Alunos de Filosofia Realizam “Aulão Pré-ENEM” no Leônidas Melo.

Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 01 novembro 2017

          A formação de professores é de suma importância para um povo que valoriza a educação. Ir além de simples capacitação é preparar professores preocupados com o desempenho dos alunos em seus exames de modo que possam gerar indivíduos inseridos no contexto social e no competitivo mercado de trabalho. Sendo assim, em que o altruísmo esteja presente no cotidiano dos professores no qual o objetivo maior é a transmissão de conhecimento em via dupla, do professor para o aluno e do aluno para seu professor. Foi isso que aconteceu na Unidade Escolar Leônidas Melo com discentes de Filosofia, ainda alunos, professores em formação, resolveram fazer sua contribuição enquanto preocupados em agir politicamente corretos na sociedade onde irão exercer sua profissão.

          No último sábado (dia 28/10/2017) os alunos do curso de Licenciatura em Filosofia da UFPI, modalidade Ead, atendidos pelo Pólo Uab de Buriti dos Lopes, ministraram na Unidade Escolar Leônidas Melo, um ” aulão” de Filosofia Pré-Enem. Tendo em vista que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se aproxima e que no Enem 2016, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, caíram ‘sete’ questões de Filosofia e outras que envolviam temas filosóficos.

          Juntamente com a diretora da Unidade Escolar Leônidas Melo Suzita Maria de Amaral Silva, os universitários, Renata Relane, Olandí Amaral, Francivânia Gomes, Chauliane Mendes, Rayane Machado e José Martiniano, reuniram-se na manhã de sábado dia 28/10/2017 com os alunos matriculados no cursinho preparatório para o Enem com o objetivo de solucionar algumas questões dos ENEMs anteriores, discutindo também temas da atualidade e a importância da Filosofia no cotidiano.

          Os alunos ouvintes do “Aulão de Filosofia” saíram satisfeitos com os conteúdos apreendidos de forma dinâmica, envolvente onde ensinar e aprender filosofia torna a aula interessante e que os alunos chegam ao final da aula transformados, mais aptos quanto aos conteúdos cobrados no ENEM, com o senso crítico mais desenvolvido e uma visão de mundo norteado pelo prisma do conhecimento filosófico. Com certeza, mais envolvidos com a filosofia e como isto pode lhes ajudar na percepção do cotidiano.

Texto e Fotos: Renata Relane Oliveira de Souza, funcionária pública do município de Buriti dos Lopes e graduanda no curso de Licenciatura em Filosofia-UFPI.

3 Replies para “Alunos de Filosofia Realizam “Aulão Pré-ENEM” no Leônidas Melo.”

  1. Avatar Professor Filho disse:

    Parabéns aos professores em formação e a direção da escola por oportunizar esse momento. Muito legal mesmo.

  2. Avatar Raimundo disse:

    Muito bom dr:

  3. Avatar Raimundo disse:

    Buriti dos Lopes precisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos