os balaios.

Diante do exposto é que se faz necessário revermos aquilo que nos é repassado há décadas, precisamos corrigir o equívoco de continuarmos enaltecendo o fato de que fomos heróis quando lutamos e vencemos os balaios, até porque se isso verdadeiramente tivesse ocorrido seria motivo para nos envergonharmos, pois estaríamos lutando contra nossa própria liberdade e contra os verdadeiros heróis, os Balaios. Buriti dos Lopes precisa ser reconhecido pelo mérito de apoiar a causa balaia e de seu povo demonstrar repugnância geral em combatê-los.

Buriti dos Lopes, 07 de maio de 2012.

Texto: Professor Gildazio e Poeta Nenêm Calixto

7 Replies para “07 de Maio, Uma Data Pra Ser Lembrada Pelos Buritienses”

  1. Avatar Jorge Urias disse:

    Concordo….
    meus sinceros parabens aos Senhores NENEM CALIXTO e FRANCISCO GILDASIO pelo excelente trabalho que estão fazendo há tanto tempo em resgatar cada resquício de informação a respeito de nossa cidade e aos poucos estão fazendo população entender e conhecer realmente o passado, a verdadeira história de Buriti dos Lopes.

  2. Avatar valdir chaves disse:

    CARO EDITOR A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE PRECISA SER MODIFICADA IMEDIATAMENTE,COMEÇANDO PELA LETRA DO NOSSO HINO QUE LÁ ESTÁ ESCRITO NA GUERRA CONTRA OS BALAIOS SERVISTE DE FORTE NA GUERRA, PARA NA GUERRA COM OS BALAIOS SERVISTE DE AMPARO AO POVO TÃO SOFRIDO QUE VINHA SENDO MASSACRADO PELAS TROPAS DO IMPÉRIO PORTUGUÊS.

  3. Avatar Docente Ufpi disse:

    Maravilhosa memória história! Buriti dos Lopes e o Piauí merecem ter sua história divulgada e valorizada. Como piauiense adorei! Parabéns para quem escreveu.

  4. Avatar Britiss disse:

    Parabéns pela material, valorizando nosso passado, quem saber teremos homens de honra e conseqüentemente conseguiremos melhorar nossa cidade, nosso estado, nosso país e quem sabe o mundo…

    Abraços

    Britiss

  5. Avatar OUTRO LADO disse:

    ACHO QUE A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE PRECISA SER MELHOR ESTUDA, SENÃO PODEMOS CAIR NO ACHISMO DE ALGUNS OU ENTÃO CONCORDA COM DOCUMENTOS QUE POUCO DIZEM OU DÃO SÓ UM PONTO DE VISTA!! É PRECISO CONHECER MAIS ANTES DE TIRARMOS CONCLUSÕES PRECIPITADAS..

    PENSEM NISSO.

  6. Avatar Izael Miranad disse:

    Excelente observação levantada pelos pesquisadores. descontruindo uma história que foi escrita pelos dominantes!
    Excelente para a nossa rara historiografia!

  7. Avatar jose Cândido de Carvalho Neto disse:

    Mais uma vez parabéns aos pesquizadores pelo resgate de parte de nossa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos