Incentivo à Cultura – Banda de Música Recebe 22 Instrumentos Musicais Novos.

Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 23 setembro 2017

          A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes orgulha-se de investir forte em cultura. Prefeito Júnior Percy compreende os conceitos de uma política moderna alicerçada nos princípios básicos da administração pública (Legalidade, Moralidade, Impessoalidade, Razoabilidade e Proporcionalidade, Publicidade) onde o reconhecimento e fortalecimento da cultura local é a locomotiva das ações do bom administrador. Investir em Cultura local é acreditar no povo, dar valor ao seu Patrimônio Cultural e dizer abertamente que está investindo as verbas públicas de maneira correta, de modo que sua prestação de contas, não é somente com o Ministério Público, mas, sim, também com os cidadãos buritienses. Estes que sôfregos vêm clamando por acesso à cultura e entretenimento cultural. Comprar 22 instrumentos musicais não fica barato, no entanto, todos adquiridos com recursos próprios do município.

          Exemplos claros do fortalecimento de nossa cultura estão expostos com a administração O Povo no Poder de Júnior Percy. Foi o prefeito que criou a Secretaria Municipal de Cultura, deixando à frente desta Professor Gildazio Silva, um profissional reconhecido por toda a cidade como um cidadão que sempre esteve à frente das atividades culturais no município e que detém uma vasta experiência em gerir cultura na cidade, mesmo que fora da administração pública, mas, em escolas quando criou a fanfarra que viria a se tornar atualmente a Fanfarra Municipal Benedito Escórcio e entidades culturais não governamentais como o Grupo Cultural Escravos do Samba e a Academia Buritiense de Artes Ciência e Cultura, sendo este, o mesmo que anos atrás foi quem mobilizou a comunidade e o poder público para a revitalização da Banda Municipal Maestro João Batista do Amaral que encontrava-se, na época, desativada. Em fala recente o Prefeito elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura e disse que nunca tinha visto em tão pouco tempo a cultura da cidade avançar tanto, ressaltou o trabalho de seus secretários de Administração e Cultura que em conjunto agilizaram em tempo hábil a compra dos instrumentos chamando atenção devido aos trâmites licitatórios realizados com êxito e rapidez.

 

          A Banda de Música Municipal Maestro João Batista do Amaral é o principal ícone da cultura de Buriti dos Lopes sendo uma das instituições musicais mais antigas do Estado do Piauí, portanto, deve ser preservada, incentivada e alardeada como riqueza e Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Buriti dos Lopes. Fundada em 1906 pelo Intendente Municipal Almirante Gervásio Pires de Sampaio, hoje nossa banda conta com 111 anos de história. Por alguns intervalos de anos a banda foi desativada. Também foi reativada por outros prefeitos como Wenceslau de Sampaio e Antônio Ribeiro Tavares no final da década de 90. A banda esteve em atividade por muitos anos até o ex-prefeito Bernildo Val desativá-la novamente. Contudo, na atual gestão municipal nossa banda é reativada e desta vez com o devido respeito e dedicação que merece.

 

 

          Os investimentos atuais para a banda são sobremaneira consideráveis. A banda teve seu maestro recontratado, sua sede reformada, ganhou ventiladores e bebedouro, teve as partituras do seu repertório todas renovadas e reorganizadas, recebeu fardamento novo e passou a ter seus dias de ensaios semanais reestabelecidos. Somando a isto, a melhor parte é que agora os músicos recebem também um incentivo quanto às tocatas com uma média de quatro apresentações por mês, de modo que cada apresentação é remunerada, tornando-se também um incentivo financeiro para os músicos que se dedicam mais para fazerem melhores apresentações. Contudo, ainda não era o bastante. É preciso cuidar do futuro da banda e com isso foi contratado um Professor de Música e também reativada a Escola de Música para formação de novos músicos. E o mais importante, cumprindo o compromisso que firmou pessoalmente com os músicos na sede, durante um ensaio da banda no início do ano, ocasião na qual declarou que iria comprar instrumentos novos, o Prefeito confirma seu comprometimento com os músicos, com a banda e com a comunidade adquirindo agora 22 instrumentos novos, 30 flautas-doce e 15 estantes para partituras.

 

          Em entrevista para o Portal Buritiense, o Maestro Flávio Neiva da Costa disse:

“Iniciei como Maestro desta banda em 99 no pleito do Prefeito Toinho e desde então venho me esforçado por ela”.

          Sobre a importância da aquisição dos 22 instrumentos musicais novos para a banda, o Maestro nos disse:

“Durante todo esse período da criação até o momento atual a Banda de Música nunca tinha tido um incentivo por parte da Administração Municipal como este que vemos hoje e só agora é que o prefeito atual olhou com bons olhos para Banda de Música”.

          Maestro Flávio fala sobre a projeção de futuro para banda e ressalta muitas oportunidades para os novos músicos que serão formados pela Escola de Música:

“Se possível aumentar o número de componentes e melhorar mais o repertório e afinação da banda de música”.

          Perguntamos se o atual número de integrantes da Banda de Música era favorável:

“No momento é sim bastante favorável, mas, sempre devemos pensar em melhorias, devido às condições financeiras do município a gente trabalha com que tem mas o ideal seria no mínimo 40 componentes para ter as bancadas maiores e poder melhor fazer os arranjos, fazer divisão e desarranjos”.

          As expectativas quanto aos arranjos e melhoria do repertório da banda, o Maestro ressalta que vamos ter um grande avanço, já que foram adquiridos tipos de instrumentos que a Banda não tinha:

“Com o retorno assíduo dos ensaios semanais o repertório da banda tem melhorado. Até agora alguns instrumentos que a banda não tinha tipo um Bombardino e Bombardão foram comprados, os quais são possibilidades de melhora com certeza principalmente na parte harmônica vai melhorar muito”.

          Maestro Flávio Neiva tem completa noção do avanço que a Banda de Música está recebendo e sabe que a partir de agora, a Banda de Música Municipal Maestro João Batista do Amaral tornar-se-á uma das bandas de música mais bem equipadas e assessoradas do nosso estado. Somos muito bem servidos de músicos talentosos e virtuosos, temos agora uma escola de música para formação de mais músicos, instrumentos novos e o aumento da quantidade de músicos na banda, um futuro promissor para a música… Isto é incentivo à cultura, valorização do patrimônio, administração pública bem orientada. Temos um povo que sabe reconhecer e valorizar seus alicerces culturais. Nossa Banda de Música é nosso Patrimônio.

 

2 Replies para “Incentivo à Cultura – Banda de Música Recebe 22 Instrumentos Musicais Novos.”

  1. Avatar Elaine Ignácio disse:

    Parabéns!!!! Vocês fazem a diferença. Uma administração pública que tem respeito a cultura de seu povo só tende a crescer.

  2. Avatar N-von silva disse:

    revolução mudança avanço buriti agora é outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos