Equipe do Portal Visita Instituito Historico

Publicado por Gildazio em 22 março 2011

   
   A equipe do Portal Buritiense esteve na manhã desta terça, 22 de março, em visita ao Instituto Histórico de Parnaíba para fazer realização de pesquisas junto à referida instituição no sentido de garimpar fatos importantes de nossa história que necessitam ser estudados e analisados e ainda a possibilidade destes nortearem a confecção de novas matérias para coluna “cultura” de nosso site. Em nossa pesquisa inicial tivemos acesso a muito material que revelaram momentos importantes de nosso passado e que são quase totalmente desconhecidos pelos buritienses, principalmente por não terem sido contemplados nos livros aqui publicados e que contam a nossa história.
   Além de impressionados com as novas descobertas, o que nos chamou muito à atenção foi o pleno atendimento dispensado à nossa equipe, bem como, aos inúmeros visitantes que lá também estiveram enquanto fazíamos a visita, pelos responsáveis do referido instituto,  evidenciando  a importância da existência daquele espaço para estudantes, pesquisadores e turistas, além de ser apropriado para estudiosos que permanecem constantemente no local convivendo com aquele ambiente nostálgico e acolhedor.
   Diante dessa experiência foi inevitável deixar de imaginar que nós poderíamos perfeitamente ter um local assim em Buriti dos Lopes, infelizmente nunca nos propusemos a fazermos um trabalho nesse sentido, o poder público e a elite intelectual dessa cidade jamais concentraram esforços no sentido de preservar nossa história, documentos importantes, fotos ou móveis antigos. Ainda há tempo, aos responsáveis pela educação e cultura municipal fica nosso apelo para que seja tomada alguma atitude que mude esse cenário, que encabeçem campanhas no intúito de criarmos um museu ou uma Casa da Cultura, pois somente assim poderemos legar aos nossos descentes o que ainda é possível resgatarmos hoje, quanto mais protelarmos tal medida mais difícil será tal missão.

 

4 Replies para “Equipe do Portal Visita Instituito Historico”

  1. Avatar valdir chaves disse:

    PARABÉNS A ESSE PORTAL PELA INICIATIVA QUE TOMOU PARA QUE NÓS BURITIENSES SAIBAMOS MAIS SOBRE A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NOSSO BURITI DOS LOPES.

  2. Avatar Jorge Urias disse:

    é isto ai, ja tive a oportunidade de visitar este local é muito bonito.
    Realmente a equipe do portal fez uma ressalva importante, necessitamos de um espaço para abrigar as inúmeras peças e fatos hitóricos de nossa cidade. mas vamos lá um dia nós vamos conseguir!!!

  3. Avatar Redimiro Júnior disse:

    Há muito tempo eu falo na possibilidade se de usar o prédio do colégio Leônidas Mello como museo ou biblioteca pública. Pois a estrutura desta escola já não é mais apropriada para a educação atual. A sua localização central e próximo a uma praça cairia muito bem como lugar de vizitação.
    Temos, ainda, de levar em consideração, que a Rede Estadual de ensino no nosso município tem dificuldade de manter todas as escolas estaduais funcionando, uma vez que não há alunos suficientes para todas elas.

  4. Avatar Júnior disse:

    Gosto de acessar esse portal pela imparcialidade e seriedade. Sempre abordam temas com objetividade!
    A cultura buritiense ainda está pra ser resgatada, seja a esportiva, musical, histórica. Um dia teremos pessoas com esse objetivo nos lugares certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos