Um Exemplo de Honestidade

Publicado por Gildazio em 05 julho 2011


     A propaganda de uma marca famosa de refrigerante que vem sendo veiculada no meio televisivo de comunicação trata do tema “Os bons são a maioria”, tal temática esta sendo abordada para tentar mostrar à população que apesar de tamanhas mazelas sociais, violência, insegurança e medo oriundos da desconfiança do ser humano para com sua espécie, ainda é possível acreditar na vitória do bem sobre o mal. O tema utilizado por essa empresa quase nunca é estampo na mídia, é mais  comum vermos sendo divulgadas as coisas que não dão certo, a desgraça ou o infortúnio das pessoas, e como já mencionamos em outros textos, se olharmos com atenção ao nosso redor veremos que boas ações ainda são praticadas, as iniciativas de pessoas boas nos mostram que ainda existe salvação para o homem.

     Um bom exemplo acerca do foi acima mencionado ocorreu em nossa cidade nesse final de semana, estamos fazendo referência a atitude tomada por um dos vigia da Praça Nossa Senhora dos Remédios diante do que viveu em seu penúltimo plantão,  segundo ele, o dia acabava de nascer  quando concluía mais uma jornada de trabalho, disse que ao chegar em dos bancos, que ficam próximos as cafezeiras, notou que havia uma carteira em cima de um deles, imediatamente a guardou consigo e tentou verificar se havia alguém nas proximidades que estivesse procurando o objeto, porém ninguém se manifestou, sem saber ler, abriu a carteira para verificar se havia algum documento com foto para que pudesse identificar o dono dela, foi aí que percebeu que além de todos os documentos (habilitação, identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Cartões de Banco) havia também dinheiro, disse que nem se importou com a quantia que havia achado, a sensação de desagrado ocorreu por não conseguir reconhecer as fotos nos documentos.

      Nosso personagem, o Senhor Luis Viana de Oliveira de 58 anos e vigia da praça nos últimos 12, resolveu levar a carteira para casa, chegando lá pediu sua filha que identificasse o dono da mesma, assim ela fez, disse-lhe que a pessoa se chamava Emerson Campos e que era de Brasília, achou também alguns telefones de contato, o pai pediu que a filha ligasse para um deles, a pessoa que atendeu mencionou que era muito amigo de Emerson e que entraria em contato com ele e avisaria que sua carteira havia sido encontrada. Algumas horas depois, Emerson chegava à casa do Senhor Luis, disse-lhe que já estava em Luis Correia e que havia perdido as esperanças de encontrar seus documentos pessoais e seus cartões de crédito, agradecido, Emerson resolveu dar ao novo amigo a quantia de R$ 100,00, que era o valor que havia dentro da carteira, o vigia disse que não havia necessidade, o que ele havia feito não era mais que obrigação, aquele dinheiro não lhe pertencia, por isso deveria voltar para o verdadeiro dono. Emerson elogiou muito a atitude do vigilante, e depois de muita insistência pediu que aceitasse como um presente.   

     O comportamento do Senhor Luis foi exemplar e digno de nosso reconhecimento, talvez alguns digam que a quantia envolvida fosse pequena, talvez seriam exatamente estes que não fariam esforço algum para devolver, a nobreza da ação residi no ato de preocupar-se com todos os transtornos e incômodos que viveria aquele que perdeu os documentos e cartões bancários. Senhor Luis o Portal Buritiense vem parabenizá-lo pela atitude tomada, e ainda por saber que o senhor ajudou muito nossa cidade, pois todas as vezes que o Senhor Emerson contar aos amigos o ocorrido vai dizer que Buriti dos Lopes é uma cidade de pessoas honestas.

 

9 Replies para “Um Exemplo de Honestidade”

  1. Avatar Benedito Sousa disse:

    Ótima matéria, lembro de alguns comentários maldosos em relação a nossa cidade pedindo que quando tivesse de em nossa cidade que não parasse pois aqui havia muita ladrões e pessoas desonestas mais se enganaram aqui há pessoas honestas e que não poderia generalizar.

  2. Avatar allan ricardo disse:

    Parabéns…
    por essa e outras mais q eu tenho:
    ORGULHO DE SER BURITIENSE!

  3. Avatar Izael Miranda disse:

    Primeiramente parabéns ao senhor Luís Viana, exemplo de como qualquer cidadão deve agir nessas ocasiões, talvez ele seja excessão entre mil pessoas, mas excessões devem sempre ser percebidas com o mínimo de atenção. “Achado não é roubado”, será? O objeto tem dono? Se tem dono é lógico que é roubado! Honestidade, sabedoria, educação, princípios éticos, são múltiplas as denominações ao senho Luís.
    Parabéns também ao site por está fazendo história ao retratar homens simples, pessoas comuns que são os que fazem história, enfim a sociedade e não apenas a história política que se passa.

  4. Avatar Marcos disse:

    Parabéns Sr. Luis você mostra a todos que ser honesto é uma qualidade dos justos, vc merece todo o reconhecimento de nossa cidade.

  5. Avatar Lenini disse:

    Uma atitude que as vezes parecem simples pode fazer toda a diferença, é dever de todos buritienses parabenizar o senhor Luis, ele é uma pessoa diferenciada.

  6. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Parabéns sr. Luis, por mostrar que ainda existe pessoas de bem em nossa cidade dando exemplo.

  7. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    HOJE EM DIA ESTÁ TAO COMUM AS PESSOAS TECEREM COMENTÁRIOS SOBRE HONESTIDADE E SEREM CHAMADAS DE ABESTADAS,OTÁRIAS E OUTRAS COISAS MAIS QUE AQUI NÃO POSSO CITA-LAS.DEUS NOS DEU SABEDORIA PARA SABERMOS DISCERNIR O CERTO DO ERRADO,PARABÉNS SEU LUIS PELA SUA ATITUDE DE ZELAR PELA SUA IDONEIDADE E SIGA EM FRENTE PRATICANDO ESSA COISA BONITA QUE SE CHAMA H O N E S T I D A D E.

  8. Avatar Edicleuma R. Lopes disse:

    PARABÊNS!
    Um belo exemplo dado pelo Sr. Luiz
    isso me deixa muito orgulhosa do
    grande BURITIENSE que mostra ser e um
    ser humano FANTÁSTICO.
    um grande abraço com carinho e admiração

  9. Avatar Laura Alves disse:

    Mui bela a homenagem, senhor Luis realmente mostou ser digno de ser chamado de cidadão e nossa cidade honrada mais ainda por ser “mãe” de uma pessoa simples e honesta…Parabéns senhor Luis por seu ato de cidadania: pensar no outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos