906

Publicado por Gildazio em 04 dezembro 2010




          A primeira procissão de Buriti dos Lopes à localidade Barra do Longá aconteceu no dia 03 de dezembro de 1976, naquele ano surgiu uma onda de roubos de imagens das igrejas católicas, exemplo disso foi o sumiço da imagem do padroeiro de São Bernardo – MA. Por conta dessa onda de violência contra as imagens, o pároco da época em nossa cidade, Padre Oney Braga de Sousa, resolveu que para proteger, deveria esconder a imagem de Santa Luzia.
         Naquele tempo o festejo de Santa Luzia, em Barra do Longá, era um dos mais visitados e prestigiados de toda a região, atraindo uma grande quantidade de romeiros vindos de vários estados, Padre Oney, com receio, viu que toda aquela agitação de devotos poderia atrair a atenção dos ladrões de imagens, e quando lhe perguntavam onde estaria a “santa” ele respondia dizendo que estaria guardada em Buriti dos Lopes, porém, em conversa com os responsáveis da igreja local ficamos sabendo que a imagem nunca teria saído daquela comunidade.
       A comunidade sem entender direito o propósito da medida tomada pelo saudoso pároco, começou a cobrar o retorno de Santa Luzia ao seu devido santuário, e diante da cobrança o padre idealizou uma forma de apresentar a imagem a seu povo, organizou uma procissão com toda a população da cidade rumo a Barra do Longá, devolvendo assim a santa a seus fies. E naquele 03 de dezembro, às 07:00 da manhã, começava o mais importante evento religioso de nossa paróquia.

Pesquisa: Neném Calixto.

Veja o vídeo ao lado

5 Replies para “906”

  1. Avatar Edilson Santos disse:

    E lá se foram 34 anos…Mesmo sem está presente nessa data, participo em pensamento e oração.

  2. Avatar Bernardo José disse:

    Já começou as grandes comemorações de fim de ano primeiro Barra do Longa depois Buriti dos Lopes, não consegui chega pro inicio das festas mas estarei no enceramento dia 12, e para o levante do mastro em Buriti, Viva Santa Luzia

  3. Avatar Amo Buriti!!! disse:

    Kd o asfalto???? molim..molim..molimmolimmolim

  4. Avatar Consolador disse:

    Q pena!!! O asfalto não saiu, assim nunca precisarei pagar essa promessa!!! Bom festejo a todos…

  5. O asfalto meus amigos era só mais um jeito de se ganhar molim… que pena que as pessoas caem fácil na conversa de enganadores. Que pena!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos