Agora e Fato Hospital de Buriti dos Lopes Fecha as Portas

Publicado por Gildazio em 06 janeiro 2012


     Hospital Mariano Lucas de Sousa estará fechado amanhã, 07 de janeiro, a partir das 7 h. A Prefeitura Municipal informa que estará providenciando atendimento médico, em caráter emergencial, durante esse final de semana até as 7 h desta segunda (09) no PSF Demarval Castelo Branco.

     Em entrevista com o Senhor Pedro Eugênio Sabiá, representante da @PP Consult, Empresa de Assessoria e Consultoria em Gestão Pública,  contratada pela Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, veio a público esclarecer a atual situação do Hospital Mariano Lucas de Sousa. Segundo ele a gestão do hospital até o ano de 2007 era de responsabilidade do Governo Estadual, porém atendendo a iniciativa do Governo Federal de municipalizar o serviço de saúde pública este passou para a gestão municipal, todavia nos cinco primeiros meses o município não teria recebido nenhum recurso financeiro nem tampouco recursos técnicos oriundos do estado e isso teria sido essencial para iniciar a sequência de problemas que se sucederiam naquele espaço público de saúde.
    Disse-nos ainda que no final de 2009 venceu-se o contrato da gestão municipal e desde então várias tentativas foram efetuadas no sentido de devolver ao Estado a gestão do hospital, pois este não estava recebendo os recursos necessários para seu funcionamento de maneira adequada. Contou-nos também que o Ministério Público também tentou intervir diante dessa  problemática, convocando por três vezes audiência em Teresina com a Secretaria Estadual de Saúde sem no entanto ter sucesso, o Estado não mais queria de volta a gestão.
     O entrevistado mencionou que diante disso e sem ter condições de fazer funcionar a contento de todos o hospital local, a Prefeita Ivana Fortes protocolou ofício na Secretaria Estadual de Saúde devolvendo a gestão definitivamente para mesma, e que fecharia as portas do hospital na manhã deste sábado, 07 de janeiro. Aconselhada pela promotoria local, a prefeitura organizou o atendimento emergencial no PSF durante esse final de semana, e que na segunda vai acionar o Governo do Estado para que este assuma as responsabilidades, no que diz respeito à reabertura e manutenção do hospital Mariano Lucas de Sousa.

6 Replies para “Agora e Fato Hospital de Buriti dos Lopes Fecha as Portas”

  1. Avatar anonimato disse:

    isso é uma falta de vergonha !!!

  2. Avatar eliane disse:

    isso é uma vergonha para o poder publico

  3. anonimo anonimo disse:

    anonimo revoltado isso é uma vergonha hen dona engana ainda bém que eu não votei em vc

  4. Avatar indignada disse:

    Ela não se preocupou em manter o hospital pq se por ventura ela precisasse de medico ela teria como se deslocar o mais rapido possivel, ao contrario do povo necessitado q ja vem com dificuldades de localidades vizinhas e ao chegar ainda se depara com o unico hospital de portas fechadas……….isso é uma vergonha!

  5. Avatar Vanessa Macedo disse:

    Na verdade o que aconteceu foi que a prefeita ta acabando com a cidade, será o que ela anda fazendo? por que so ta enricando filho dela tem carro zero tds da ksa dela luxo, será com que dinheiro e agora colocou funcionarios pra fora fechou o hospital muita falta de vergonha mesmo, mais isso é bom para as pessoas do buriti ver em quem vai colocar na prefeitura proxima eleição por que se for ela ou alguem do lado dela voces ja sabem é so LADRÃO .. Mulher dessa acabou com nosso Buriti

  6. Avatar Adeilson Lopes disse:

    As autoridades buritienses precisam criar vergonha na cara…deixar o hospital fechar é absurdo…É falta de consideração e responsabilidade com a população buritiense…Todo cidadão tem direito a educação,segurança e saúde.Infelizmente ai no Buriti minha cidade natal o povo não tem direito a nada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos