Membros do Ihal Discutem o Futuro de Nossos Buritizais

Publicado por Gildazio em 12 setembro 2011


     Reuniram-se nesse sábado, 10 de setembro, na residência do Senhor Bernardo Lucas Mateus, os membros do Instituto de História Artes e Letras de Buriti dos Lopes – IHAL para deliberarem sobre questões relacionadas ao funcionamento da instituição.
     Foi apresentada ao grupo uma carta do membro Candido Laurindo do Val Filho em que alega questões particulares e solicita seu afastamento permanente do instituo, foi decidido então por acatar o pedido do distinto sócio e a vacância de sua cadeira. 

 
O Senhor Bernardo Lucas Mateus, dando continuidade a reunião, apresentou com toda alegria o Registro de nosso Estatuto, e solicitou para que fosse feita uma menção honrosa ao Chefe do Cartório de 1º Ofício, o Senhor Raimundo Nonato Alcântara de Sousa, por tê-lo feito sem dispensas ao instituto. Por aclamação foi decidido que o IHAL criará um prêmio, denominado Zezita Sampaio, pra homenagear buritienses que se destacam nas mais diversas áreas.    Dentre os assuntos abordados o que mais gerou discussão foi a preocupação de todos ali presentes acerca da preservação de nosso brejo, foram apresentadas algumas sugestões de como proceder para despertar a o interesse da população para a problemática, falou-se em palestras, seminários e caminhadas. Os depoimentos sobre a situação atual da área de brejo, deixou a todos sensibilizados com a urgência da tomada de providencias, pois nas falas foi comentado que no ano de 2011 nenhuma palmeira de Buriti produziu frutos, o que evidencia a morte iminente de nosso símbolo maior.

     Foi sugerido e acatado que a primeira ação a ser adota pelo grupo seria a composição de uma equipe para uma audiência com o Poder Executivo Municipal, nessa reunião deve ser levado ao conhecimento de nossa Prefeita a real situação de nossos buritizais e sugerir-lhe que o município faça a contratação de profissionais especializados para que seja feito um estudo que aponte as causas do problema, e principalmente, que medidas devem ser tomadas para salvarmos nossas palmeiras.   

6 Replies para “Membros do Ihal Discutem o Futuro de Nossos Buritizais”

  1. Avatar Guilhermina silva disse:

    Nossa fiquei chocada com essa noticia sobre os buritizais, gente vamos fazer algo para que os simbolos de nossa cidade não desapareça!! Já imagino as proximas gerações escutando as histórias sobre o brejo, e confesso que a sensação não é nem um pouco satisfatoria…não ha nada comparado a vivenciar. Fico na torcida para que estes do IHAL consigam êxito em suas buscas de conservação dos buritizais.

  2. Avatar CAUBI CASTELO BRANCO disse:

    Sr. Editor,
    Acho de elevada consideração a preocupação do IHAL no que tange à preservação dos nossos buritizais, principalmente tendo em conta que, do que ainda podemos proteger, esses buritizais são o pouco que nos restou.
    Creio que o Poder Público Municipal pode perfeitamante tomar algumas providências para defender e proteger essa árvore que nos legou o nome de nossa cidade, ainda que tais palmeiras se encontrem em terras privadas.
    Um abraço,
    Caubi Castelo Branco

  3. Avatar Redimiro Júnior disse:

    O IHAL tem que sair do papel e procurar meios legais para fazer com que nosso brejo seja, de fato, patrimônio público municipal ou quiçá, estadual. Só assim teríamos os buritizais protegidos e conservados.

  4. Avatar euvencio disse:

    por que não fui convocado para essa reunião

  5. Avatar Antonio Carlos disse:

    Quinta feira passada dia (8) estive no Brejo Buritis em companhia do Sr. Nenem Calixto e do também graduando de biologia da UAPI, Cristiano Costa para uma pesquisa e reconhecimento da área, pois a minha manografia está voltada para a preservação do mesmo, e fiquei muito triste com o que vi e registrei, lembro-me que no preíodo das festividades do aniversário de nossa cidade temos sempre ornamentação com os frutos do buriti e neste ano não tinha, e nesta visita de campo constatei que só algumas palmeira estavam floradas, àquelas que se encontravam em terras mais úmidas, também ali presenciei a morte de várias espécies de peixes que se depatiam na lama em um único local que ainda havia presença de água. também registrei a morte de algumas palmeiras que estavam caidas. precisamos sim fazer algo para a preservação do nosso patrimômio antes que seja tarde de mais.

  6. Avatar samuel Moraes disse:

    OS POETAS FORAM ESQUECIDOS NO DIA DO ANIVERSARIO DE BURITI DOS LOPES, SÓ UMA ESCOLA FEZ UMA PEQUENA CITAÇÃO DOS POETAS…AS AUTORIDADES E RESPONSÁVEIS PELAS ESCOLAS FICARAM DEVENDO ESSA HOMENAGEM…QUEM SABE NO PRÓXIMO ANO. AFINAL ELES MERECEM!!!
    SAMUEL MORAES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos