Júnior Percy Visita o Ensaio do Boi do Pipira e Faz Doação de Instrumentos

Publicado por Gildazio em 15 junho 2017

     O Prefeito Municipal de Buriti dos Lopes, Júnior Percy, esteve na noite desta quarta (14) no Bairro Macambira visitando o ensaio do famoso Boi do Pipira. Na verdade não se tratava apenas de uma simples visita, o prefeito estava ali para manifestar toda sua simpatia e afeição para com as manifestações culturais de seu município, e essa afeição e simpatia se converteram em apoio através da doação de vários instrumentos. Júnior Percy havia se sensibilizado com a situação dos Maracás que os boieiros tinham disponíveis (feitos com sucata) e autorizou a compra imediata de novos e adequados instrumentos.

     Diante do exposto acima, a Secretaria Municipal de Cultura de Buriti dos Lopes buscou a ajuda de um grande amigo buritiense radicado há muitos anos em São Luiz, Edilson Santos, para que através deste pudesse fazer a compra do material. Ao ser abordado com a nobre missão, Edilson mostrou-se totalmente disponível e alegre em poder ajudar e de pronto disse que faria o que estivesse ao seu alcance para conseguir localizar os instrumentos adequados e na quantidade necessária, começava assim uma verdadeira saga na capital maranhense em busca do material, e em tempo recorde todos estavam em solo buritiense, trazidos pelo próprio Edilson, que disse: Se mais eu pudesse, mais eu faria em prol da cultura de minha cidade, fiquei imensamente feliz em poder ajudar”.

     A doação dos instrumentos foi um verdadeiro estimulo e incentivo ao Senhor Pipira, para que este perceba o quão valioso é sua atitude e o seu trabalho  para manter viva a tradição do bumba-meu-boi em Buriti dos Lopes, que essa doação lhe faça perceber a gratidão e o orgulho que temos desse mestre de nossa cultura. Ao ser indagado sobre que aquele gesto representava, Pipira disse: “Veja só, nunca imaginei viver uma alegria assim tão grande, depois de tantos anos usando aqueles velhos Maracás, aí vem vocês e me fazem uma surpresa dessa, eu só tenho que agradecer a todos vocês”

     Também é importante salientar e agradecer aos membros da Academia Buritiense de Artes, Ciências e Cultura – ABACC, por terem ajudado na aquisição dos instrumentos e ter participado da doação.


Maracás feitos com sucata

Confira no link uma matéria do ano passado onde o Portal Buritiense criticava exatamente essa falta de apoio: 

https://www.portalburitiense.com.br/2016/05/31/comecam-os-ensaios-do-boi-do-pipira-boeiros-necessitam-de-ajuda-para-aquisicao-de-instrumentos-adequados/

Fotos: Nayana Amorim

Uma respota para “Júnior Percy Visita o Ensaio do Boi do Pipira e Faz Doação de Instrumentos”

  1. Avatar Edilson Santos disse:

    Fiquei muito feliz em participar em tão valorosa missão. Espero que mais vezes tenhamos esse tipo de manifestação por das autoridades e com maior participação e apoio da sociedade.

    Vida longa ao Mestre Pipira!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos