Palestra no Jubileu de Prata do PROERD/RJ

Publicado por Gildazio em 06 setembro 2017

     No último dia 31 de agosto, a convite da Polícia Militar do Rio de Janeiro, realizei uma palestra durante o evento comemorativo aos 25 anos do PROERD/RJ. Um momento inesquecível para mim, uma vez que fui capacitada no Currículo DARE/PROERD exatamente pela equipe do Centro de Capacitaçao do PROERD/RIO. Fui aplaudida de pé, levando comigo o nome de nosso Piauí e elevando a Polícia Militar de nosso estado ao status quo de referência em PROERD/BRASIL.

     Estiveram presentes 13 estados brasileiros: Pernambuco, Bahia, Ceará, Roraima, Rondonia, Acre, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte.

     Entre os palestrantes, a Drª Ana Beatriz, psiquiatra e escritora de vários títulos, como, por exemplo, “Mentes Depressivas” e “Mentes Perigosas”. Somente três corporações estrangeiras realizaram palestra: esta colunista, da PMPI; Major Jairo Freitas, da PMPE; e, Cap. Perovano, da PMPR. Uma grande honraria, pois trata-se do Berço do PROERD BRASIL.

     Mas em todos esses eventos nacionais dos quais eu participei o que mais gosto é no net work. Conversar com os policiais de outros estados dá-me a chance de avaliar como anda a segurança pública no Brasil, aos olhos de quem realmente a faz. E neste evento, em especial, talvez porque eu esteja mais amadurecida no senso crítico, percebi o quanto nosso povo está terrivelmente à mercê de políticas públicas mal elaboradas e mal aplicadas.

     Uma instrutora do PROERD/RIO falou-nos, num roda de conversa, das dificuldades em aplicar o programa em escolas cujas crianças que beiram o 12 anos já foram copiados pelo tráfico. Pensei comigo, no Piauí não está tao diferente assim!! Mal conclui meu pensamento, e vários colegas de outros estados repetiram o mesmo depoimento! E concordamos todos que isso é uma realidade nacional.

     Embora estivéssemos comemorando o jubileu de prata do PROERD/RIO, os corações proerdianos todos estão preocupados com os rumos que toma nosso país no que diz respeito às políticas públicas sobre drogas.

     Nosso programa, já amplamente consolidado como o maior e mais eficaz no âmbito da prevenção primária, é desconsiderado pela maioria dos governantes do país, que preferem, na maioria das vezes, investir em projetos político-partidários com ampla divulgação na mídia comprada, já pensando nas novas eleições.

     Nesse encontro, 14 corporações policiais militares estiveram juntas, irmanadas na ideia de que não podemos mesmo é desistir; afinal, tudo o que “eles” querem é que desistamos!! Não deixaremos de levar adiante a lição de amor e paz, de responsabilidade social.

     Registramos, ainda, aqui, os nossos parabéns ao PROERD RIO DE JANEIRO, pelos 25 anos de luta incessante para a construção de uma mundo melhor, mais humano e mais solidário, longe das drogas e da violência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos