Saúde, Educação e Segurança: o Tripé da Cidadania Plena.

Publicado por Gildazio em 20 outubro 2017

     Os últimos dias foram de muita comoção em torno de alguns fatos que ocorreram em nosso país, como, por exemplo, o caso do vigia que ateou fogo nas crianças da creche em que trabalhava, e, também, das 02 meninas mortas em uma favela do Rio de Janeiro, que sumiram enquanto brincavam juntas, ambas as ocorrências próximas ao dia em que comemoramos o Dia da Criança.

     O primeiro fato, traz o flagrante descaso das políticas públicas em relação á saúde mental, em nosso país. Negligenciamos os cuidados daqueles que manifestam transtornos mentais e, por essa razão, somos castigados com situações como essa, onde inocentes pagam um preço altíssimo, muitas vezes coma própria vida.

     O segundo, traz à tona a velha e necessária discussão em torno das condições sociais de milhões de famílias brasileiras que estão às margens da sociedade e ficam à mercê da criminalidade, que, a cada dia, tem demonstrado mais crueldade em suas ações. Não que o crime seja seletivo e opte pelas camadas mais pobres! Ao contrario, todos somos vítimas em potencial dos criminosos!

     A violência está em todos os lugares e manifesta-se de forma bem variada. Seja dentro de casa, nas escolas, nas ruas e vielas, no trânsito e até nas igrejas. É a cultura da intolerância suprimindo a paz, ferindo de morte a segurança.

     E o que temos feito?! Ficamos atônitos diante das notícias mais recentes, mas, basta aparecer outro fato estarrecedor e esquecemo-nos dos anteriores. Nem sequer nos damos ao trabalho de cobrar de nossos governantes ações mais eficientes e eficazes. Preferimos nos compadecer da dor dos feridos a exigir que nunca mais ocorra algo similar.

     Pois sim, podemos exigir! Então não são eles, os governantes, pessoas que nós escolhemos para nos representar, para elaborar e executar as políticas públicas que nos permitam uma cidadania plena?! Se nós demos a eles esse privilegio de escolher onde e como gastar nossos recursos (impostos altíssimos!!!), temos o poder de exigir resultados satisfatórios em todas as áreas: saúde (inclusive a mental!), educação e Segurança, em especial, que, em minha opinião, formam o tripé de uma vida digna.

     Segundo o site https://impostometro.com.br/, até 16/10/207, contabilizamos mais de 626 bilhões de reais em arrecadação de impostos nos estados; só em Teresina, são mais de 386 milhões! Então, por que  não temos escolas atrativas, com professores bem remunerados e estrutura para um ensino-aprendizagem de qualidade? Por que ainda temos hospitais com velhinhos em macas nos corredores, porque não há leitos suficientes? E por que o efetivo das policias militares estão cada vez mais diminuindo e com profissionais são tão mal remunerados?!

     Se não nos apercebermos do quão importante é cuidar das pessoas de nossa sociedade, de forma preventiva, temo que em pouco tempo já seja tarde demais!

@majorelizetelima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos