Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Publicado por Gildazio em 09 junho 2017

O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA é a adaptação brasileira do D.A.R.E – Drug Abuse Resistence Education,
Surgiu em 1983, quando Distrito Escolar e o Departamento de Polícia de Los Angeles/EUA, uniram-se para criar um programa de caráter preventivo contra o uso abusivo de drogas. Seu objetivo principal é conscientizar as crianças e os adolescentes no seu habitat de aprendizagem – a escola, integrando nesse trabalho professores e policiais fardados. Com o sucesso em todos os Estados norte-americanos, o PROERD irradiou-se posteriormente pelo mundo, estando presente atualmente em mais de 50 países conveniados.

No Brasil, o programa foi adotado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, observando o modelo e parceria com D.A.R.E e, hoje, todos os estados brasileiros desenvolvem o PROERD através de suas corporações policiais militares. O programa foi adaptado à realidade brasileira mediante um intenso trabalho de profissionais de diversas áreas, que estudaram – e continuam estudando – o programa americano, para uma perfeita adequação à realidade de nosso país.

No Piauí, foi instituído pelo Decreto Estadual n° 11.358, de 23 de abril de 2004 e ratificado pela Lei 5.433 de 24-12-2004, já prevendo a criação da Coordenadoria Estadual do PROERD na Estrutura Organizacional da Polícia Militar do Piauí, com a previsão de Coordenadorias Regionais nas sedes dos Batalhões pelo interior do Estado.

                  O Programa possui 4 (quatro) currículos: PROERD KIDS, para séries iniciais; 5º e 7º anos; e, ainda o Currículo Pais ou Responsáveis, que contempla os adultos em geral.

            Atualmente, o carro-chefe do PROERD no Piauí é o 5º ano, uma vez que priorizamos a faixa etária entre 9 e 12 anos, com uma atividade de prevenção primária. Nesse currículo, são 10 lições distribuídas ao longo de um trimestre letivo, onde o polical-instrutor apresenta estratégias preventivas para a comunidade escolar e potencializa a participação da família no contexto educacional e no convívio social. Possibilita, ainda, a complementação de projetos pedagógicos da escola, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

No final do programa, os alunos recebem um Certificado de “Criança Proerdiana”, em uma festa de formatura, com o compromisso de dizerem “NÃO” ao uso abusivo de drogas e jamais ingressarem no mundo da violência.

               O PROERD piauiense desenvolve o programa nas escolas da rede municipal, estadual e filantrópicas, atuando, ainda, em diversas comunidades, com palestras dirigidas ao público em geral da capital e do interior. Desde sua implantação, no ano de 2004, mais de 50.000 mil crianças e adolescentes já foram contempladas diretamente com o Programa.

             De junho de 2016 até os dias atuais, cerca de 10 mil crianças foram capacitadas a resistirem às pressões para o uso abusivo de drogas, mesmo as lícitas, tanto na capital como no interior do estado.

           Eis alguns dos municípios atendidos desde 2013, alguns em pleno desenvolvimento: Teresina, União, Parnaíba, Beneditinos, Francisco Aires, Pio IX, Ilha Grande do Piauí, Paulistana, São João do Piauí, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, Corrente, Cristalândia, Campo Maior, Buriti dos Lopes, Bom Principio, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Cocal de Telha, Angical, Barro Duro, Novo Santo Antonio, Jatobá, Miguel Alves, Lagoa do Piauí, Prata do Piauí, José de Freitas, Demerval Lobão, Picos, São Francisco do Piauí, Canto do Buriti, Simplício Mendes, Oeiras, Colônia do Piauí, Colônia do Gurgueia, Inhuma, São José do Piauí, Tanque do Piauí, Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, São Miguel do Tapuio, Castelo, Pedro II, Piripiri, Piracuruca, Luzilândia, Agricolândia, Água Branca, Lagoinha, Jardim do Mulato, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Barras, Bom Jesus, Buriti dos Montes, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Largo, Capitão de Campos, Capitão Gervásio Oliveira, Coivaras, Elesbão Veloso, Valença, Flores do Piauí, Floresta do Piauí, Floriano, Fronteiras, Regeneração, Jaicós, Jerumenha, João Costa, Lagoa do Barro, Luis Correia, Milton Brandão, Pajeú, Queimada Nova, Ribeiro Gonçalves, São João da Canabrava, São Francisco de Assis do Piauí, Santa Cruz do Piauí, São João da Fronteira, São João da Varjota, São Julião,

            Com essas ações educativas, a Polícia Militar do Piauí está inserida no contexto de uma polícia moderna, parceira, interativa e, sobretudo, cumpridora do seu papel constitucional. Somos a Polícia Preventiva, razão primeira de uma corporação policial militar.

 

Informações: MAJOR ELIZETE LIMA – Coordenadora Estadual do PROERD/PMPI

Contatos: 86 – 98851-2025/ @majorelizetelima/ Facebook: Elizete Lima/ email: majorelizete@gmail.com

Instrutor CB Clendson Macedo, ministrando PROERD KIDS / Teresina-PI

Instrutor CB James Campelo – com seus alunos de São João do Piauí/PI.

Instrutora SD Rhylenne, Luís Correia/PI.

Instrutores da Região Norte (2º BPM – Parnaíba)

Pedro II/PI, Instrutor IGARO.

Instrutor ST Valdildo, São do Miguel do Tapuio.

Instrutor Sgt Miranda, Angical.

Instrutor SD Carvalho, Pio IX/PI.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos