Conheça mais sobre a História das Festas Juninas

Publicado por Nayana Amorim em 27 junho 2012


           Existem duas explicações para o termo festa juninas. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).  Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

           Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

 

            Desse episódio bíblico nasce também a tradição de estourar bombinhas. Antes de São João nascer, seu pai São Zacarias andava muito triste por não ter filhos. Certa vez apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias seria pai. A sua alegria foi tão grande que Zacarias perdeu a voz e ficou mudo até o nascimento do seu filho. No esperado dia do nascimento, mostraram-lhe a criança e perguntaram como desejava que se chamasse. Zacarias fez grande esforço e por fim conseguiu dizer: – “João”. Desse instante em diante Zacarias voltou a falar. Todos ficaram tão felizes que o barulho foi enorme. Daí vem a tradição das bombinhas nas festas juninas, tão apreciadas por crianças e adultos.


           Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.

            Historicamente, relata-se que no século 6, a Igreja Católica teria passado a homenagear São João no dia 24 de junho, próximo à época em que eram realizadas comemorações pelas colheitas na Europa. Só no século 13, outros santos completaram o ciclo de festas juninas. Dia 13 para Santo Antônio, dia 24 para São João Batista e dia 29 para São Pedro e São Paulo.  A partir dessa união entre a festa por boas colheitas e a festa em louvor aos santos católicos, a fogueira – principal elemento nos festejos agrícolas – passou a ser também uma homenagem ao nascimento de São João. De uma forma ou de outra, sinais no céu são o que não faltam no dia desse santo. Fogos de artifício e os temidos balões são marcas da festa que é tradição em todo o Brasil. Enquanto isso, na terra, bandeiras, muita comida, bebidas e danças típicas são feitas em homenagem ao santo.

             Existem várias lendas sobre este santo e a tradição de sua festa. Uma delas é a de que São João adormece no seu dia, pois se estivesse acordado vendo as fogueiras que são acesas para homenageá-lo, não resistiria: desceria à Terra e esta correria o risco de incendiar-se. Segundo os devotos, os balões levam os pedidos para São João. Assim, acredita-se que se o balão queimar, o desejo não será realizado. Portanto, talvez o melhor seja não se arriscar. É preparado também um mastro para receber a bandeira do santo homenageado. Enquanto ela é levantada são feitas preces, pedidos e simpatias.

            São João Batista, primo de Jesus Cristo, nasceu a 24 de junho e morreu a 29 de agosto do ano 31 D.C., na Palestina. Foi degolado por ordem de Herodes, a pedido da sua enteada Salomé, que queria a cabeça dele numa bandeja.

           O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.

            Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador. Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.

            Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.

            Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: “És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja”.

            Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

             Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.

            Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

            São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.

            Quando chega junho acredito que Santo Antônio, São João e São Pedro devem pedir férias para curtir o monte de festas em suas homenagens pelo Brasil. Mas, como tem tanta gente rezando para estes santos para pedir ajuda e fazendo simpatias para que suas vidas melhorem ou atraiam algo que queiram para sua vida, as férias devem ficar para bem mais tarde. As Simpatias de Santo Antônio para arrumar namorado já fizeram um tamanho sucesso por aqui em Buriti dos Lopes, como também os excelentes bois, quadrilhas que se tinha. Quem não lembra das quadrilhas de dona Luzia Soares todos os anos  no dia de São Pedro! Eu me recordo muito bem! Pois, lembro-me que a maioria dos buritienses faziam suas fogueiras às 18hs, porque quando desce 20hs “todo mundo ” caminhava para a Avenida Lívio de Carvalho para prestigiar o boi do Pipira e a tão esperada Quadrilha Arraial dos Namorados.
            -Ô tempo bom que não volta mais!

             Aprenda simpatias de São João e São Pedro, oração com simpatia para realizar um pedido a São Pedro:
            No dia 29 de junho, logo pela manhã, acenda uma vela branca sobre um pires e ofereça-a para São Pedro, rezando: “São Pedro”! Ó glorioso São Pedro, por causa de sua vibrante e generosa fé. sincera humildade e flamejante amor Nosso Senhor o honrou com o singular privilegio e em especial a liderança de toda a Sua Igreja.

            Obtenha para nós a graça de viver na fé, um sincero amor e lealdade a Igreja , aceitando a todos os seus ensinamentos e obedecendo a todos os seus preceitos. Deixe-nos alegrar e conseguir uma paz na terra e uma eterna felicidade no Paraíso. Amém!”

                         Simpatia para receber seus créditos
Faça uma promessa que consiga cumprir para São Pedro e cumpra-a em três dias. Faça-lhe nova promessa pedindo-lhe que destranque o coração de seus devedores, prometendo-lhe colocar uma oferenda a uma igreja que seja o padroeiro.

                          Simpatia para conhecer seu par amoroso

            No dia de são Pedro, guarde um pouco de cada alimento do almoço e do jantar. Antes de dormir, faça um prato com a comida e deixe-o sobre a mesa, com os talheres, em uma toalha branca. À noite, aquele que será sua cara-metade aparecerá em seus sonhos.

 

Quem não tem saudades! Das receitas “de lamber os beiços” que nossas avós e mães faziam!

 

Mousse de Canjica

Ingredientes

2 xícaras (chá) de CANJICA AMARELA YOKI
3 ovos
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
canela em pó YOKI

Modo de Preparo

Deixe a canjica de molho na véspera.
Cozinhe em panela de pressão com 3 litros de água por 35 minutos.
Escorra.
Bata a canjica no liquidificador (se necessário acrescente um pouco de água), acrescentando as gemas, o creme de leite, o açúcar e a gelatina (dissolvida em ½ xícara de chá de água morna).
Bata as claras em neve bem firme e misture delicadamente à canjica batida.
Despeje o mousse em um pirex e polvilhe canela em pó
Sirva gelado.

Bolo de Fubá com Leite de Coco

Ingredientes

3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de leite de coco
2 ½ xícaras (chá) de Fubá YOKI
1 colher (sopa) de Fermento em Pó Químico YOKI
1 colher (sopa) de óleo e farinha de trigo para untar
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo

Separe as gemas da clara e reserve a clara. Numa batedeira, bata as gemas com a manteiga e o leite condensado até formar um creme.
Acrescente o leite, o leite de coco e o fubá e, por último, o fermento. Bata as claras em neve e misture ao creme.
Coloque em uma forma de pudim (ou forminhas individuais) untada com óleo e farinha. Polvilhe o queijo ralado por cima e asse em forno médio pré-aquecido, até dourar.

Rocambole de Amendoim

Ingredientes

6 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de FARINHA DE ROSCA YOKI
6 colheres (sopa) de AMENDOIM YOKI, torrado e moído
1 colher (sopa) de FERMENTO EM PÓ YOKIRecheio:
1 colher (sopa) de café solúvel em pó
1 lata de creme de leite sem soro
200g de chocolate meio amargo picadoPara decorar:
AMENDOIM YOKI torrado e moído

Modo de Preparo

Bata os ovos até dobrarem de volume e ficarem bem firmes. Aos poucos e sempre batendo, acrescente o açúcar, a FARINHA DE ROSCA, o AMENDOIM torrado e moído e o fermento. Forre uma assadeira retangular de 38 x 25 cm com papel manteiga e polvilhe com açúcar ou margarina para a massa não grudar.
Enquanto isso prepare o recheio misturando o creme de leite, o chocolate meio amargo picado e o café solúvel. Coloque a mistura em banho-maria mexendo sempre até que fique homogêneo e cremoso. Reserve. Desenforme o rocambole sobre uma toalha polvilhada com açúcar e distribua sobre ele metade do recheio.
Enrole o rocambole pelo lado do comprimento com a ajuda da toalha. Use a outra metade do recheio como cobertura e salpique amendoim torrado para decorar.

Canjica Branca com Abacaxi e Coco

 Ingredientes

¼ xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de água
½ xícara de abacaxi em conserva picado
250g de Canjica de Milho YOKI a Vapor
250 ml leite integral
1 colher (sopa) de leite de coco
Folhas de hortelã (opcional)

Modo de Preparo

Leve ao fogo baixo o açúcar, a água e o abacaxi até formar uma calda fina.
Acrescente a canjica e misture bem. Junte o leite.
Espere levantar fervura e cozinhe com a panela semi tampada por 5 minutos mexendo de vez em quando para não grudar.
Acrescente o leite de coco, misture e desligue o fogo.
Se preferir acrescente hortelã picado para dar um sabor refrescante.

Bolo de Queijo

Ingredientes

1 xícara (chá) de Farinha de Milho Amarela YOKI
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de queijo ralado
½ xícara (chá) de óleo
3 ovos
2 colheres (sopa) de coco ralado
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de Fermento em Pó Químico YOKI
1 colher (sopa) de óleo e farinha de trigo, para untar

Modo de Preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes, até formar uma massa homogênea.
Unte uma forma com furo no meio com óleo e farinha, leve ao forno médio preaquecido por 40 minutos até dourar.

Bolo de Milho de Micro-ondas

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite quente
1 ½ xícara (chá) de Kimilho Flocão YOKI
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de coco ralado (reserve 1 colher (sopa) para untar o pirex)
1 colher (chá) de Canela-da-China em Pó KITANO
1 colher (sobremesa) de Fermento em Pó Químico YOKI
1 colher (chá) de margarina para untar.

Cobertura
½ xícara (chá) de leite
6 colheres (sopa) de achocolatado em pó.

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o leite quente com o Kimilho Flocão. Acrescente o açúcar, a farinha de trigo, os ovos, o leite de coco, o coco ralado e a canela em pó. Por último, misture o fermento e continue batendo. Unte um pirex com a manteiga e polvilhe com o coco reservado, coloque a massa do liquidificador e leve ao micro-ondas por 12 a 15 minutos. Desinforme depois de frio.

Cobertura
Misture bem o leite e o achocolatado e coloque por cima do bolo, depois de assado.







Pesquisa na Internet.




Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos