Academicos de Biologia Realizam Pesquisa em Nosso Brejo

Publicado por Gildazio em 28 setembro 2011


     Nesse mês de setembro, estive no Brejo Buritis na companhia do pesquisador e historiador buritiense o Sr. Neném Calixto e do amigo graduando em biologia da UAPI do Pólo de Buriti dos Lopes o jovem Cristiano Costa, em uma pesquisa de campo para reconhecimento da área do Brejo que servirá de base para minha monografia sobre preservação e educação ambiental com a conscientização dos alunos nas aulas de ciências da rede pública municipal do colégio CIEF, que fica localizado às margens do Riacho Buritis.

     Ao adentrarmos no Brejo, olhei logo para a copa dos buritizais pois estava intrigado porque não vi arranjos ou ornamentações com o fruto nas festividades em comemoração de aniversário da cidade de Buriti, e constatei ali que só algumas palmeiras estavam floradas e a maioria nem flores tinham, vi também que outras palmeira estavam caídas e mortas. Nosso percurso era no local por onde havia o leito do riacho, isso sem encontrar a presença de água, após uma boa caminhada chegamos em uma espécie de buraco ou poça onde existia alguns animais tentando beber, e vi que na lama algo se debatia, logo peguei um graveto e fui verificar no que me surpreendi, descobri que várias espécies de peixes estavam morrendo por que o local estava secando, registramos ali por perto a presença de uma ave rara o urubu rei, acredito que os peixes mortos estavam servindo de refeição para eles.

     Naquela pesquisa entendi que mais do que nunca precisamos lutar pela preservação do nosso brejo, se não quisermos que ele fique apenas na nossa lembrança e os buritizais na história e na letra do nosso hino.



TEXTO: Antônio Carlos Carvalho

2 Replies para “Academicos de Biologia Realizam Pesquisa em Nosso Brejo”

  1. Avatar valdir chaves disse:

    A PRESERVAÇÃO DO NOSSO BREJO A MUITO TEMPO VEM SOFRENDO DESCONTINUIDADE, ISSO PORQUE AS NASCENTES ALI EXISTENTES JÁ NÃO EXISTEM MAIS.AS CONSTRUÇÕES IRREGULARES FEITAS NO LEITO DO RIACHO QUE MANTINHA VIVO O NOSSO BREJO FIZERAM COM QUE ESSE SECASSE DEFINITIVAMENTE. É NECESSÁRIO UMA INTERVENÇÃO URGENTE DOS PODERES CONSTITUÍDOS EM NOSSA CIDADE PARA QUE OS BURITIZAIS NÃO FIQUEM SÓ NAS TRISTES LEMBRANÇAS DO NOSSO POVO.

  2. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    É lamentável que isto esteja ocorrendo, precisamos urgentemente fazermos alguma coisa pela preservação das palmeiras que dão nome a nossa terra.Temos que nos unirmos para esta batalha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos