Lenda da Palmeira Buriti – O Símbolo de Nossa Terra

Publicado por Gildazio em 20 julho 2012

          A história nos conta que, antigamente, nossa região era habitada por inúmeras tribos indígenas. Estas eram atraídas pela abundante fauna e flora do lugar, além de muitos rios e riachos. Dentre todas as tribos, a mais respeitada era a do Cacique Airuanã, sua aldeia pertencia à nação Tapuia e se localizava nas margens férteis do caudaloso Riacho Muriti, como na época era chamado. Ali, nossos primeiros habitantes encontraram um local adequado para viver.
        O cotidiano dos nativos era repleto de alegria, nadavam, pescavam, caçavam, plantavam e se reuniam no terreiro para disputas e comemorações. Todas as noites de lua , diante de uma grande fogueira, juntavam-se para contar estórias. Destas as que mais despertavam o interesse eram narrativas que explicavam o surgimento das coisas, queriam saber e entender de que maneira tudo aquilo que os cercavam passou a existir.
       Numa dessas encantadas noites, a filha mais moça do cacique, a linda Araci, indagando ao velho Airuanã, quis saber como havia nascido a primeira das inúmeras palmeiras que tanta fartura lhes oferecia. O pai atencioso, sentado no tronco de um Angico Branco, foi logo explicando:
Tupã, o nosso criador, tinha nas mãos uma linda semente e olhando para o nosso lugar disse: “Vou dar de presente para aquela nação esta semente”, e nos abençoou com a palmeira muriti.
        Mas um certo espírito do mau, de nome Mauarí , passou ali por perto e com inveja perguntou ao criador:

Onde vai plantar  esta semente? Como vai se chamar?
    Tupã observando a grande inveja e ganância pela semente, não lhe deu atenção e nada respondeu, e só deu o nome dela quando Mauarí se retirou.
         Ao entregar a semente aos índios, Tupã disse:
Desta semente nascerá uma imponente árvore que terá o nome Muriti. Será de porte alto e crescerá de 35 a 40 metros de altura. Vai ser a Rainha das florestas desta terra e dela derivará seu nome. No desabrochar de suas palhas, cor verde esmeralda, as do olho terá que formar primeiro uma bela coroa. Esta será vista por todos observadores, depois de aberta e já com forma de uma grandiosa mão protegerá todos desse lugar, e em gratidão pela dádiva recebida deverão respeitar e preservar sua existência.
          Nossos ancestrais cuidaram logo de plantar a semente, e dela nasceu nossa primeira palmeira de buriti. Desta, várias outras surgiram dando origem ao nosso buritizal, seus cachos com mais de dois metros de comprimento, seus frutos arredondados de escama vermelho rubi, dá uma polpa amarela cor de ouro, utilizada para fabricação de pamonhas, sucos, azeite e doces. A palha serve de coberta para as ocas, o volumoso riacho de forte correnteza tudo irriga, abastecendo com pura água as raízes das palmeiras.
          Mauarí irritado com a felicidade indígena e com raiva de Tupã por não ter nele confiado, rogou uma maldição naquele verde paraíso, dizendo:   
Quando a ganância e a inveja falarem mais alto, os homens tornarem-se ambiciosos pelo poder e não mais se respeitarem, essa harmonia e fartura terá fim. As águas secarão, o fogo queimará, o solo empobrecerá e estas palmeiras não mais produzirão.          
        Tupã, ao tomar conhecimento do mau agouro profetizou:
O presente que entreguei não pode ser maculado. Acredito que sempre haverá homens de boa vontade e de bom coração que tudo farão para impedir essa maldição. As nobres palmeiras resistirão o máximo possível e de pé ficarão, enquanto existir esperança na defesa de sua vida.

Buriti dos Lopes, 20 de julho de 2012.

Texto: Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto

6 Replies para “Lenda da Palmeira Buriti – O Símbolo de Nossa Terra”

  1. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    É BOM LEMBRAR QUE A NOSSA PALMEIRA SO BROTA BEM EM TERRENOS ALAGADIÇOS OU SEJA SE ELA FOR BEM IRRIGADA COISA ESSA QUE O SEU TOINHO AMORIM FEZ E FAZ,PLANTOU NA PRAÇA DA MATRIZ 03 PÉS DE BURITIS E TODO SANTO DIA IRRIGA OS MESMOS.

  2. Avatar Redimiro junior disse:

    Tupã fez nascer uma palmeira destas no esgoto da minha casa e eu a mudei para o jardim, pensando ser uma planta qualquer. Tudo isso aconteceu para que eu não esquecesse disso!

  3. Avatar necah disse:

    É uma histótia belíssima a ser contada e admirada por todos nós buritienses para entendermos então a nossa própria história!!!!
    Para darmos mais valor a nossa árvore belíssima que nos produz tantos frutos como também fortalece nossa cultura!!!!
    Parabéns Buriti!!!

  4. Avatar Fran Rodrigues disse:

    Lindíssima História ainda mais contada por quem sabe falar,Sr.Nenêm Calixto e Prof.Gildazio !!!!

  5. Avatar Mario Sergio disse:

    parabens pela bela historia;;;

  6. Avatar Elizangela disse:

    Eu amei essa historia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos