Um Artista de Muitos Talentos

Publicado por Gildazio em 15 abril 2011


     O Escultor Raimundo Nonato Carvalho Silva (De Cavalhe) , mais popularmente conhecido como Mundinho, é uma dessas pessoas talentosas que convivem conosco cotidianamente e muitas vezes passam despercebidas sem que lhes seja dado o devido reconhecimento, além de escultor, Mundinho é compositor e instrumentista. Seus primeiros trabalhos artísticos foram desenvolvidos com modelagem em argila, segundo ele, ainda jovem despertou o interesse pela modelagem quando trabalhava com o pai e os irmãos em uma olaria que ficava localizada na localidade Buritizinho.

   Em conversa com o Portal Buritiense, mencionou que o manuseio da argila, que fazia naquela olaria, lhe deu a inspiração necessária para trabalhar com outros elementos e produzir outros tipos de peças artesanais, hoje suas principais peças são realizadas em talha na madeira e escultura em argamassas. De Carvalhe comentou que tem peças vendidas para algumas cidades cearenses e que um de seus orgulhos é ter peça vendida para a Holanda, disse que um turista que passava por nossa cidade manifestou gostar muito de seu trabalho e acabou levando consigo dois deles.

     Confidenciou ainda que a maior dificuldade encontrada pelos artistas locais reside na falta de apoio e incentivo, que falta investimento do poder público, até mesmo a própria comunidade não lhes dão a devida valorização e reconhecimento, que a ausência de eventos culturais que priorizem a exposição de arte, dentro do próprio município, faz com seus trabalhos só apareçam nas feiras culturais que acontecem nas escolas. Para ele, a maior tristeza é saber que o único evento já organizado para tal fim, ocorreu ainda na década de oitenta e que só aconteceu por iniciativa dos próprios artistas, e que não tem conhecimento de nenhum organizado pelo poder público para exposição obras de arte dos artistas locais.

     Por fim, colocou que é muito difícil vender seu trabalho aqui na cidade e quando isso acontece o preço praticado nunca corresponde aos dias trabalhados para confecção das peças. Concluiu dizendo que a falta de motivação e valorização ao trabalho dos artistas locais, acaba os desestimulando a ponto destes não acreditar em si mesmo. Fica o recado para nossa população que vejam com outros olhos o esforço, a dedicação e o trabalho desses seres diferenciados, e que o município coloque no seu cronograma anual de eventos culturais, momentos voltados para o desenvolvimento dos espírito artístico de nossa gente.

Uma respota para “Um Artista de Muitos Talentos”

  1. Avatar Doriana Nunes disse:

    Concordo plenamente com você mundinho,mais não desanime seu trabalho é lindo.PARABÉNS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos