Secretaria Municipal de Cultura e Academia Buritiense Realizam Curso sobre Educação Patrimonial

Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 13 setembro 2017

          O Curso de Capacitação em Educação Patrimonial EPA Buriti dos Lopes, Cultura e Patrimônio dar-se por iniciado com êxito e grande aceitação.

          Tem como mediadora dos conhecimentos a Professora Mª Elaine Ignácio do Curso de Arqueologia e Preservação em Arte Rupestre da Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Patrimônio na Universidade de Extremadura – Espanha / História na Universidade Federal de Santa Maria – RS – Brasil. Pesquisadora Associada – Instituto Terra e Memória. Grupo “Quaternário e Pré-História” do Centro de Geociências (uID73 – Fundação para a Ciências e Tecnologia) – Portugal. Professora Elaine é também Arqueóloga, Arquiteta, Designer, Arte-Educadora, trabalhou por mais de dez anos como arqueóloga no Parque Nacional da Serra da Capivara participando de importantes escavações do Parque.

          Além de mulher de grandeza humana, neste curso a professora revela todo o altruísmo que encerra na vida e o amor pela ciência, pelo desenvolvimento e reconhecimento da EPA – Educação Patrimonial em nosso país.

          O curso teve seu início nos dias 08 e 09 de setembro de 2017 no Polo da UAB Buriti dos Lopes, 1ª Etapa. Tem como objetivo, de acordo com Elaine Ignácio, “promover a construção formativa em Educação Patrimonial tendo como base uma mostra dos patrimônios de Buriti dos Lopes e Piauí, com o envolvimento do público alvo em ações educativas”. As experiências e conhecimentos adquiridos no curso deverão gerar pesquisas científicas e ações informativas relacionadas à Educação Patrimonial, bem como chamar atenção para a preservação e conservação com relevância para o contexto atual da cidade de Buriti dos Lopes quanto a seus patrimônios culturais materiais e imateriais.

          Nesta 1ª Etapa, de 20 horas presenciais, os participantes receberam formação “in loco” sobre sítios pré-históricos e históricos pela manhã do dia 08. Durante a tarde e início da noite aula teórica de Sensibilização ao Patrimônio. Dia 09, aulas teóricas sobre Arqueologia, Arte Rupestre e Arquitetura de modo a entender o patrimônio cultural. Pela tarde realizaram-se oficina de criação para desenvolvimento de ações patrimoniais, assim como conversas sobre os trabalhos a serem desenvolvidos para a segunda parte do curso. Somando-se mais 20 horas de atividades EAD que os alunos do curso desenvolverão com monitoramento e orientação da Professora Elaine.

          Inúmeras propostas de ações foram planejadas para socialização com a comunidade de Buriti dos Lopes quando da realização da 2ª Etapa. Deverão ser desenvolvidos documentários audiovisuais, artigos, seminários, materiais impressos e pesquisas sobre os patrimônios pré-históricos e históricos que deverão gerar produtos da Educação Patrimonial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos