Vii Encontro Municipal de Folguedos 2

Publicado por Gildazio em 22 junho 2011


     A primeira noite do VII Encontro Municipal de Folguedos, realizado pela Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, foi um verdadeiro espetáculo de tradição e valorização da cultura nordestina, um evento marcado por brilho e luxo das indumentárias utilizadas pelos brincantes.

     O encontro começou com a apresentação dos alunos da escola Tia Lúcia que fizeram uma linda homenagem a Luis Gonzaga o Rei do Baião, em seguida houve a apresentação do Grupo de Dança Cultural Indígena de Água Doce – MA, que mesmo exagerando nos efeitos pirotécnicos, arrancaram muitos aplausos dos expectadores ao mostrar um pouco da cultura maranhense.

     Em seguida aconteceu a tão esperada disputa entre as quadrilhas juninas do município, abrindo a competição, a quadrilha Dona Matuta fazia sua estréia mostrando que apesar de ser seu primeiro ano chegava com condições de brigar pelo título, pois seus participantes exalavam empolgação. A segunda quadrilha da noite foi uma grata surpresa vinda da localidade Estreito, aqueles jovens da quadrilha Rainha do Kangaço mostraram uma animação fora do comum, e um figurino muito bem trabalhado. A terceira e última concorrente deu um verdadeiro show de dança, com passos bem ensaiados e roupas impecáveis, a Beija Flor do Sertão fez bonito na disputa.



     Analisando as apresentações pudemos verificar que cada ano nossos jovens dedicam-se cada vez mais às suas quadrilhas, o desempenho apresentado por eles é impressionante, percebeu-se uma preocupação no feitio das indumentárias, o que para os olhos da platéia é algo magnífico. A sugestão aos nossos quadrilheiros seria caprichar um pouco mais  no sincronismo, no mais só muitos aplausos. A evolução das quadrilhas buritienses encheu os espectadores de orgulho, provando com isso que a continuidade de um trabalho faz com que uma determinada atividade passe a ser admirada por muitos.

     No final das apresentações a quadrilha Rei do Cangaço de Parnaíba, que não estava concorrendo na disputa, empolgou o público trazendo toda magia do cenário sertanejo, o tema de sua apresentação foi a valorização do espírito matuto, do caboclo do interior, um verdadeiro resgate da tradição nordestina.
Confira mais fotos na galeria

9 Replies para “Vii Encontro Municipal de Folguedos 2”

  1. Avatar anonimo disse:

    sem duvidas a beija-flor é a melhor do buriti.vamos ver se o resutado não será alterado por que aqui tudo é so com enrolada pelo meio Todo mundo que viu achou ba beija-flor melhor.vamos ver o resutado e depois comentar!!!!!!!!!!!

  2. Avatar anonimo disse:

    eu acho que as roupas estavam belissimas mas as musicas e a dança perfeita foi da dona matuta a rainha então se garantil

  3. Avatar Marcio Trindade( Coordenador oficial da Quadrilha Dona Matuta de Pernambuco) disse:

    Dona Matuta? obrigado por nos prestigiarmos, vcs estam de parabens, por nos ajudar nesse lindo trabalho trazer de volta a tradição da dança matuta ; Quadrilha não é só ve uma outra quadrilha bonita e querer copia-la e sim, trabalhar em cima de experiencias vividas. Enquanto umas chegam ao luxo das quadrilhas juninas, outras mostram a tradição; Amei o tema de vcs. estava tudo muito lindo, só falta mais componentes, e nada de jogos de luzes, fumaças e efeitos especiais, quadrilha junina é quadrilha junina e não um espetaculo de circo com luzes; Continue mostrando a dança matuta; Um forte abraço Parabens! Marcio Trindade

  4. Avatar Anonimo disse:

    A Dona matuta simplismeste arrasou …
    O tema tava totalmente de acordo com seu figurino , acessorios, dança e musicas…
    A dona matuta veio trazendo um pouco da nossa tradição….E tenho certeza que o importante pra ela não vai ser ganhar…E sim saber que a quadrilha dançou bem, animou tava linda e simplismente foi bastante aplaudida por uma publico maravilhoso que presenciou esse momento magico e tambm foi bastante elogiada….Todas as quadrilhas que dançaram naquela noite estão de parabéns…Mas a dona matuta abalouu…

  5. Avatar vencim disse:

    o festival foi muito bonito é uma pena que os quadrilheiros de Buriti dos Lopes estão criando um péssimo slogan pra nossa cidade. pois entre os quadrilheiros de fora se comentam que Buriti só sabe copiar as ganham em Teresinha. Eu espero os buritienses no ano que vem mostrem o quanto são inteligentes e não vão copia a lumiar, pois ouvi entre os integrantes da lumiar que uma das quadrilhas daqui tinha os copiado.

  6. Avatar quadrilheira disse:

    nao entende nem de quadrilha e quer dar palpite…….pois procure um video da rei do cangaço do ano de 2010 que verá a dona matuta desse ano…e se a beija-flor copiou de outra ela esta de parabens pois teve a inteligencia de copiar coisas bonitas e vencedoras …nao de gente derrotada como a rei do cangaço…kkkk

  7. Avatar quadrilheria disse:

    ñ adianta a dança da rainha se ela ñ tem a verdadeira beleza e simpatia q a rainha da beija-flor tem e sempre terá…e Marcio me poupe vc nunca entendeu de quadrilha e nunca entenderá…se vc ñ gosta da familia beija-flor,eles ñ se importam!

  8. Avatar anonimo disse:

    muito linda a beija-flor a mais bela

  9. Avatar anonima disse:

    eu achei a Beija-Flor belíssima e quem gosta de Dona Matuta Rei do Cangaço e não mais lá o que me poupe ñ sabe jugar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos