D. Juarez Empossa Padre Buritiense Vicente Gregório como Vigário da Paróquia N. Srª dos Remédios

Publicado por Elias Filho em 10 julho 2017

     A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, que é composta pelas cidades de Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas e Muricí dos Portelas, recebeu neste ultimo domingo um dos seus filhos Ilustres, o Padre VICENTE GREGÓRIO DE SOUSA FILHO (45 anos), que é buritiense por natalidade, como Vigário, sendo empossado pelo Sr. Bispo Diocesano D. Juarez Sousa, na presença de dezenas de padres amigos que compõem esta Diocese, durante a celebração da Santa Missa das 09 horas, fato em que por intermédio do Sr. Bispo Diocesano, o Pe. Edimar Lima, fez a leitura do Documento de PROVISÃO DO TERMO DE POSSE.

     Com a Matriz completamente tomada de fiéis vindos da cidade de Parnaíba (Paróquia de Frei Galvão, ultima paróquia do Pe. Vicente) e de todas as cidades paroquianas, e que conforme determina a disciplina da Igreja, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé, Pe. Vicente recebeu o Livro dos Evangelhos, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas sem distinção, recebeu as chaves da Igreja, casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá Ter com este templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar como um bom pastor, recebeu a chave do Sacrário, onde a vida espiritual dos fiéis é alimentada pela Eucaristia, depois dirigiu-se até a Pia Batismal, lugar para fazer das pessoas novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo, e também dirigiu-se até o Confessionário que é o local de uma das tarefas mais importantes do Pároco que consiste em administrar o Sacramento da Penitência, e em seguida fez o seu juramento de Fidelidade. Depois em seu pronunciamento, falou da tamanha surpresa que nunca pensou em um dia esta vivendo este momento, e que recebia esta paróquia muito feliz.

     A Capela, hoje Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, foi fundada e construída pelo Alferes – JOSÉ LOPES DA CRUZ, e inaugurada canonicamente por Provisão do Bispo Diocesano D. Frei Luis da Conceição Saraiva, em 15 de agosto de 1.864, pela Lei Provincial Nº. 533 de 13 de junho do mesmo ano, e que teve como primeiro Pároco, o Padre José Raimundo de Freitas, nomeado e empossado a 16 de setembro daquele mesmo ano.

     Nossa Paróquia, além da Matriz, conta hoje com cerca de 76 capelas, distribuídas por nossa Buriti dos Lopes, e as cidades citadas no inicio deste texto, e tivemos como predecessor paroquiano, podendo ainda destacar os Vigários: Diácono João Paulo, Janeiro a Julho 2017, Paulo Jorge Oliveira Viana, 2017 a 2014, Oscar do Nascimento Almeida, 2014 a 2013, Marcelino Elias de Macedo, 2013 a 2006; Serafim Pogoda, 2004 a 1992; Monsenhor Francisco Bossier de Sales, 1992 a 1982; Oney Braga de Sousa, 1982 a 1968; Joaquim Sabino Dantas, 1968 a 1949, dentre outros que não conseguimos nomes e datas. Lembrando que no período de 2006 a 2004, nossa paróquia ficou sem Padre, ficando sob a responsabilidade das Irmãs Terezinhas, que era presidida pela Ir. Maria Fátima Barbosa Freire.

     Dentro da Celebração da Santa Missa, o novo Pároco, foi homenageado com um buquê de flores por uma criança representando as boas vindas dos buritienses, e recepcionado juntamente com os irmãos no sacerdócio e suas comitivas, com um almoço no Salão Nossa Senhora dos Remédios, oferecido pela paróquia, pelos grupos de base, pelas pastorais e pela sociedade católica buritiense.

Abaixo vejamos algumas fotos do momento.

PE. VICENTE GREGORIO DE SOUSA FILHO.

MINISTROS DA SANTA EUCARISTIA.

SR. BISPO DIOCESANO D. JUAREZ SOUSA.

PE. EDIMAR LIMA.

4 Replies para “D. Juarez Empossa Padre Buritiense Vicente Gregório como Vigário da Paróquia N. Srª dos Remédios”

  1. Avatar Maria de Jesus Rodrigues de Araújo. disse:

    Fiquei feliz em saber que o pe. Vicente esta de volta á sua terr, pois me.lembro muito bem dele, na época de seminarista eu morava no Buriti, é um homem muito capaz que com certeza fará muito pela sua gente, mostrando sempre o caminho a seguir, força na nova missão que o Senhor lhe confiou. Abraço.

  2. Avatar Expedito Filho disse:

    É com grande alegria que fico em saber que um filho da nossa cidade se torna pároco da Igreja Nsa. Sra dos Remédios. Que o divino mestre Jesus lhe dê toda sabedoria necessária para coordenar nossa paróquia. Um grande abraço e breve estarei retornando para rever parente e amigos.
    Até,
    Expedito Filho.

  3. Avatar Expedito Filho disse:

    É com grande alegria que fico em saber que um filho da nossa cidade se torna pároco da Igreja Nsa. Sra dos Remédios. Que o divino mestre Jesus lhe dê toda sabedoria necessária para coordenar nossa paróquia. Um grande abraço e breve estarei retornando para rever parente e amigos.
    Att,
    Expedito Filho.

  4. Avatar kenard kruel disse:

    preciso de um contato telefônico com o padre Vicente Gregório de Souza Filho – eu, Kenard Kruel – 86 98806 9371

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos